Proposta de corredor verde ciclável da cidade de Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joana Marina Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7809
Resumo: O presente trabalho visa o estudo dos espaços verdes de Guimarães com o intuito de criar um Corredor Verde para a cidade associado a Rede Ciclável proposta pela Câmara Municipal e ligando os principais espaços verdes, serviços e equipamentos. De forma a cumprir este objetivo foram estudados conceitos como Estrutura Verde, Estrutura Ecológica, Corredor Verde e Rede Ciclável. Para a melhor compreensão dos espaços verdes de Guimarães foi feito um levantamento dos mesmos, agregando-os por tipologias. Procedeu-se a análise de casos de estudo para um melhor entendimento deste tipo de projetos, e quais as soluções que levam ao sucesso. A área de intervenção foi definida de maneira a abranger a área urbana principal e a respetiva rede cicloviária, os principais espaços verdes, serviços e equipamentos, A análise dos casos de estudo e da área de intervenção permitiu o desenvolvimento de um conjunto de orientações para a criação de corredores verdes cicláveis que traduzam ideias como acessibilidade, integração de modos suaves de transporte, medidas de acalmia de trânsito, coexistência e existência de zonas 30.Percebeu-se a importância de integrar estes corredores na estrutura verde e de delimitar um percurso que ligasse os principais espaços verdes, equipamentos e serviços da cidade. Deste trabalho resultou uma proposta de uma Rede de Corredores Verdes Cicláveis concretizável a partir da integração dos principais espaços verdes e da ligação entre estes através do aproveitamento e reconversão de espaços degradados e desqualificados, promovendo a regeneração urbana e a partir da integração da rede de corredores verde cicláveis hierarquizados por tipo e por grau de prioridade. Resulta assim um percurso de ecopista (de caráter mais rural), um percurso prioritário (de caráter urbano) e um percurso secundário (também de caráter urbano) que constitui uma alternativa ao primeiro e estende a rede, fazendo a ligação a espaços verdes de referência e aos principais serviços. Para o Corredor Verde Ciclável Principal são apresentadas um conjunto de orientações e propostas específicas, de forma a facilitar a implementação do mesmo.
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