Cuidar da pessoa adulta com doença oncológica e sua família : construção de um programa de intervenção psicoeducativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49996 |
Resumo: | A doença oncológica é uma doença cada vez mais frequente na nossa sociedade, com uma grande mortalidade e morbilidade. O diagnóstico de doença oncológica provoca um grande impacto emocional em quem é diagnosticada a doença e na sua família. A doença oncológica evoca um conjunto de stressores (a própria doença, os tratamentos e os efeitos colaterais dos tratamentos) que provocam sofrimento no doente e na família. Desta forma, o doente e a sua família requerem da parte dos profissionais de saúde, cuidados e tratamentos que possibilitem a sua recuperação e acima de tudo que promovam a adaptação ao processo de doença. O desenvolvimento de um programa de intervenção psicoeducativo dirigido ao doente e à sua família foi o objetivo principal desta tese. O desenvolvimento do programa ancorou-se no Modelo das Intervenções Complexas do Medical Research Council (MRC). Foram realizados três estudos empíricos que, recorrendo a diferentes metodologias, pretendem contribuir para a modelagem do programa de intervenção psicoeducativo. No estudo I foi realizado uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de conhecer e aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes dos programas psicoeducativos para os doentes oncológicos e seus familiares. No estudo II definiu-se os componentes do programa de intervenção psicoeducativo e ficou-se a conhecer a perspetiva dos peritos acerca do programa de intervenção psicoeducativo através da realização de duas entrevistas individuais e de um Focus Group. No estudo III foi aplicado o programa de intervenção psicoeducativo a um grupo de 3 doentes e aos seus 3 familiares. Neste estudo ficamos a conhecer como vivem a situação de doença, através da aplicação de escalas de medida e de uma entrevista individual e ficamos a saber a perspetiva dos participantes acerca do programa, através da realização de um Focus Group. Os resultados do estudo III sugerem que o programa permitiu a partilha de experiências, trouxe mais informação acerca da doença e os participantes ficaram satisfeitos com o programa. O programa demonstrou boa aceitação por parte dos doentes e dos seus familiares Encontra-se concluída a modelagem do programa de intervenção psicoeducativo: a doença oncológica nas nossas vidas e pronto para a realização do estudo de Pilotagem. |
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Cuidar da pessoa adulta com doença oncológica e sua família : construção de um programa de intervenção psicoeducativoFamíliadoença oncológicaPrograma PsicoeducativoAdaptaçãoEnfermagemFamilyOncological diseasePsychoeducational ProgramAdaptationNursingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA doença oncológica é uma doença cada vez mais frequente na nossa sociedade, com uma grande mortalidade e morbilidade. O diagnóstico de doença oncológica provoca um grande impacto emocional em quem é diagnosticada a doença e na sua família. A doença oncológica evoca um conjunto de stressores (a própria doença, os tratamentos e os efeitos colaterais dos tratamentos) que provocam sofrimento no doente e na família. Desta forma, o doente e a sua família requerem da parte dos profissionais de saúde, cuidados e tratamentos que possibilitem a sua recuperação e acima de tudo que promovam a adaptação ao processo de doença. O desenvolvimento de um programa de intervenção psicoeducativo dirigido ao doente e à sua família foi o objetivo principal desta tese. O desenvolvimento do programa ancorou-se no Modelo das Intervenções Complexas do Medical Research Council (MRC). Foram realizados três estudos empíricos que, recorrendo a diferentes metodologias, pretendem contribuir para a modelagem do programa de intervenção psicoeducativo. No estudo I foi realizado uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de conhecer e aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes dos programas psicoeducativos para os doentes oncológicos e seus familiares. No estudo II definiu-se os componentes do programa de intervenção psicoeducativo e ficou-se a conhecer a perspetiva dos peritos acerca do programa de intervenção psicoeducativo através da realização de duas entrevistas individuais e de um Focus Group. No estudo III foi aplicado o programa de intervenção psicoeducativo a um grupo de 3 doentes e aos seus 3 familiares. Neste estudo ficamos a conhecer como vivem a situação de doença, através da aplicação de escalas de medida e de uma entrevista individual e ficamos a saber a perspetiva dos participantes acerca do programa, através da realização de um Focus Group. Os resultados do estudo III sugerem que o programa permitiu a partilha de experiências, trouxe mais informação acerca da doença e os participantes ficaram satisfeitos com o programa. O programa demonstrou boa aceitação por parte dos doentes e dos seus familiares Encontra-se concluída a modelagem do programa de intervenção