Corpus e tipologias textuais : a importância da diversificação textual no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2207 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. |
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Corpus e tipologias textuais : a importância da diversificação textual no 1.º ciclo do ensino básicoLeituraCorpus textualDiversificação textualIntegração didáticaInterdisciplinaridadeReadingCorpus textualTextual diversificationIntegration didacticInterdisciplinaryRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este Relatório de Estágio apresenta, de forma integrada, o trabalho realizado durante a Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida com base nessa experiência. A investigação realizada no contexto deste Relatório de Estágio tem como tema: “Corpus e tipologias textuais – a importância da diversificação textual no 1º Ciclo do Ensino Básico”. O estudo está ligado à área curricular de Português e desenvolve-se de forma a perceber se o interesse e o domínio pela e da leitura de tipos de texto diversificados contribuem para uma aprendizagem transversal das diferentes áreas de conteúdo. O estudo foi implementado numa turma de 2º ano de escolaridade, a mesma onde se desenvolveu a Prática Supervisionada. Para a realização do estudo, optámos por recorrer aos princípios da investigação/ação, uma metodologia qualitativa, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para tal, recolhemos dados através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos, dos documentos oficiais e das entrevistas semiestruturadas. Ao longo da Prática Supervisionada fomo-nos deparando com diversas problemáticas merecedoras de boas reflexões e profundas investigações. Caracteriza-se por ser um período de experiências, de estratégias e de inúmeras aprendizagens. Unir a vertente teórica à vertente prática é fundamental. Porém, constitui um grande desafio, na medida em que nos proporciona um contacto, não só com a realidade quotidiana da profissão, mas também com a complexidade da futura área profissional. Com a elaboração deste Relatório de Estágio ambicionamos dar a conhecer mecanismos de integração didática que promovam o interesse pela leitura significativa e crítica. Pretendemos também promover, dentro do espaço de sala de aula, um contacto motivado e eficaz do aluno com os diversos tipos de textos e dar a conhecer elementos de intertextualidade que confiram se a área curricular de Português é um espaço transversal.The following internship report was elaborated in the scope of the requirement needed for the development and conclusion of the Master’s degree in preschool and 1st cycle education, at the College of Education in Castelo Branco. This report presents, in a compose way, all accomplished work performed during supervised practices and the investigation developed based on this experience. The theme of the investigation developed on the context of this internship report is“Corpus and textual typologies – the importance of the textual diversification in 1st cycle education” This study is linked to the subject Portuguese Language and developed in order to understand how the interest and the mastery of reading diverse types of texts contribute to a transversal learning in different content areas. This study was implemented in a 2nd grade class, the same one where the supervised practices have been developed. In order to realize the study, we choose to resort the principles of the methodology investigation-action, where the researcher has an active participation in the investigation. For this, we collected data by observing the participants, and also from field notes, photographic records, official documents and semi structured interviews. During the supervised practices several problems emerged, which deserve good reflections and in-depth investigations. This time interval is characterized for being a period of experiences, strategies and countless learning. To unite the theoretical to the practical side is crucial. However, it constitutes a huge challenge, because it provides us a contact with the daily life reality of the job, and also with the complexity of the future in this professional area. The goal of this internship report is to advertise mechanisms of didactic integration, which promote the interest of critical and significant reading. We also pretend, inside the classroom, a motivated and effective contact of the student with different types of texts and acknowledging elements of intertextuality that can prove if the subject Portuguese Language is an transversal space.Pais, António PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGonçalves, Inês de Matos2014-01-10T10:33:01Z2014-01-1020132014-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2207TID:201098059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:32.516865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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