O Pensamento Crítico nas aprendizagens do Português: relato de uma experiência no 3º. ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2626 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, junto de uma turma de 3.º ano composta por 23 alunos. A Escola Básica está situada no Distrito de Viana do Castelo. Partindo do pressuposto de que as instituições educativas devem preparar cidadãos ativos, capazes de pensar e de se posicionarem perante os problemas atuais, este estudo procura compreender de que forma as tarefas de leitura associadas a temáticas da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento permitem desenvolver o pensamento crítico (PC). Assim, e de modo a orientar e estruturar este estudo, foram formuladas três questões de investigação: 1) Que processos cognitivos manifestam os alunos na realização das tarefas propostas? 2) Que dificuldades manifestam os alunos no desenvolvimento das competências de PC associadas à aprendizagem da língua, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento? E 3) Em que medida as propostas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Português, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento, promovem o PC do aluno? Assim, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com design de estudo de caso, cuja recolha de dados foi efetuada através de documentos dos alunos, conversas e registos audiovisuais. Os resultados permitem concluir que o processo cognitivo recordar é o mais mobilizado pelos alunos, sendo que a grande maioria recorre e recorda a informação que já conhecia e aprende através da memória. |
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O Pensamento Crítico nas aprendizagens do Português: relato de uma experiência no 3º. ano de escolaridadePortuguêsLeituraPensamento críticoCidadania globalPortugueseReadingCritical ThinkingGlobal CitizenshipO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, junto de uma turma de 3.º ano composta por 23 alunos. A Escola Básica está situada no Distrito de Viana do Castelo. Partindo do pressuposto de que as instituições educativas devem preparar cidadãos ativos, capazes de pensar e de se posicionarem perante os problemas atuais, este estudo procura compreender de que forma as tarefas de leitura associadas a temáticas da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento permitem desenvolver o pensamento crítico (PC). Assim, e de modo a orientar e estruturar este estudo, foram formuladas três questões de investigação: 1) Que processos cognitivos manifestam os alunos na realização das tarefas propostas? 2) Que dificuldades manifestam os alunos no desenvolvimento das competências de PC associadas à aprendizagem da língua, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento? E 3) Em que medida as propostas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Português, envolvendo temáticas de Educação para Cidadania e Desenvolvimento, promovem o PC do aluno? Assim, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com design de estudo de caso, cuja recolha de dados foi efetuada através de documentos dos alunos, conversas e registos audiovisuais. Os resultados permitem concluir que o processo cognitivo recordar é o mais mobilizado pelos alunos, sendo que a grande maioria recorre e recorda a informação que já conhecia e aprende através da memória.This report was developed during the Supervised Teaching Practice, integral discipline of the master’s degree of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, from the High School of Education of the Institute Polytechnic of Viana do Castelo in Portugal, in the second year of the master’s degree. This study was developed in the 1st cycle with a class of 3rd year students, composed by 23 elements. The Basic School is located in the district of Viana do Castelo. Assuming that the educational institutions must prepare active citizens, capable of thinking and take a stand on current issues, this study seeks to understand in what way the Reading tasks associated with thematics of Citizenship Education allows students to develop the critical thinking. So, in order to guide and structure this study, three questions of investigation were formulated: 1) What cognitive processes do student manifest in carrying out the proposed tasks? 2) What difficulties do students manifest in the development of PC skills associated with language learning, involving themes of Education for Citizenship and Development? 3) To what extent do proposals in the context of the teaching-learning process of Portuguese, involving themes of Education for Citizenship and Development, promote the critical thinking (CP) of the student? So, it is a study of a qualitative nature, with a case study design, whose data collection was carried out through student documents, conversations, and audiovisual recordings. The results allow us to conclude that the cognitive process most mobilized by students is remembering.2022-01-19T15:29:10Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2626TID:202886395porLopes, Mafalda Morais Cardoso Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:01Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:55.989668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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