A importância do desenvolvimento sustentável do turismo : uma experiência didática no 8º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22734 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
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A importância do desenvolvimento sustentável do turismo : uma experiência didática no 8º ano de escolaridadeEnsino-aprendizagemEstágiosGeografia - ensino da geografiaTurismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório, intitulado A Importância do Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Uma Experiência Didática no 8.º Ano de Escolaridade foi elaborado como parte integrante do Mestrado de Ensino em História e Geografia, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O mesmo apresenta a experiência pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Geografia numa turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Básica do Alto dos Moinhos na Terrugem, sendo que a unidade didática lecionada foi a de Serviços e Turismo. O tema escolhido resultou do fato de ser um tema atual, que, naturalmente, gera interesse e curiosidade aos alunos, muito devido à partilha de histórias/informações que pode ser feita entre professor e alunos. Sendo uma das práticas mais antigas da economia mundial, o Turismo leva a que milhares de pessoas traspassem fronteiras terrestres e oceanos pelas mais variadas razões. Dada a sua popularidade, este setor tem um peso significativo no desenvolvimento económico mundial. No entanto, o turismo tem associado uma série de impactos quer ao nível ambiental, social e económico. É importante estudar este setor nas nossas escolas, pelo simples fato de que o turismo está presente nas nossas vidas. Para além disso, tem uma expressão espacial muito importante que em Geografia ajuda a compreender fenómenos associados. No decorrer da unidade didática, tentou-se desenvolver um conjunto de atividades que permitissem estudar e compreender o fenómeno em causa, refletindo sobre o conceito de turismo, quais os tipos de turismo e os fatores que o influenciam (físicos e humanos), quais os principais destinos turísticos, os impactes da atividade turística (positivos e negativos) e o retrato do turismo em Portugal. Para concretizar os pressupostos teóricos abordados anteriormente, foram realizadas escolhas metodológicas que assentaram na diversidade de materiais apresentados em cada aula. Assim, e tendo em conta os equipamentos tecnológicos disponíveis, foram realizadas várias atividades com os alunos: observação de vídeos e animações, realização de atividades em grupo, realização de atividades de motivação, Passaporte do Turista, realização de questionários sobre o Turismo Nacional e Mundial e a realização de uma simulação/debate/jogo de papéis.This report, entitled The Importance of the Sustainable Development of Tourism - A Didactic Experience in the 8th Grade, has been prepared as part of the Education Master Degree in History and Geography Teaching of the University of Lisbon. It includes the teaching experience developed in the Geography subject with a class of the 9th grade of the Basic School of Alto dos Moinhos, in Terrugem. The curricular unity developed was Services and Tourism. The choice of this theme results from the fact that it is a contemporary theme and, naturally, the students are very interested and curious about stories/information that can be shared between the teacher and themselves. Being one of the oldest practices of the world economy, tourism takes thousands of people to cross land borders and oceans for various reasons. This sector also has a significant share in the world economic development, although it is responsible for some environmental, social and economic problems. It is important to study this sector in our schools, for the simple fact that tourism is present in our lives. Also, it involves a spatial dimension very important in the geographical approach that helps understanding related phenomena. During the teaching experience, a set of activities was implemented with the purpose of fostering a better understanding of the theme, its concept, types of tourism that can be found and also factors that influence it (physical and human), main touristic destinations, the impact of tourism (positive and negative) and tourism in Portugal. To develop the theoretical assumptions presented, methodological choices were made and were based in a diversity of materials explored in classes. Therefore, and taking account the technological equipment available, several activities were developed with the students: Exploring videos and animations, developing different activities including group work, creating a Tourist passport, carrying out research about National and World Tourism as well as being involved in simulations, debate, and role play.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo, 1967-Repositório da Universidade de LisboaReis, Ana Rita Veríssimo, 1988-2016-02-23T16:07:47Z20152015-10-072015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22734TID:201432188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:17.405131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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