O desenvolvimento do Pensamento Crítico associado a aprendizagens do Português no 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Filipa Oliveira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2576
Resumo: O presente relatório integra o percurso desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Para além da caracterização dos contextos onde foram realizados os estágios e dos percursos de intervenção educativa, é apresentado o estudo que foi realizado no âmbito do Pensamento Crítico, centrado numa proposta didática com tarefas que permitem associar o desenvolvimento do Pensamento Crítico às aprendizagens do Português no 2.º ano de escolaridade. Partindo da importância que as diretrizes curriculares nacionais atribuem ao desenvolvimento de competências associadas à análise crítica, capacidade de explicação, fundamentação e tomada de decisão, o trabalho que aqui se apresenta pretende mostrar que é possível trabalhar estes pontos, partindo de aprendizagens essenciais da disciplina de Português. De forma a orientar o estudo, foram feitas várias pesquisas e todo o trabalho desenvolvido está sustentado na literatura. Face à impossibilidade de aplicar o estudo em contexto educativo na sequência da pandemia Covid-19, é feita uma análise da proposta com base em categorias criadas a priori, tendo em consideração quer o que foi apresentado na Fundamentação Teórica quer os objetivos do estudo. Os resultados permitem concluir que é possível associar o desenvolvimento do Pensamento Crítico às aprendizagens do Português.
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