O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Mariana Moreira da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2610
Resumo: Desde há longos anos que vários investigadores se debruçam sobre a vida de indivíduos excecionais, com o intuito de compreender os fatores que contribuem para o desenvolvimento e expressão do talento e do desempenho de excelência. Cientes da relevância deste tema, bem como da escassa investigação sobre o mesmo a nível nacional, pretendemos com este estudo, compreender o fenómeno da excelência e o desenvolvimento do talento no domínio da dança. A presente investigação caracteriza-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo tendo como principal objetivo: compreender que características pessoais e contextuais estão associadas ao desenvolvimento de desempenhos de excelência nos domínios da dança. Para a sua execução participaram no estudo 8 sujeitos (5 alunos premiados no domínio da dança a nível internacional e 3 dos seus professores), recorrendo-se à entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados e à metodologia de análise de conteúdo para a codificação dos mesmos. Pretendemos assim contribuir para uma melhor compreensão acerca do desenvolvimento do talento no domínio da dança, em particular numa fase de formação inicial e com destaque para uma faixa etária onde ainda pouco tem sido investigado na literatura, articulando estudos nas idades mais precoces que geralmente contextualizam o tema em torno da sobredotação, com perspetivas mais voltadas para a excelência (ou expertise), tomando como foco o estudo do fenómeno em adultos eminentes. Dentro dos principais resultados encontrados consideramos que poderão existir predisposições individuais para o talento, apresentando-se enquanto características pessoais com potencial para serem desenvolvidas. Para que estas características possam ser evidenciadas em talento e desempenhos superiores necessitam, irrefutavelmente, de ser influenciadas por um conjunto de aspetos e/ou fatores ambientais que vão desde o suporte familiar, ao grupo de pares, professores e outros participantes nas vidas dos indivíduos.
id RCAP_70fd07832aaa999046af09f39e0fb27d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório NacionalSobredotaçãoTalentoDançaDesempenho excelenteDesde há longos anos que vários investigadores se debruçam sobre a vida de indivíduos excecionais, com o intuito de compreender os fatores que contribuem para o desenvolvimento e expressão do talento e do desempenho de excelência. Cientes da relevância deste tema, bem como da escassa investigação sobre o mesmo a nível nacional, pretendemos com este estudo, compreender o fenómeno da excelência e o desenvolvimento do talento no domínio da dança. A presente investigação caracteriza-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo tendo como principal objetivo: compreender que características pessoais e contextuais estão associadas ao desenvolvimento de desempenhos de excelência nos domínios da dança. Para a sua execução participaram no estudo 8 sujeitos (5 alunos premiados no domínio da dança a nível internacional e 3 dos seus professores), recorrendo-se à entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados e à metodologia de análise de conteúdo para a codificação dos mesmos. Pretendemos assim contribuir para uma melhor compreensão acerca do desenvolvimento do talento no domínio da dança, em particular numa fase de formação inicial e com destaque para uma faixa etária onde ainda pouco tem sido investigado na literatura, articulando estudos nas idades mais precoces que geralmente contextualizam o tema em torno da sobredotação, com perspetivas mais voltadas para a excelência (ou expertise), tomando como foco o estudo do fenómeno em adultos eminentes. Dentro dos principais resultados encontrados consideramos que poderão existir predisposições individuais para o talento, apresentando-se enquanto características pessoais com potencial para serem desenvolvidas. Para que estas características possam ser evidenciadas em talento e desempenhos superiores necessitam, irrefutavelmente, de ser influenciadas por um conjunto de aspetos e/ou fatores ambientais que vão desde o suporte familiar, ao grupo de pares, professores e outros participantes nas vidas dos indivíduos.Over many years that several researchers pore over the lives of exceptional individuals, in order to understand the factors that contribute to the development and expression of talent and performance of excellency. Aware of the importance of this matter, as well as the limited research on the subject in our country, we intend with this study, understand the phenomenon of excellence and talent development in the dance field. This research is characterized by a qualitative, exploratory and descriptive study, with the primary goal of understanding which personal and contextual characteristics are associated with the development of excellent performance in the dance field. For its implementation 8 subjects participated in the study (5 students internationally awarded in the dance field and three of their teachers), resorting to semi-structured interviews for data collection and analysis methodology for encoding content thereof. We intend to contribute to a better understanding of the development of talent in the dance field, particularly in a phase of initial training and highlighting an age group that very little has been investigated in the literature, combining studies in younger ages that usually contextualize the theme around giftedness with prospects more geared towards excellence (or expertise), taking as focus the study of the phenomenon in eminent adults. Among the main results we consider that there may be individual predispositions for talent, presenting themselves as personal characteristics with the potential to be developed. For these features may be seen in talent and outperform there’s a irrefutably need of influence by a set of aspects and/or environmental factors ranging from family support, peer group, teachers and other participants in the lives of individuals.Oliveira, Ema Patrícia de LimauBibliorumParente, Mariana Moreira da Silva2014-11-11T18:45:36Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2610TID:201276100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:14.983392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Parente, Mariana Moreira da Silva
Sobredotação
Talento
Dança
Desempenho excelente
title_short O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_sort O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
author Parente, Mariana Moreira da Silva
author_facet Parente, Mariana Moreira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Ema Patrícia de Lima
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Mariana Moreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotação
Talento
Dança
Desempenho excelente
topic Sobredotação
Talento
Dança
Desempenho excelente
description Desde há longos anos que vários investigadores se debruçam sobre a vida de indivíduos excecionais, com o intuito de compreender os fatores que contribuem para o desenvolvimento e expressão do talento e do desempenho de excelência. Cientes da relevância deste tema, bem como da escassa investigação sobre o mesmo a nível nacional, pretendemos com este estudo, compreender o fenómeno da excelência e o desenvolvimento do talento no domínio da dança. A presente investigação caracteriza-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo tendo como principal objetivo: compreender que características pessoais e contextuais estão associadas ao desenvolvimento de desempenhos de excelência nos domínios da dança. Para a sua execução participaram no estudo 8 sujeitos (5 alunos premiados no domínio da dança a nível internacional e 3 dos seus professores), recorrendo-se à entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados e à metodologia de análise de conteúdo para a codificação dos mesmos. Pretendemos assim contribuir para uma melhor compreensão acerca do desenvolvimento do talento no domínio da dança, em particular numa fase de formação inicial e com destaque para uma faixa etária onde ainda pouco tem sido investigado na literatura, articulando estudos nas idades mais precoces que geralmente contextualizam o tema em torno da sobredotação, com perspetivas mais voltadas para a excelência (ou expertise), tomando como foco o estudo do fenómeno em adultos eminentes. Dentro dos principais resultados encontrados consideramos que poderão existir predisposições individuais para o talento, apresentando-se enquanto características pessoais com potencial para serem desenvolvidas. Para que estas características possam ser evidenciadas em talento e desempenhos superiores necessitam, irrefutavelmente, de ser influenciadas por um conjunto de aspetos e/ou fatores ambientais que vão desde o suporte familiar, ao grupo de pares, professores e outros participantes nas vidas dos indivíduos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-11T18:45:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2610
TID:201276100
url http://hdl.handle.net/10400.6/2610
identifier_str_mv TID:201276100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340092125184