Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sónia Isabel Tomé
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1244
Resumo: A presente investigação tem como principal objectivo apreciar contributos da Animação Artística na aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar. Para além do contributo do desenho como forma de representação do real, este estudo também se centra em noções matemáticas, nomeadamente em figuras geométricas: triângulo, quadrado, círculo e rectângulo. Enfatizaram-se também as características: a forma, a cor e o tamanho. Estudaram-se as percepções das crianças relativamente à forma como lhes é fornecida a informação a partir da descrição dos objectos de uma forma oral, apresentação de desenhos, apresentação de material manipulativo e apresentação de objectos do quotidiano. O grupo de estudo seleccionado para a obtenção de dados para este estudo é constituído por vinte e uma crianças, de três e quatro anos, de um Jardim-de-Infância da rede pública. O grupo realizou quatro tipos de tarefas associadas ao modo como foi disponibilizada a informação. Os resultados obtidos permitiram identificar associações entre o Desenho e a Matemática, tendo em vista apreciar qual é a melhor forma de fornecer a informação para que a aprendizagem seja mais efectiva. This investigation aims at analysing contribution of Artistic Animation on the Learning of Mathematics during early childhood education. Besides the contribution of Drawing as a way of representing the real, this study focuses on mathematical slight knowledge, especially geometric patterns: triangle, square, circle and rectangular, giving also emphasis to shape, colour and the size features. Thus, children’s perceptions concerning the way how information they is given through oral objects’ description; drawings presentation; manipulative material’s presentation and daily objects’ presentation have been studied. The selected study group for the reach of data to this study is made up of twenty-one three to four old children from a state nursery school. The group has carried out four different tasks related how information has been given. The achieved results allowed identifying associations between Drawing and Mathematics, in order to assess the best way to supply the information, so that the learning process will be more effective.
id RCAP_9305878c3d3142af7af1cc0066393019
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAnimação artísticaMatemáticaA presente investigação tem como principal objectivo apreciar contributos da Animação Artística na aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar. Para além do contributo do desenho como forma de representação do real, este estudo também se centra em noções matemáticas, nomeadamente em figuras geométricas: triângulo, quadrado, círculo e rectângulo. Enfatizaram-se também as características: a forma, a cor e o tamanho. Estudaram-se as percepções das crianças relativamente à forma como lhes é fornecida a informação a partir da descrição dos objectos de uma forma oral, apresentação de desenhos, apresentação de material manipulativo e apresentação de objectos do quotidiano. O grupo de estudo seleccionado para a obtenção de dados para este estudo é constituído por vinte e uma crianças, de três e quatro anos, de um Jardim-de-Infância da rede pública. O grupo realizou quatro tipos de tarefas associadas ao modo como foi disponibilizada a informação. Os resultados obtidos permitiram identificar associações entre o Desenho e a Matemática, tendo em vista apreciar qual é a melhor forma de fornecer a informação para que a aprendizagem seja mais efectiva. This investigation aims at analysing contribution of Artistic Animation on the Learning of Mathematics during early childhood education. Besides the contribution of Drawing as a way of representing the real, this study focuses on mathematical slight knowledge, especially geometric patterns: triangle, square, circle and rectangular, giving also emphasis to shape, colour and the size features. Thus, children’s perceptions concerning the way how information they is given through oral objects’ description; drawings presentation; manipulative material’s presentation and daily objects’ presentation have been studied. The selected study group for the reach of data to this study is made up of twenty-one three to four old children from a state nursery school. The group has carried out four different tasks related how information has been given. The achieved results allowed identifying associations between Drawing and Mathematics, in order to assess the best way to supply the information, so that the learning process will be more effective.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMorais, CarlosBiblioteca Digital do IPBPires, Sónia Isabel Tomé2009-12-22T12:22:47Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1244porPires, Sónia Isabel Tomé - Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da educação pré-escolar. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 2009. Dissertação de Mestrado em Animação Artísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:46.881131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
title Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
spellingShingle Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
Pires, Sónia Isabel Tomé
Educação pré-escolar
Animação artística
Matemática
title_short Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
title_full Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
title_fullStr Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
title_sort Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar
author Pires, Sónia Isabel Tomé
author_facet Pires, Sónia Isabel Tomé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sónia Isabel Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Animação artística
Matemática
topic Educação pré-escolar
Animação artística
Matemática
description A presente investigação tem como principal objectivo apreciar contributos da Animação Artística na aprendizagem da Matemática ao nível da Educação Pré-Escolar. Para além do contributo do desenho como forma de representação do real, este estudo também se centra em noções matemáticas, nomeadamente em figuras geométricas: triângulo, quadrado, círculo e rectângulo. Enfatizaram-se também as características: a forma, a cor e o tamanho. Estudaram-se as percepções das crianças relativamente à forma como lhes é fornecida a informação a partir da descrição dos objectos de uma forma oral, apresentação de desenhos, apresentação de material manipulativo e apresentação de objectos do quotidiano. O grupo de estudo seleccionado para a obtenção de dados para este estudo é constituído por vinte e uma crianças, de três e quatro anos, de um Jardim-de-Infância da rede pública. O grupo realizou quatro tipos de tarefas associadas ao modo como foi disponibilizada a informação. Os resultados obtidos permitiram identificar associações entre o Desenho e a Matemática, tendo em vista apreciar qual é a melhor forma de fornecer a informação para que a aprendizagem seja mais efectiva. This investigation aims at analysing contribution of Artistic Animation on the Learning of Mathematics during early childhood education. Besides the contribution of Drawing as a way of representing the real, this study focuses on mathematical slight knowledge, especially geometric patterns: triangle, square, circle and rectangular, giving also emphasis to shape, colour and the size features. Thus, children’s perceptions concerning the way how information they is given through oral objects’ description; drawings presentation; manipulative material’s presentation and daily objects’ presentation have been studied. The selected study group for the reach of data to this study is made up of twenty-one three to four old children from a state nursery school. The group has carried out four different tasks related how information has been given. The achieved results allowed identifying associations between Drawing and Mathematics, in order to assess the best way to supply the information, so that the learning process will be more effective.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22T12:22:47Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1244
url http://hdl.handle.net/10198/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Sónia Isabel Tomé - Contributos da animação artística para a aprendizagem da Matemática ao nível da educação pré-escolar. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, 2009. Dissertação de Mestrado em Animação Artística
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135147850727424