Dinâmicas de género no ensino pré-escolar: Explorando as experiências e estratégias dos homens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eduardo Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21365
Resumo: Esta dissertação pretendeu analisar as dinâmicas de género ocorridas no ensino préescolar, um contexto profissional feminino. Foi realizado um estudo qualitativo que teve como objetivos específicos analisar as experiências dos homens educadores a exercer a sua atividade em condição de extrema minoria, de forma a verificar se estes sentiam algum obstáculo à sua integração e desigualdades de género, em comparação com as mulheres, pertencentes ao grupo dominante. Pretendeu-se, aferir se os homens vivenciavam as três consequências negativas apontadas por Kanter (1977). Este estudo empírico consistiu na realização de 14 entrevistas individuais semiestruturadas a educadores/as de infância, com idades compreendidas entre os 21 e os 61 anos. Foram identificados nove temas referentes: às reações à escolha da profissão; obstáculos à integração; aspetos gratificantes da profissão; à visibilidade; à polarização; à assimilação; desconstrução de papéis e estereótipos de género; cuidados a ter na relação com as crianças; e às estratégias de gestão da situação por parte dos educadores de infância. Concluímos que, existem alguns obstáculos e pressões no início das carreiras dos homens educadores, no entanto, não existe uma desigualdade de género marcada negativamente neste contexto pelos seus profissionais. A maior consequência negativa para os homens está relacionada com a questão do toque físico, devido aos temas de abuso sexual e pedofilia, que coloca sobre eles uma pressão que interfere com as suas dinâmicas de trabalho.
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