Employer branding: vivências e percepções de profissionais de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234827 |
Resumo: | O tema employer branding (gestão de marca empregadora) tem ganhado espaço no mercado brasileiro e vem conquistando lugar estratégico nas organizações, sendo apreendido como um diferencial competitivo na busca por talentos e profissionais. Tendo em vista suas aproximações e distanciamentos com áreas mais consolidadas, como comunicação interna e endomarketing, observa-se que existe um grande potencial para reflexões. Portanto, o presente estudo tem como objetivo principal identificar vivências e perspectivas do trabalho de profissionais de comunicação que atuam (ou já atuaram) com gestão da marca empregadora. Para realizar esse percurso de pesquisa, foram acionados eixos teóricos que permitiram dialogar sobre o tema, especialmente sobre Comunicação nas Organizações e Gestão de Marca, tendo como principais autores Kunsch (2009 e 2017), Baldissera (2010), Aaker (2015) dentre outros. Marca empregadora e suas derivações, como proposta de valor e jornada do empregado, é outro tema referência do presente estudo, tendo como suporte autores como Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020). Nesta pesquisa, de caráter exploratório, foi aplicado um questionário online com 28 profissionais de comunicação. Através de suas explanações, foi possível construir uma leitura sobre o perfil desses profissionais, sobre os cargos que ocupam e sobre suas percepções dessa atividade e do futuro do employer branding. As principais conclusões permeiam a ideia de que o assunto tem grande potencial de crescimento no país e que é um cenário onde, cada vez mais, será necessário profissionais que transitem bem entre temas de comunicação e recursos humanos. |
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Bassoli, Ana Carolina JunqueiraAlves, Denise Avancini2022-02-08T04:36:40Z2021http://hdl.handle.net/10183/234827001136630O tema employer branding (gestão de marca empregadora) tem ganhado espaço no mercado brasileiro e vem conquistando lugar estratégico nas organizações, sendo apreendido como um diferencial competitivo na busca por talentos e profissionais. Tendo em vista suas aproximações e distanciamentos com áreas mais consolidadas, como comunicação interna e endomarketing, observa-se que existe um grande potencial para reflexões. Portanto, o presente estudo tem como objetivo principal identificar vivências e perspectivas do trabalho de profissionais de comunicação que atuam (ou já atuaram) com gestão da marca empregadora. Para realizar esse percurso de pesquisa, foram acionados eixos teóricos que permitiram dialogar sobre o tema, especialmente sobre Comunicação nas Organizações e Gestão de Marca, tendo como principais autores Kunsch (2009 e 2017), Baldissera (2010), Aaker (2015) dentre outros. Marca empregadora e suas derivações, como proposta de valor e jornada do empregado, é outro tema referência do presente estudo, tendo como suporte autores como Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020). Nesta pesquisa, de caráter exploratório, foi aplicado um questionário online com 28 profissionais de comunicação. Através de suas explanações, foi possível construir uma leitura sobre o perfil desses profissionais, sobre os cargos que ocupam e sobre suas percepções dessa atividade e do futuro do employer branding. As principais conclusões permeiam a ideia de que o assunto tem grande potencial de crescimento no país e que é um cenário onde, cada vez mais, será necessário profissionais que transitem bem entre temas de comunicação e recursos humanos.The topic of employer branding has been gaining ground in the brazilian market and has conquered a strategic place in organizations, being seen as a competitive differential in the search for talent and professionals. Given its similarities and differences with more consolidated areas, such as internal communication and endomarketing, there is great potential for reflection. Therefore, this study has as its main objective to identify experiences and perspectives of the work of communication professionals who work (or have worked) with employer brand management. To carry out this research path, theoretical axes were activated that allowed a dialogue about the theme, especially about Communication in Organizations and Brand Management, having as main authors Kunsch (2009 and 2017), Baldissera (2010), Aaker (2015) among others. Employer Brand and its derivations, such as value proposition and employee journey, is another reference theme of this study, having as support authors such as Clavery (2020) and Mascarenhas and Mansi (2020). In this research, of exploratory nature, an online questionnaire was applied to 28 communication professionals. Through their explanations, it was possible to build a reading about the profile of these professionals, about the positions they occupy, and about their perceptions of this activity and the future of employer branding. The main conclusions are that the subject has great potential for growth in the country and that it is a scenario where, increasingly, it will be necessary to have professionals who are well versed in communication and human resources.application/pdfporEndomarketingComunicação internaEmployer brandingEndomarketingInternal communicationEmployer brandBrandingEmployer branding: vivências e percepções de profissionais de comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136630.pdf.txt001136630.pdf.txtExtracted Texttext/plain152767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234827/2/001136630.pdf.txt91de063b443e8c1900295cbe9db673b1MD52ORIGINAL001136630.pdfTexto completoapplication/pdf4790984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234827/1/001136630.pdf6a692d8b8fd8cc07911c70705622c6bbMD5110183/2348272022-02-22 04:51:57.125707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234827Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:51:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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