O Pensamento Crítico nas aprendizagens do Português: relato de uma experiência no 3º. ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mafalda Morais Cardoso Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2626
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, junto de uma turma de 3.º ano composta por 23 alunos. A Escola Básica está situada no Distrito de Viana do Castelo. Partindo do pressuposto de que as instituições educativas devem preparar cidadãos ativos, capazes de pensar e de se posicionarem perante os problemas atuais, este estudo procura compreender de que forma as tarefas de leitura associadas a temáticas da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento permitem desenvolver o pensamento crítico (PC). Assim, e de modo a orientar e estruturar este estudo, foram formuladas três questões de investigação: 1) Que processos cognitivos manifestam os alunos na realização das tarefas propostas? 2) Que dificuldades manifestam os alunos no desenvolvimento das competências de PC associadas à aprendizagem da língua, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento? E 3) Em que medida as propostas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Português, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento, promovem o PC do aluno? Assim, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com design de estudo de caso, cuja recolha de dados foi efetuada através de documentos dos alunos, conversas e registos audiovisuais. Os resultados permitem concluir que o processo cognitivo recordar é o mais mobilizado pelos alunos, sendo que a grande maioria recorre e recorda a informação que já conhecia e aprende através da memória.
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