O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Liliana Sofia Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23490
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_708af339d913beb8b743a90ff3815665
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridadeDesenvolvimento humanoGeografiaEstratégias de aprendizagemJogoEstudo de casoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório tem como propósito demonstrar a prática pedagógica em Geografia, desenvolvida no 9ºano de escolaridade, na Escola Básica 2,3 Miguel Torga, situada no Casal de São Brás - Amadora. Ao longo das aulas foi abordada como temática central “O Desenvolvimento Humano num Mundo contrastes”. Através das metodologias de estudo de caso e o Jogo Ensino foi facultado aos alunos a oportunidade de desenvolverem as suas próprias aprendizagens, com base na exploração das fontes de conhecimento. Esta dissertação tenta mostrar a importância de aplicar novas metodologias de ensino, com o intuito proporcionar aos jovens alunos aprendizagens significativas e consolidadas, sobre as várias temáticas. Assim sendo, foram formuladas as estratégicas de ensino-aprendizagem que foram aplicadas na turma do 9ºano de escolaridade, durante as aulas, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado de Ensino em História e Geografia do 3ºCiclo do ensino básico e secundário. Após o desenvolvimento e aplicação destas estratégias de ensino-aprendizagem, com uma vertente mais prática, podemos concluir que estas apresentam inúmeras vantagens tanto para alunos como para professores, pois desenvolvem competências sociais e específicas, relativamente à disciplina de Geografia, e inerentes à diversidade de recursos e estratégias aplicadas.This report intends to demonstrate the implementation of the pedagogical practice in Geography, developed in the 9th in Escola Básica 2,3 Miguel Torga, located in Casal de São Brás - Amadora. The thematic approach during the classes was related to the issue of Human Development in a world of contrasts. The learning methodologies used were case study and educational game giving to the students the opportunity to develop they own learning through the use of different sources of knowledge. This dissertation tries to show the importance of new teaching methodologies as a method of providing students significant learning experiences that help them to improve knowledge about the thematic. In this way, teaching and learning strategies were created and used with the 9th grade students. These strategies were developed during the supervised teaching practice, an important component of the Master in History and Geography teaching of the 3rd cycle and secondary level. After developing and applying these teaching and learning strategies, we can conclude that these present multiple advantages, both for students and teachers, as they foster the development of social skills and geographical due to the diversity of resources and strategies implemented.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-Repositório da Universidade de LisboaMeireles, Liliana Sofia Vieira2016-04-20T16:11:33Z20152015-10-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23490TID:201432293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:50.123175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
title O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
spellingShingle O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
Meireles, Liliana Sofia Vieira
Desenvolvimento humano
Geografia
Estratégias de aprendizagem
Jogo
Estudo de caso
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
title_full O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
title_fullStr O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
title_sort O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
author Meireles, Liliana Sofia Vieira
author_facet Meireles, Liliana Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Liliana Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Geografia
Estratégias de aprendizagem
Jogo
Estudo de caso
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Desenvolvimento humano
Geografia
Estratégias de aprendizagem
Jogo
Estudo de caso
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-08
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-20T16:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23490
TID:201432293
url http://hdl.handle.net/10451/23490
identifier_str_mv TID:201432293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134319128608768