Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1247 |
Resumo: | O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional. |
id |
RCAP_70df776fee3e37a62c7e3e28feb14390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1247 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho ICiências da educaçãoAprendizagemInvestigação-acçãoPedagogiaInovaçãoTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaEscola EB1/PE da AchadaInfantário Golfinho IEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloAprendizagem pela açãoAprendizagem cooperativaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional.Gouveia, Maria Fernanda Batista PestanaDigitUMaFernandes, Carina Aveiro2016-11-06T01:30:08Z2015-10-01T00:00:00Z2015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:58.359987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
title |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
spellingShingle |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I Fernandes, Carina Aveiro Ciências da educação Aprendizagem Investigação-acção Pedagogia Inovação Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola EB1/PE da Achada Infantário Golfinho I Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Aprendizagem pela ação Aprendizagem cooperativa Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
title_full |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
title_fullStr |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
title_sort |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I |
author |
Fernandes, Carina Aveiro |
author_facet |
Fernandes, Carina Aveiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Maria Fernanda Batista Pestana DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carina Aveiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação Aprendizagem Investigação-acção Pedagogia Inovação Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola EB1/PE da Achada Infantário Golfinho I Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Aprendizagem pela ação Aprendizagem cooperativa Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências da educação Aprendizagem Investigação-acção Pedagogia Inovação Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola EB1/PE da Achada Infantário Golfinho I Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Aprendizagem pela ação Aprendizagem cooperativa Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01T00:00:00Z 2015-10-01T00:00:00Z 2016-11-06T01:30:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1247 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129909389426688 |