Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13636
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_711aa1656e5968996c799bbe22b8292f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.Relações públicasComunicação internaProcesso de relações públicas em 4 etapasPhilips Portuguesa, S.A.Employer BrandingPublic relationsInternal communicationFour-step public relations processTrabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O mundo organizacional é caracterizado por uma forte concorrência que obriga as empresas a adaptarem-se diariamente a novos desafios. Estas constantes exigências impostas às organizações, fizeram-nas perceber que os colaboradores eram o seu fator diferenciador no caminho para o sucesso. Foi neste contexto que o Employer Branding se começou a destacar como forma de reter e atrair os melhores ativos humanos. O presente trabalho de projeto propõe um Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A., na perspetiva das Relações Públicas. Para tal, foi utilizado o Modelo de Relações Públicas em 4 etapas: Investigação, Planificação/Programação, Ação/Comunicação - Ação e Avaliação. Através da elaboração deste trabalho, foi possível concluir que a nível internacional a Philips já dispõe de uma estratégia de Employer Branding, no entanto, os programas e atividades existentes para a sua promoção são pouco conhecidos por parte dos colaboradores em Portugal. Portanto, muitas das iniciativas aqui propostas surgem como aliadas às já existentes, na medida em que pretendem promover o conhecimento e implementação da estratégica internacional na Philips Portuguesa.ABSTRACT: The organizational world is characterized by a strong competition that forces companies to adapt to new challenges daily. These constant demands imposed on organizations made them realize that employees were the differentiating factor on their way to success. It was in this context that Employer Branding began to stand out as a way to retain and attract the best employees. This project proposes an Employer Branding strategic action plan for Philips Portuguesa, S.A., in the Public Relations perspective. For that was used the Four-step Public Relations Process: Investigation, Planning/Programming, Action/Communication - Action and Evaluation. Through this work, it was possible to conclude that, internationally, Philips already has an Employer Branding strategy, however, the programs and activities that exist for its promotion are unknown by employees in Portugal. Therefore, many of the initiatives proposed here complement the ones that already exist to promote the knowledge and implementation of the international strategy at Philips Portuguesa.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRaposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoRCIPLMendes, Ana Sofia Oliveira2021-08-12T08:43:56Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13636TID:202755738pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.574291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
title Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
spellingShingle Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
Mendes, Ana Sofia Oliveira
Relações públicas
Comunicação interna
Processo de relações públicas em 4 etapas
Philips Portuguesa, S.A.
Employer Branding
Public relations
Internal communication
Four-step public relations process
title_short Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
title_full Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
title_fullStr Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
title_full_unstemmed Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
title_sort Proposta de Plano de Ação Estratégica de Employer Branding na Philips Portuguesa, S.A.
author Mendes, Ana Sofia Oliveira
author_facet Mendes, Ana Sofia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Sofia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Comunicação interna
Processo de relações públicas em 4 etapas
Philips Portuguesa, S.A.
Employer Branding
Public relations
Internal communication
Four-step public relations process
topic Relações públicas
Comunicação interna
Processo de relações públicas em 4 etapas
Philips Portuguesa, S.A.
Employer Branding
Public relations
Internal communication
Four-step public relations process
description Trabalho de projeto de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12T08:43:56Z
2021-07-09
2021-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13636
TID:202755738
url http://hdl.handle.net/10400.21/13636
identifier_str_mv TID:202755738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487091941376