Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1307 |
Resumo: | O contexto deste estudo tem em consideração o reconhecimento generalizado do decisivo papel da educação na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Por isso as Nações Unidas decidiram declarar o período entre 2005 e 2014 como Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Considerando por um lado as potencialidades educacionais do tópico, e por outro a sua assumida complexidade, é fundamental dar uma particular atenção ao papel desempenhado pelos professores na forma como procedem à respectiva abordagem, conhecendo-se aliás da literatura de investigação educacional a forma como as percepções dos docentes influenciam as respectivas práticas lectivas. Nesse sentido, pretendeu-se com este trabalho analisar as principais concepções dos professores que leccionam Ciências Físico-Químicas, no 3º CEB, sobre o conceito de Sustentabilidade assim como alguns aspectos relacionados com as suas práticas lectivas. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 professores a leccionar na região centro do país. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. As principais conclusões confirmam o referido na literatura sobre a excessiva importância atribuída à vertente ambiental dos professores em detrimento das restantes dimensões. A influência destas concepções na sua prática educativa não pode ser inteiramente comprovada embora seja notória a falta de formação dos professores nesta área. ABSTRACT: The context of this study is the generalized recognition of the decisive role, played by education in the promotion of Sustainable Development. Therefore, the United Nations decided to proclaim the period between 2005 and 2014 as the United Nations Decade of the Education for the Sustainable Development. Considering the educational potential of the topic, and the recognized complexity, it is important to give particular attention to educational approaches. This educator’s conceptions influence their school practices. The main aim of this piece of research is to analyze the main conceptions of science teachers of Ciências Físico-Químicas, teaching at 3rdgrade, about sustainable development, as well as some aspects related with their pratices. The technique of retraction of data used was the inquiry by questionnaire. The sample is constituted by 46 educators of the central region of the country. For the data handling we appeal to the analysis statistics and the analysis of content. The main conclusions confirm data from the literature about the excessive importance credited to the environmental conditions instead cultural, economics and social dimensions. The way as this conceptions influence teacher practices cannot be totally established by this work but it becomes patent the prioritary to promote teacher’s education. |
id |
RCAP_7061bfe06ffe83e38a72882cba5f9a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1307 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professoresEnsino das ciênciasEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelObjectivos educativosMétodos pedagógicosO contexto deste estudo tem em consideração o reconhecimento generalizado do decisivo papel da educação na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Por isso as Nações Unidas decidiram declarar o período entre 2005 e 2014 como Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Considerando por um lado as potencialidades educacionais do tópico, e por outro a sua assumida complexidade, é fundamental dar uma particular atenção ao papel desempenhado pelos professores na forma como procedem à respectiva abordagem, conhecendo-se aliás da literatura de investigação educacional a forma como as percepções dos docentes influenciam as respectivas práticas lectivas. Nesse sentido, pretendeu-se com este trabalho analisar as principais concepções dos professores que leccionam Ciências Físico-Químicas, no 3º CEB, sobre o conceito de Sustentabilidade assim como alguns aspectos relacionados com as suas práticas lectivas. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 professores a leccionar na região centro do país. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. As principais conclusões confirmam o referido na literatura sobre a excessiva importância atribuída à vertente ambiental dos professores em detrimento das restantes dimensões. A influência destas concepções na sua prática educativa não pode ser inteiramente comprovada embora seja notória a falta de formação dos professores nesta área. ABSTRACT: The context of this study is the generalized recognition of the decisive role, played by education in the promotion of Sustainable Development. Therefore, the United Nations decided to proclaim the period between 2005 and 2014 as the United Nations Decade of the Education for the Sustainable Development. Considering the educational potential of the topic, and the recognized complexity, it is important to give particular attention to educational approaches. This educator’s conceptions influence their school practices. The main aim of this piece of research is to analyze the main conceptions of science teachers of Ciências Físico-Químicas, teaching at 3rdgrade, about sustainable development, as well as some aspects related with their pratices. The technique of retraction of data used was the inquiry by questionnaire. The sample is constituted by 46 educators of the central region of the country. For the data handling we appeal to the analysis statistics and the analysis of content. The main conclusions confirm data from the literature about the excessive importance credited to the environmental conditions instead cultural, economics and social dimensions. The way as this conceptions influence teacher practices cannot be totally established by this work but it becomes patent the prioritary to promote teacher’s education.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:05Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1307porPereira, Ana Albertina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:01Zoai:ria.ua.pt:10773/1307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.914080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
title |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
spellingShingle |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores Pereira, Ana Albertina Martins Ensino das ciências Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Objectivos educativos Métodos pedagógicos |
title_short |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
title_full |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
title_fullStr |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
title_sort |
Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores |
author |
Pereira, Ana Albertina Martins |
author_facet |
Pereira, Ana Albertina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Albertina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Objectivos educativos Métodos pedagógicos |
topic |
Ensino das ciências Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Objectivos educativos Métodos pedagógicos |
description |
O contexto deste estudo tem em consideração o reconhecimento generalizado do decisivo papel da educação na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Por isso as Nações Unidas decidiram declarar o período entre 2005 e 2014 como Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Considerando por um lado as potencialidades educacionais do tópico, e por outro a sua assumida complexidade, é fundamental dar uma particular atenção ao papel desempenhado pelos professores na forma como procedem à respectiva abordagem, conhecendo-se aliás da literatura de investigação educacional a forma como as percepções dos docentes influenciam as respectivas práticas lectivas. Nesse sentido, pretendeu-se com este trabalho analisar as principais concepções dos professores que leccionam Ciências Físico-Químicas, no 3º CEB, sobre o conceito de Sustentabilidade assim como alguns aspectos relacionados com as suas práticas lectivas. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 professores a leccionar na região centro do país. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. As principais conclusões confirmam o referido na literatura sobre a excessiva importância atribuída à vertente ambiental dos professores em detrimento das restantes dimensões. A influência destas concepções na sua prática educativa não pode ser inteiramente comprovada embora seja notória a falta de formação dos professores nesta área. ABSTRACT: The context of this study is the generalized recognition of the decisive role, played by education in the promotion of Sustainable Development. Therefore, the United Nations decided to proclaim the period between 2005 and 2014 as the United Nations Decade of the Education for the Sustainable Development. Considering the educational potential of the topic, and the recognized complexity, it is important to give particular attention to educational approaches. This educator’s conceptions influence their school practices. The main aim of this piece of research is to analyze the main conceptions of science teachers of Ciências Físico-Químicas, teaching at 3rdgrade, about sustainable development, as well as some aspects related with their pratices. The technique of retraction of data used was the inquiry by questionnaire. The sample is constituted by 46 educators of the central region of the country. For the data handling we appeal to the analysis statistics and the analysis of content. The main conclusions confirm data from the literature about the excessive importance credited to the environmental conditions instead cultural, economics and social dimensions. The way as this conceptions influence teacher practices cannot be totally established by this work but it becomes patent the prioritary to promote teacher’s education. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2011-04-19T13:38:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1307 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137449570467840 |