Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Albertina Martins
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1307
Resumo: O contexto deste estudo tem em consideração o reconhecimento generalizado do decisivo papel da educação na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Por isso as Nações Unidas decidiram declarar o período entre 2005 e 2014 como Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Considerando por um lado as potencialidades educacionais do tópico, e por outro a sua assumida complexidade, é fundamental dar uma particular atenção ao papel desempenhado pelos professores na forma como procedem à respectiva abordagem, conhecendo-se aliás da literatura de investigação educacional a forma como as percepções dos docentes influenciam as respectivas práticas lectivas. Nesse sentido, pretendeu-se com este trabalho analisar as principais concepções dos professores que leccionam Ciências Físico-Químicas, no 3º CEB, sobre o conceito de Sustentabilidade assim como alguns aspectos relacionados com as suas práticas lectivas. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 professores a leccionar na região centro do país. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. As principais conclusões confirmam o referido na literatura sobre a excessiva importância atribuída à vertente ambiental dos professores em detrimento das restantes dimensões. A influência destas concepções na sua prática educativa não pode ser inteiramente comprovada embora seja notória a falta de formação dos professores nesta área. ABSTRACT: The context of this study is the generalized recognition of the decisive role, played by education in the promotion of Sustainable Development. Therefore, the United Nations decided to proclaim the period between 2005 and 2014 as the United Nations Decade of the Education for the Sustainable Development. Considering the educational potential of the topic, and the recognized complexity, it is important to give particular attention to educational approaches. This educator’s conceptions influence their school practices. The main aim of this piece of research is to analyze the main conceptions of science teachers of Ciências Físico-Químicas, teaching at 3rdgrade, about sustainable development, as well as some aspects related with their pratices. The technique of retraction of data used was the inquiry by questionnaire. The sample is constituted by 46 educators of the central region of the country. For the data handling we appeal to the analysis statistics and the analysis of content. The main conclusions confirm data from the literature about the excessive importance credited to the environmental conditions instead cultural, economics and social dimensions. The way as this conceptions influence teacher practices cannot be totally established by this work but it becomes patent the prioritary to promote teacher’s education.
id RCAP_7061bfe06ffe83e38a72882cba5f9a44
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professoresEnsino das ciênciasEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelObjectivos educativosMétodos pedagógicosO contexto deste estudo tem em consideração o reconhecimento generalizado do decisivo papel da educação na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Por isso as Nações Unidas decidiram declarar o período entre 2005 e 2014 como Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Considerando por um lado as potencialidades educacionais do tópico, e por outro a sua assumida complexidade, é fundamental dar uma particular atenção ao papel desempenhado pelos professores na forma como procedem à respectiva abordagem, conhecendo-se aliás da literatura de investigação educacional a forma como as percepções dos docentes influenciam as respectivas práticas lectivas. Nesse sentido, pretendeu-se com este trabalho analisar as principais concepções dos professores que leccionam Ciências Físico-Químicas, no 3º CEB, sobre o conceito de Sustentabilidade assim como alguns aspectos relacionados com as suas práticas lectivas. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 professores a leccionar na região centro do país. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. As principais conclusões confirmam o referido na literatura sobre a excessiva importância atribuída à vertente ambiental dos professores em detrimento das restantes dimensões. A influência destas concepções na sua prática educativa não pode ser inteiramente comprovada embora seja notória a falta de formação dos professores nesta área. ABSTRACT: The context of this study is the generalized recognition of the decisive role, played by education in the promotion of Sustainable Development. Therefore, the United Nations decided to proclaim the period between 2005 and 2014 as the United Nations Decade of the Education for the Sustainable Development. Considering the educational potential of the topic, and the recognized complexity, it is important to give particular attention to educational approaches. This educator’s conceptions influence their school practices. The main aim of this piece of research is to analyze the main conceptions of science teachers of Ciências Físico-Químicas, teaching at 3rdgrade, about sustainable development, as well as some aspects related with their pratices. The technique of retraction of data used was the inquiry by questionnaire. The sample is constituted by 46 educators of the central region of the country. For the data handling we appeal to the analysis statistics and the analysis of content. The main conclusions confirm data from the literature about the excessive importance credited to the environmental conditions instead cultural, economics and social dimensions. The way as this conceptions influence teacher practices cannot be totally established by this work but it becomes patent the prioritary to promote teacher’s education.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:05Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1307porPereira, Ana Albertina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:01Zoai:ria.ua.pt:10773/1307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.914080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
title Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
spellingShingle Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
Pereira, Ana Albertina Martins
Ensino das ciências
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Objectivos educativos
Métodos pedagógicos
title_short Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
title_full Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
title_fullStr Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
title_full_unstemmed Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
title_sort Sustentabilidade no 3º CEB : concepções dos professores
author Pereira, Ana Albertina Martins
author_facet Pereira, Ana Albertina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Albertina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Objectivos educativos
Métodos pedagógicos
topic Ensino das ciências
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Objectivos educativos
Métodos pedagógicos
description O contexto deste estudo tem em consideração o reconhecimento generalizado do decisivo papel da educação na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Por isso as Nações Unidas decidiram declarar o período entre 2005 e 2014 como Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Considerando por um lado as potencialidades educacionais do tópico, e por outro a sua assumida complexidade, é fundamental dar uma particular atenção ao papel desempenhado pelos professores na forma como procedem à respectiva abordagem, conhecendo-se aliás da literatura de investigação educacional a forma como as percepções dos docentes influenciam as respectivas práticas lectivas. Nesse sentido, pretendeu-se com este trabalho analisar as principais concepções dos professores que leccionam Ciências Físico-Químicas, no 3º CEB, sobre o conceito de Sustentabilidade assim como alguns aspectos relacionados com as suas práticas lectivas. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 professores a leccionar na região centro do país. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. As principais conclusões confirmam o referido na literatura sobre a excessiva importância atribuída à vertente ambiental dos professores em detrimento das restantes dimensões. A influência destas concepções na sua prática educativa não pode ser inteiramente comprovada embora seja notória a falta de formação dos professores nesta área. ABSTRACT: The context of this study is the generalized recognition of the decisive role, played by education in the promotion of Sustainable Development. Therefore, the United Nations decided to proclaim the period between 2005 and 2014 as the United Nations Decade of the Education for the Sustainable Development. Considering the educational potential of the topic, and the recognized complexity, it is important to give particular attention to educational approaches. This educator’s conceptions influence their school practices. The main aim of this piece of research is to analyze the main conceptions of science teachers of Ciências Físico-Químicas, teaching at 3rdgrade, about sustainable development, as well as some aspects related with their pratices. The technique of retraction of data used was the inquiry by questionnaire. The sample is constituted by 46 educators of the central region of the country. For the data handling we appeal to the analysis statistics and the analysis of content. The main conclusions confirm data from the literature about the excessive importance credited to the environmental conditions instead cultural, economics and social dimensions. The way as this conceptions influence teacher practices cannot be totally established by this work but it becomes patent the prioritary to promote teacher’s education.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1307
url http://hdl.handle.net/10773/1307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449570467840