Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1868 |
Resumo: | Atualmente nas comunidades urbanas, a nível social ou escolar, as práticas tradicionais, revelam-se insuficientes para se ajustarem às dinâmicas emergentes. O presente trabalho desenvolveu-se no sentido de conciliar uma proposta teórica e empírica para uma intervenção comunitária no âmbito geral da intervenção sociocultural, com uma incidência mais particular no domínio da animação artística. Neste contexto específico, apresenta-se a proposta teórica e prática de um projeto necessário à comunidade, para a ocupação dos tempos livres no domínio artístico, destinado a crianças e jovens em situação de risco de insucesso escolar e às respetivas famílias, para apoio ao sucesso educativo e social dessa população, com a ambição de nele se conciliar a fusão artística de práticas multidisciplinares em parceria com a escola regular, a autarquia e os muitos outros recursos comunitários, tendo como palco o ambiente natural do Parque Aquilino Ribeiro, situado no centro urbano de Viseu. Esta ideia recebeu a concordância de todos os informantes privilegiados que corresponderam à entrevista, que para sua operacionalização se apresenta o Centro Cultural e Artístico do Coração de Viseu (CCA♥V). Em termos teóricos e metodológicos, fazemos a revisão bibliográfica dos principais conceitos em apreço, empiricamente reforçada pela análise dos dados recolhidos, utilizando ferramentas específicas de planificação, gestão e avaliação de projetos. No decurso deste trabalho apresentamos outras experiências de sucesso que se identificam com os princípios da nossa proposta e expomos a síntese da informação obtida, consolidada em torno do planeamento, gestão e avaliação do projeto, reconhecendo em conclusão potencialidades e constrangimentos, podendo constituir-se propostas para trabalhos futuros. |
id |
RCAP_70b65d719ca7c4ad3d38c45493dba195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1868 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empíricaAnimação ArtísticaComunidadeProjetoEscolaAtualmente nas comunidades urbanas, a nível social ou escolar, as práticas tradicionais, revelam-se insuficientes para se ajustarem às dinâmicas emergentes. O presente trabalho desenvolveu-se no sentido de conciliar uma proposta teórica e empírica para uma intervenção comunitária no âmbito geral da intervenção sociocultural, com uma incidência mais particular no domínio da animação artística. Neste contexto específico, apresenta-se a proposta teórica e prática de um projeto necessário à comunidade, para a ocupação dos tempos livres no domínio artístico, destinado a crianças e jovens em situação de risco de insucesso escolar e às respetivas famílias, para apoio ao sucesso educativo e social dessa população, com a ambição de nele se conciliar a fusão artística de práticas multidisciplinares em parceria com a escola regular, a autarquia e os muitos outros recursos comunitários, tendo como palco o ambiente natural do Parque Aquilino Ribeiro, situado no centro urbano de Viseu. Esta ideia recebeu a concordância de todos os informantes privilegiados que corresponderam à entrevista, que para sua operacionalização se apresenta o Centro Cultural e Artístico do Coração de Viseu (CCA♥V). Em termos teóricos e metodológicos, fazemos a revisão bibliográfica dos principais conceitos em apreço, empiricamente reforçada pela análise dos dados recolhidos, utilizando ferramentas específicas de planificação, gestão e avaliação de projetos. No decurso deste trabalho apresentamos outras experiências de sucesso que se identificam com os princípios da nossa proposta e expomos a síntese da informação obtida, consolidada em torno do planeamento, gestão e avaliação do projeto, reconhecendo em conclusão potencialidades e constrangimentos, podendo constituir-se propostas para trabalhos futuros.Currently in urban communities, in a social or academic level, traditional practices are insufficient to fit the emerging dynamics. The present work developed to reconcile theoretical and empirical proposal for a community action within the general framework of the sociocultural intervention with an incidence more particularly in the field of artistic animation. In this specific context, presents the theoretical and practical proposal of a necessary project to the community, for the leisure time in the artistic domain, intended for children and youth at risk of school failure and to the respective families, to support successful educational and social this population, with the ambition of it to reconcile the artistic fusion of multidisciplinary practices in partnership with the regular school, the local authority and the many other community resources, and the natural environment as a stage Aquilino Ribeiro Park, located in the urban center of Viseu. This idea received the approval of all informants who corresponded to the interview, which for its operationalization presents the Arts & Cultural Center of the Heart of Viseu (CCA ♥ V). In theoretical and methodological terms, we review the literature on the main concepts in question, empirically reinforced by the analysis of the data collected, using specific tools for planning, management and evaluation of projects. During this work we present other successful experiences that identify with the principles of our proposal and to expose the synthesis of the information gathered, consolidated around the planning, management and evaluation of the project, in conclusion recognizing potentials and constraints, which might be proposed for future work.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRamalho, HenriqueRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Maria Arlete Amaral2013-10-25T09:47:28Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1868TID:201599104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.966917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
title |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
spellingShingle |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica Pinto, Maria Arlete Amaral Animação Artística Comunidade Projeto Escola |
title_short |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
title_full |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
title_fullStr |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
title_full_unstemmed |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
title_sort |
Práticas artísticas multidisciplinares : uma proposta teórica e empírica |
author |
Pinto, Maria Arlete Amaral |
author_facet |
Pinto, Maria Arlete Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Henrique Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Arlete Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Artística Comunidade Projeto Escola |
topic |
Animação Artística Comunidade Projeto Escola |
description |
Atualmente nas comunidades urbanas, a nível social ou escolar, as práticas tradicionais, revelam-se insuficientes para se ajustarem às dinâmicas emergentes. O presente trabalho desenvolveu-se no sentido de conciliar uma proposta teórica e empírica para uma intervenção comunitária no âmbito geral da intervenção sociocultural, com uma incidência mais particular no domínio da animação artística. Neste contexto específico, apresenta-se a proposta teórica e prática de um projeto necessário à comunidade, para a ocupação dos tempos livres no domínio artístico, destinado a crianças e jovens em situação de risco de insucesso escolar e às respetivas famílias, para apoio ao sucesso educativo e social dessa população, com a ambição de nele se conciliar a fusão artística de práticas multidisciplinares em parceria com a escola regular, a autarquia e os muitos outros recursos comunitários, tendo como palco o ambiente natural do Parque Aquilino Ribeiro, situado no centro urbano de Viseu. Esta ideia recebeu a concordância de todos os informantes privilegiados que corresponderam à entrevista, que para sua operacionalização se apresenta o Centro Cultural e Artístico do Coração de Viseu (CCA♥V). Em termos teóricos e metodológicos, fazemos a revisão bibliográfica dos principais conceitos em apreço, empiricamente reforçada pela análise dos dados recolhidos, utilizando ferramentas específicas de planificação, gestão e avaliação de projetos. No decurso deste trabalho apresentamos outras experiências de sucesso que se identificam com os princípios da nossa proposta e expomos a síntese da informação obtida, consolidada em torno do planeamento, gestão e avaliação do projeto, reconhecendo em conclusão potencialidades e constrangimentos, podendo constituir-se propostas para trabalhos futuros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-25T09:47:28Z 2013-10 2013-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1868 TID:201599104 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1868 |
identifier_str_mv |
TID:201599104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876493168640 |