Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13636 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_711aa1656e5968996c799bbe22b8292f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13636 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.Relações públicasComunicação internaProcesso de relações públicas em 4 etapasPhilips Portuguesa, S.A.Employer BrandingPublic relationsInternal communicationFour-step public relations processTrabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O mundo organizacional é caracterizado por uma forte concorrência que obriga as empresas a adaptarem-se diariamente a novos desafios. Estas constantes exigências impostas às organizações, fizeram-nas perceber que os colaboradores eram o seu fator diferenciador no caminho para o sucesso. Foi neste contexto que o Employer Branding se começou a destacar como forma de reter e atrair os melhores ativos humanos. O presente trabalho de projeto propõe um Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A., na perspetiva das Relações Públicas. Para tal, foi utilizado o Modelo de Relações Públicas em 4 etapas: Investigação, Planificação/Programação, Ação/Comunicação - Ação e Avaliação. Através da elaboração deste trabalho, foi possível concluir que a nível internacional a Philips já dispõe de uma estratégia de Employer Branding, no entanto, os programas e atividades existentes para a sua promoção são pouco conhecidos por parte dos colaboradores em Portugal. Portanto, muitas das iniciativas aqui propostas surgem como aliadas às já existentes, na medida em que pretendem promover o conhecimento e implementação da estratégica internacional na Philips Portuguesa.ABSTRACT: The organizational world is characterized by a strong competition that forces companies to adapt to new challenges daily. These constant demands imposed on organizations made them realize that employees were the differentiating factor on their way to success. It was in this context that Employer Branding began to stand out as a way to retain and attract the best employees. This project proposes an Employer Branding strategic action plan for Philips Portuguesa, S.A., in the Public Relations perspective. For that was used the Four-step Public Relations Process: Investigation, Planning/Programming, Action/Communication - Action and Evaluation. Through this work, it was possible to conclude that, internationally, Philips already has an Employer Branding strategy, however, the programs and activities that exist for its promotion are unknown by employees in Portugal. Therefore, many of the initiatives proposed here complement the ones that already exist to promote the knowledge and implementation of the international strategy at Philips Portuguesa.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRaposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoRCIPLMendes, Ana Sofia Oliveira2021-08-12T08:43:56Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13636TID:202755738pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.574291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
title |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
spellingShingle |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. Mendes, Ana Sofia Oliveira Relações públicas Comunicação interna Processo de relações públicas em 4 etapas Philips Portuguesa, S.A. Employer Branding Public relations Internal communication Four-step public relations process |
title_short |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
title_full |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
title_fullStr |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
title_full_unstemmed |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
title_sort |
Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A. |
author |
Mendes, Ana Sofia Oliveira |
author_facet |
Mendes, Ana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Comunicação interna Processo de relações públicas em 4 etapas Philips Portuguesa, S.A. Employer Branding Public relations Internal communication Four-step public relations process |
topic |
Relações públicas Comunicação interna Processo de relações públicas em 4 etapas Philips Portuguesa, S.A. Employer Branding Public relations Internal communication Four-step public relations process |
description |
Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12T08:43:56Z 2021-07-09 2021-07-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13636 TID:202755738 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13636 |
identifier_str_mv |
TID:202755738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133487091941376 |