O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23490 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015 |
id |
RCAP_708af339d913beb8b743a90ff3815665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridadeDesenvolvimento humanoGeografiaEstratégias de aprendizagemJogoEstudo de casoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório tem como propósito demonstrar a prática pedagógica em Geografia, desenvolvida no 9ºano de escolaridade, na Escola Básica 2,3 Miguel Torga, situada no Casal de São Brás - Amadora. Ao longo das aulas foi abordada como temática central “O Desenvolvimento Humano num Mundo contrastes”. Através das metodologias de estudo de caso e o Jogo Ensino foi facultado aos alunos a oportunidade de desenvolverem as suas próprias aprendizagens, com base na exploração das fontes de conhecimento. Esta dissertação tenta mostrar a importância de aplicar novas metodologias de ensino, com o intuito proporcionar aos jovens alunos aprendizagens significativas e consolidadas, sobre as várias temáticas. Assim sendo, foram formuladas as estratégicas de ensino-aprendizagem que foram aplicadas na turma do 9ºano de escolaridade, durante as aulas, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado de Ensino em História e Geografia do 3ºCiclo do ensino básico e secundário. Após o desenvolvimento e aplicação destas estratégias de ensino-aprendizagem, com uma vertente mais prática, podemos concluir que estas apresentam inúmeras vantagens tanto para alunos como para professores, pois desenvolvem competências sociais e específicas, relativamente à disciplina de Geografia, e inerentes à diversidade de recursos e estratégias aplicadas.This report intends to demonstrate the implementation of the pedagogical practice in Geography, developed in the 9th in Escola Básica 2,3 Miguel Torga, located in Casal de São Brás - Amadora. The thematic approach during the classes was related to the issue of Human Development in a world of contrasts. The learning methodologies used were case study and educational game giving to the students the opportunity to develop they own learning through the use of different sources of knowledge. This dissertation tries to show the importance of new teaching methodologies as a method of providing students significant learning experiences that help them to improve knowledge about the thematic. In this way, teaching and learning strategies were created and used with the 9th grade students. These strategies were developed during the supervised teaching practice, an important component of the Master in History and Geography teaching of the 3rd cycle and secondary level. After developing and applying these teaching and learning strategies, we can conclude that these present multiple advantages, both for students and teachers, as they foster the development of social skills and geographical due to the diversity of resources and strategies implemented.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-Repositório da Universidade de LisboaMeireles, Liliana Sofia Vieira2016-04-20T16:11:33Z20152015-10-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23490TID:201432293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:50.123175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
title |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade Meireles, Liliana Sofia Vieira Desenvolvimento humano Geografia Estratégias de aprendizagem Jogo Estudo de caso Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
title_short |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
title_full |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
title_sort |
O desenvolvimento humano num mundo de contrastes : uma experiência de aprendizagem aplicada no 9º ano de escolaridade |
author |
Meireles, Liliana Sofia Vieira |
author_facet |
Meireles, Liliana Sofia Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, Liliana Sofia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento humano Geografia Estratégias de aprendizagem Jogo Estudo de caso Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
topic |
Desenvolvimento humano Geografia Estratégias de aprendizagem Jogo Estudo de caso Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-08 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-20T16:11:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23490 TID:201432293 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23490 |
identifier_str_mv |
TID:201432293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134319128608768 |