Employer branding: vivências e percepções de profissionais de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassoli, Ana Carolina Junqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234827
Resumo: O tema employer branding (gestão de marca empregadora) tem ganhado espaço no mercado brasileiro e vem conquistando lugar estratégico nas organizações, sendo apreendido como um diferencial competitivo na busca por talentos e profissionais. Tendo em vista suas aproximações e distanciamentos com áreas mais consolidadas, como comunicação interna e endomarketing, observa-se que existe um grande potencial para reflexões. Portanto, o presente estudo tem como objetivo principal identificar vivências e perspectivas do trabalho de profissionais de comunicação que atuam (ou já atuaram) com gestão da marca empregadora. Para realizar esse percurso de pesquisa, foram acionados eixos teóricos que permitiram dialogar sobre o tema, especialmente sobre Comunicação nas Organizações e Gestão de Marca, tendo como principais autores Kunsch (2009 e 2017), Baldissera (2010), Aaker (2015) dentre outros. Marca empregadora e suas derivações, como proposta de valor e jornada do empregado, é outro tema referência do presente estudo, tendo como suporte autores como Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020). Nesta pesquisa, de caráter exploratório, foi aplicado um questionário online com 28 profissionais de comunicação. Através de suas explanações, foi possível construir uma leitura sobre o perfil desses profissionais, sobre os cargos que ocupam e sobre suas percepções dessa atividade e do futuro do employer branding. As principais conclusões permeiam a ideia de que o assunto tem grande potencial de crescimento no país e que é um cenário onde, cada vez mais, será necessário profissionais que transitem bem entre temas de comunicação e recursos humanos.
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