Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carina Aveiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1247
Resumo: O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional.
id RCAP_70df776fee3e37a62c7e3e28feb14390
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho ICiências da educaçãoAprendizagemInvestigação-acçãoPedagogiaInovaçãoTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaEscola EB1/PE da AchadaInfantário Golfinho IEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloAprendizagem pela açãoAprendizagem cooperativaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional.Gouveia, Maria Fernanda Batista PestanaDigitUMaFernandes, Carina Aveiro2016-11-06T01:30:08Z2015-10-01T00:00:00Z2015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:58.359987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
title Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
spellingShingle Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
Fernandes, Carina Aveiro
Ciências da educação
Aprendizagem
Investigação-acção
Pedagogia
Inovação
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Escola EB1/PE da Achada
Infantário Golfinho I
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
Aprendizagem pela ação
Aprendizagem cooperativa
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
title_full Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
title_fullStr Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
title_full_unstemmed Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
title_sort Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1//PE da Achada e no infantário Golfinho I
author Fernandes, Carina Aveiro
author_facet Fernandes, Carina Aveiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Maria Fernanda Batista Pestana
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carina Aveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Aprendizagem
Investigação-acção
Pedagogia
Inovação
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Escola EB1/PE da Achada
Infantário Golfinho I
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
Aprendizagem pela ação
Aprendizagem cooperativa
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências da educação
Aprendizagem
Investigação-acção
Pedagogia
Inovação
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Escola EB1/PE da Achada
Infantário Golfinho I
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
Aprendizagem pela ação
Aprendizagem cooperativa
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer a práxis desenvolvida e as experiências das crianças do infantário “ Golfinho II” na sala das Ovelhinhas e na EB1/PE da Achada no 2.ºB. Este reflete todo o caminho percorrido durante o estágio final, expondo um enquadramento teórico e metodológico que foi a base para o desenvolvimento da prática pedagógica. Este ambiente de aprendizagem e de intervenção baseou-se na aprendizagem cooperativa e pela ação onde a criança foi coconstrutora das suas explorações e aprendizagens e o adulto o orientador das mesmas. Na construção do percurso educativo a práxis desenvolvida ao longo dos estágios fundamentou-se numa visão reflexiva, recorrendo a investigação- ação como uma metodologia privilegiada, uma vez que esta permitiu assumir uma postura critica e autorreflexiva sobre ação e da ação.Com base nesta metodologia planeou-se os pressupostos educativos que pretendiam estimular o desenvolvimento e as competências das crianças, disponibilizando novas estratégias de ensino-aprendizagem, a nível do contexto educativo e da inovação pedagógica. Acresce referir que o presente relatório expõem a fundamentação teórica e intencionalidade educativa da ação pedagógica no ciclo de observação, de ação e reflexão, ações que se relevam essenciais para a construção da identidade profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01T00:00:00Z
2015-10-01T00:00:00Z
2016-11-06T01:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1247
url http://hdl.handle.net/10400.13/1247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129909389426688