A escola pública laica em Portugal: a República e os republicanos - um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/25896 |
Resumo: | No presente texto procuramos refletir sobre o processo de criação da escola pública laica no Portugal republicano. Partiremos da exploração dos programas eleitorais das formações partidárias explicitamente republicanas e resultantes de cisões no Partido Republicano Português (PRP). Esta opção radica na possibilidade de através dessa fonte de informação se proceder a uma aproximação à realidade centrada no modo como os atores republicanos configuraram essa escola - elemento matricial do ideário do PRP -, por um lado, em face das sucessivas conjunturas politicas que assolaram o período de 1910 a 1926, e, por outro lado, como se reconfiguraram as diferentes sensibilidades republicanas face à própria constitucionalização da Republica. |
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A escola pública laica em Portugal: a República e os republicanos - um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926)RepúblicaPartidos políticosEscola laicaRepublicPolitical partiesSecular schoolNo presente texto procuramos refletir sobre o processo de criação da escola pública laica no Portugal republicano. Partiremos da exploração dos programas eleitorais das formações partidárias explicitamente republicanas e resultantes de cisões no Partido Republicano Português (PRP). Esta opção radica na possibilidade de através dessa fonte de informação se proceder a uma aproximação à realidade centrada no modo como os atores republicanos configuraram essa escola - elemento matricial do ideário do PRP -, por um lado, em face das sucessivas conjunturas politicas que assolaram o período de 1910 a 1926, e, por outro lado, como se reconfiguraram as diferentes sensibilidades republicanas face à própria constitucionalização da Republica.In this paper we seek to reflect on the process of creating a secular public school in Portugal Republican. We leave the exploration of the electoral programs of training explicitly partisan Republican and resulting splits the Portuguese Republican Party (PRP). This option lies in the possibility of using this source of information is necessary to approximate the reality focused on how actors Republicans configured this school - matrix element of the ideals of PRP - on the one hand, in the face of successive political circumstances that plagued period 1910-1926, and on the other hand, as reconfigured different sensitivities against the republican constitution for the Republic itself.Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)Universidade do MinhoAfonso, José António20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/25896por0102-68011982-596Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:21.806735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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