psicoeducativo: a doença oncológica nas nossas vidas e pronto para a realização do estudo de Pilotagem.Oncological disease is an increasingly common disease in our society, with high mortality and morbidity. The diagnosis of oncological disease has a great emotional impact on those diagnosed with the disease and their family. The oncological disease evokes a set of stressors (the disease itself, the treatments and the side effects of the treatments) that cause suffering in the patient and in the family. In this way, the patient and his family require from health professionals, care and treatments that enable their recovery and above all that promote adaptation to the disease process. The development of a psychoeducational intervention program aimed at the patient and his family was the main objective of this thesis. The development of the program was anchored in the Medical Research Council (MRC) Complex Intervention Model. Three empirical studies were carried out that, using different methodologies, aim to contribute to the modeling of the psychoeducational intervention program. In study I, a systematic literature review was carried out, with the objective of knowing and deepening the knowledge about the components of psychoeducational programs for cancer patients and their families. In study II, the components of the psychoeducational intervention program were defined and the experts' perspective on the psychoeducational intervention program was learned through two individual interviews and a Focus Group. In study III, the psychoeducational intervention program was applied to a group of 3 patients and their 3 family members. In this study we get to know how the disease situation lives, through the application of measurement scales and an individual interview and we get to know the perspective of the participants about the program, through the realization of a Focus Group. The results of study III suggest that the program allowed the sharing of experiences, brought more information about the disease and the participants were satisfied with the program. The program demonstrated good acceptance by patients and their families. The modeling of the psychoeducational intervention program: the oncological disease in our lives is completed and ready for the Pilotage study.Henriques, Maria Adriana PereiraBarbosa, AntónioRepositório da Universidade de LisboaBarreto, Maria Otília Caires2021-10-25T13:44:18Z2021-062020-042021-06-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49996TID:101463375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:09:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:09:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A doença oncológica é uma doença cada vez mais frequente na nossa sociedade, com uma grande mortalidade e morbilidade. O diagnóstico de doença oncológica provoca um grande impacto emocional em quem é diagnosticada a doença e na sua família. A doença oncológica evoca um conjunto de stressores (a própria doença, os tratamentos e os efeitos colaterais dos tratamentos) que provocam sofrimento no doente e na família. Desta forma, o doente e a sua família requerem da parte dos profissionais de saúde, cuidados e tratamentos que possibilitem a sua recuperação e acima de tudo que promovam a adaptação ao processo de doença. O desenvolvimento de um programa de intervenção psicoeducativo dirigido ao doente e à sua família foi o objetivo principal desta tese. O desenvolvimento do programa ancorou-se no Modelo das Intervenções Complexas do Medical Research Council (MRC). Foram realizados três estudos empíricos que, recorrendo a diferentes metodologias, pretendem contribuir para a modelagem do programa de intervenção psicoeducativo. No estudo I foi realizado uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de conhecer e aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes dos programas psicoeducativos para os doentes oncológicos e seus familiares. No estudo II definiu-se os componentes do programa de intervenção psicoeducativo e ficou-se a conhecer a perspetiva dos peritos acerca do programa de intervenção psicoeducativo através da realização de duas entrevistas individuais e de um Focus Group. No estudo III foi aplicado o programa de intervenção psicoeducativo a um grupo de 3 doentes e aos seus 3 familiares. Neste estudo ficamos a conhecer como vivem a situação de doença, através da aplicação de escalas de medida e de uma entrevista individual e ficamos a saber a perspetiva dos participantes acerca do programa, através da realização de um Focus Group. Os resultados do estudo III sugerem que o programa permitiu a partilha de experiências, trouxe mais informação acerca da doença e os participantes ficaram satisfeitos com o programa. O programa demonstrou boa aceitação por parte dos doentes e dos seus familiares Encontra-se concluída a modelagem do programa de intervenção psicoeducativo: a doença oncológica nas nossas vidas e pronto para a realização do estudo de Pilotagem. |
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