O processo de generalizar: um estudo com futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Margarida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes, Brunheira, Lina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14920
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como futuros professores se envolveram num processo de generalização, ao resolverem uma tarefa proposta no âmbito de uma experiência de formação. Os dados foram recolhidos através da observação participante apoiada por gravação áudio e vídeo enquanto os futuros professores resolviam a tarefa em trabalho autónomo, organizados em grupo, mas também durante a discussão coletiva. Os futuros professores mostraram capacidade de generalizar, embora nem todos o tenham feito com o mesmo nível de sofisticação. Grande parte mostrou preocupação em apresentar o resultado utilizando a linguagem algébrica, embora a linguagem natural tivesse também um importante papel. De notar ainda, o papel do processo de exemplificar como apoio ao processo de generalizar.
id RCAP_70e7313176f159701eac7e7ff7a73afe
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de generalizar: um estudo com futuros professoresThe process of generalizing: a study with prospective teachersRaciocínio matemáticoGeneralizarExemplificarFormação inicial de professoresMathematical reasoningGeneralizingExemplifyingPreservice teacher educationEste artigo tem como objetivo analisar como futuros professores se envolveram num processo de generalização, ao resolverem uma tarefa proposta no âmbito de uma experiência de formação. Os dados foram recolhidos através da observação participante apoiada por gravação áudio e vídeo enquanto os futuros professores resolviam a tarefa em trabalho autónomo, organizados em grupo, mas também durante a discussão coletiva. Os futuros professores mostraram capacidade de generalizar, embora nem todos o tenham feito com o mesmo nível de sofisticação. Grande parte mostrou preocupação em apresentar o resultado utilizando a linguagem algébrica, embora a linguagem natural tivesse também um importante papel. De notar ainda, o papel do processo de exemplificar como apoio ao processo de generalizar.Abstract: The aim of this paper is to analyse how prospective teachers had been involving in a generalization process, when solving a task, included in a teaching experiment. Data were collected through participant observation supported by audio and video recordings, while the prospective teachers solved the task in autonomous work, organized in groups, but also during the whole class discussion. Prospective teachers show the ability to generalize, although with different levels of sophistication. Most of them were concerned with presenting the result using algebraic language, although natural language also played an important role. Also to be noted the role of the process of exemplifying as support to the generalizing process.Associação de Professores de MatemáticaRCIPLRodrigues, MargaridaSerrazina, Maria De LurdesBrunheira, Lina2022-08-12T08:08:04Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14920porRodrigues, M., Serrazina, L., & Brunheira, L. (2021). O processo de generalizar: Um estudo com futuros professores. In S. Colaço, A. I. Silvestre, H. Jacinto, H. Pinto, L. Serrazina, & N. Branco (Eds.), Atas do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 286-300). Associação de Professores de Matemática.978-972-8768-71-32795-5192info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:38.408250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
The process of generalizing: a study with prospective teachers
title O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
spellingShingle O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
Rodrigues, Margarida
Raciocínio matemático
Generalizar
Exemplificar
Formação inicial de professores
Mathematical reasoning
Generalizing
Exemplifying
Preservice teacher education
title_short O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
title_full O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
title_fullStr O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
title_full_unstemmed O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
title_sort O processo de generalizar: um estudo com futuros professores
author Rodrigues, Margarida
author_facet Rodrigues, Margarida
Serrazina, Maria De Lurdes
Brunheira, Lina
author_role author
author2 Serrazina, Maria De Lurdes
Brunheira, Lina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
Serrazina, Maria De Lurdes
Brunheira, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Generalizar
Exemplificar
Formação inicial de professores
Mathematical reasoning
Generalizing
Exemplifying
Preservice teacher education
topic Raciocínio matemático
Generalizar
Exemplificar
Formação inicial de professores
Mathematical reasoning
Generalizing
Exemplifying
Preservice teacher education
description Este artigo tem como objetivo analisar como futuros professores se envolveram num processo de generalização, ao resolverem uma tarefa proposta no âmbito de uma experiência de formação. Os dados foram recolhidos através da observação participante apoiada por gravação áudio e vídeo enquanto os futuros professores resolviam a tarefa em trabalho autónomo, organizados em grupo, mas também durante a discussão coletiva. Os futuros professores mostraram capacidade de generalizar, embora nem todos o tenham feito com o mesmo nível de sofisticação. Grande parte mostrou preocupação em apresentar o resultado utilizando a linguagem algébrica, embora a linguagem natural tivesse também um importante papel. De notar ainda, o papel do processo de exemplificar como apoio ao processo de generalizar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-08-12T08:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14920
url http://hdl.handle.net/10400.21/14920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, M., Serrazina, L., & Brunheira, L. (2021). O processo de generalizar: Um estudo com futuros professores. In S. Colaço, A. I. Silvestre, H. Jacinto, H. Pinto, L. Serrazina, & N. Branco (Eds.), Atas do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 286-300). Associação de Professores de Matemática.
978-972-8768-71-3
2795-5192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133498556022784