Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patricia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Estrela, Antónia, Oliveira, Ana Luísa, Abrantes, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202
Resumo: Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania. Palavras-chave: Metodologia de trabalho de projeto; Didática da língua materna; Integração curricular; Literacia.
id RCAP_70aa637ee21624c25dd4260e00701945
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e InterseçõesPretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania. Palavras-chave: Metodologia de trabalho de projeto; Didática da língua materna; Integração curricular; Literacia.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2020-03-26T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/202Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 1 (2020); 31-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 31-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 1 (2020); 31-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 N.º 1 (2020); 31-612182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202/323https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202/339Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, PatriciaEstrela, AntóniaOliveira, Ana LuísaAbrantes, Ana2022-09-22T10:36:35Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.997104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
title Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
spellingShingle Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
Ferreira, Patricia
title_short Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
title_full Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
title_fullStr Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
title_full_unstemmed Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
title_sort Didática da Língua Materna e Metodologia de Trabalho de Projeto: Diálogos e Interseções
author Ferreira, Patricia
author_facet Ferreira, Patricia
Estrela, Antónia
Oliveira, Ana Luísa
Abrantes, Ana
author_role author
author2 Estrela, Antónia
Oliveira, Ana Luísa
Abrantes, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patricia
Estrela, Antónia
Oliveira, Ana Luísa
Abrantes, Ana
description Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania. Palavras-chave: Metodologia de trabalho de projeto; Didática da língua materna; Integração curricular; Literacia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/202
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202/323
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/202/339
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 1 (2020); 31-61
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 31-61
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 1 (2020); 31-61
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 N.º 1 (2020); 31-61
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453112782848