O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, William
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Margarida, Serrazina, Maria De Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11965
Resumo: Este artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação.
id RCAP_7c92bfe3a8594656b24781fd057cd43c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formaçãoThe knowledge of future teachers about mathematical reasoning processes before and after a teacher education courseRaciocínio matemáticoJustificarGeneralizarExemplificarClassificarConhecimento dos professoresMathematical reasoningJustifyingGeneralizingExemplifyingClassifyingTeachers knowledgeEste artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação.This article is part of the Mathematical Reasoning and Teacher Education Project (REASON) which aims to study the mathematical and didactical knowledge that teachers need to carry out a practice that promotes students’ mathematical reasoning and to study ways to support their development, through a design research methodology. We propose to discuss the knowledge that future teachers have about mathematical reasoning and its processes, before and after a teacher education methods course. To achieve this goal, we analyzed data related to reasoning processes present in two questions of a task, used as a pre-test and post-test, and applied in a class of 1st year of the Master of Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Maths and Science in the 2nd Cycle of Basic Education. The reasoning processes discussed in this article are generalizing, justifying, exemplifying and classifying. Quantitative analysis of the students’ responses was carried out, as well as content analysis of how they understand the reasoning processes. The results show that most students have an adequate knowledge about mathematical reasoning, as well as the reasoning processes analyzed, in the two moments of application of the task. There is greater clarity in explaining what they understand to be the reasoning processes, after the teacher education course.APM - Associação de Professores de MatemáticaRCIPLVieira, WilliamRodrigues, MargaridaSerrazina, Maria De Lurdes2020-06-29T16:11:58Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11965porVieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8-35. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/5642183-2838info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.778203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
The knowledge of future teachers about mathematical reasoning processes before and after a teacher education course
title O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
spellingShingle O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
Vieira, William
Raciocínio matemático
Justificar
Generalizar
Exemplificar
Classificar
Conhecimento dos professores
Mathematical reasoning
Justifying
Generalizing
Exemplifying
Classifying
Teachers knowledge
title_short O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
title_full O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
title_fullStr O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
title_full_unstemmed O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
title_sort O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação
author Vieira, William
author_facet Vieira, William
Rodrigues, Margarida
Serrazina, Maria De Lurdes
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
Serrazina, Maria De Lurdes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, William
Rodrigues, Margarida
Serrazina, Maria De Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Justificar
Generalizar
Exemplificar
Classificar
Conhecimento dos professores
Mathematical reasoning
Justifying
Generalizing
Exemplifying
Classifying
Teachers knowledge
topic Raciocínio matemático
Justificar
Generalizar
Exemplificar
Classificar
Conhecimento dos professores
Mathematical reasoning
Justifying
Generalizing
Exemplifying
Classifying
Teachers knowledge
description Este artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futuros professores sobre o raciocínio matemático e os seus processos, antes e após uma experiência de formação. Para atingir este objetivo, analisamos os dados relativos a processos de raciocínio presentes em duas questões de uma tarefa, usada como pré-teste e pós-teste, e aplicada numa turma de 1.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os processos de raciocínio analisados neste artigo são generalizar, justificar, exemplificar e classificar. Foi realizado um tratamento quantitativo das respostas dos estudantes bem como a análise de conteúdo da forma como estes entendem os processos de raciocínio. Os resultados evidenciam que a maior parte dos estudantes tem um conhecimento adequado do raciocínio matemático, bem como dos processos de raciocínio analisados, nos dois momentos de aplicação da tarefa. Verifica-se uma maior clareza na explicitação do que entendem serem os processos de raciocínio, após a experiência de formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29T16:11:58Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11965
url http://hdl.handle.net/10400.21/11965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, W., Rodrigues, M., & Serrazina, L. (2020). O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemático antes e depois de uma experiência de formação. Quadrante, 29(1), 8-35. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/564
2183-2838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469406658560