Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Eniel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Ariston, Santos, Adilson, Barros, Daniela Melaré Vieira, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13365
Resumo: Neste artigo analisamos o perfil de uso do espaço virtual dos estudantes como estratégia pedagógica para a práxis educativa nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica do perfil de uso do espaço virtual pressupõe quatro estilos básicos: 1) participativo; 2) de busca e pesquisa; 3) de estruturação e planejamento; e 4) de ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do questionário de identificação desse perfil com 159 estudantes em um curso de pós-gra- duação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo do estilo predominante e avançando pelos de- mais estilos menos desenvolvidos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso do espaço virtual para a práxis educativa online, recomendando a sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas.
id RCAP_716bed46233c1deb434c285e631adf19
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa onlineVirtual environment usage styles as a pedagogical estudo de caso strategy for online educational praxisEstilos de uso do espaço virtualEstratégias pedagógicasVirtual environment usage stylesPedagogical strategiesNeste artigo analisamos o perfil de uso do espaço virtual dos estudantes como estratégia pedagógica para a práxis educativa nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica do perfil de uso do espaço virtual pressupõe quatro estilos básicos: 1) participativo; 2) de busca e pesquisa; 3) de estruturação e planejamento; e 4) de ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do questionário de identificação desse perfil com 159 estudantes em um curso de pós-gra- duação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo do estilo predominante e avançando pelos de- mais estilos menos desenvolvidos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso do espaço virtual para a práxis educativa online, recomendando a sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas.In this article we analyze the of students’ usage styles of the virtual environment as a pedagogical strategy for online educational praxis. Based on the learning styles theory, the theoretical approach of the usage styles of virtual space presupposes 4 (four) basic styles, namely: 1) participatory; 2) search and research; 3) structuring and planning and 4) concrete action and production. The article is configured as an experience report, carried out with a questionnaire application with 159 students from a postgraduate distance education course. Data revealed a predominance of structure and planning style on the virtual environment (40.7%), with balanced results in search and research style (36.4%), participatory use (36.4%) and concrete action production (34.9%). Thus, the faculty was oriented to prioritize pedagogical strategies able to sequence learning, starting from the predominant style and advancing by the others. The report concludes by pointing out the pertinence of the diagnosis of the virtual environment usage styles for the online educational praxis, recommending its implementation in the beginning of the academic term, aiming to guide the teaching work and elaboration of didactic activities.Repositório AbertoSanto, EnielCardoso, AristonSantos, AdilsonBarros, Daniela Melaré VieiraMoreira, J. António2023-02-10T12:44:09Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13365porSANTO, Eniel do Espírito; CARDOSO, Ariston, SANTOS, Adilson; BARROS, Daniela, MOREIRA, J. António (2019). Perfil de Uso do Espaço Virtual como Estratégia Pedagógica para a Práxis Educativa Online. Revista EaD em Foco, 9(1), 781-790.2177-8310https://doi.org/10.18264/eadf.v9i781info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.573657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
Virtual environment usage styles as a pedagogical estudo de caso strategy for online educational praxis
title Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
spellingShingle Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
Santo, Eniel
Estilos de uso do espaço virtual
Estratégias pedagógicas
Virtual environment usage styles
Pedagogical strategies
title_short Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
title_full Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
title_fullStr Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
title_full_unstemmed Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
title_sort Perfil de uso do espaço virtual como estratégia pedagógica para a práxis educativa online
author Santo, Eniel
author_facet Santo, Eniel
Cardoso, Ariston
Santos, Adilson
Barros, Daniela Melaré Vieira
Moreira, J. António
author_role author
author2 Cardoso, Ariston
Santos, Adilson
Barros, Daniela Melaré Vieira
Moreira, J. António
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Eniel
Cardoso, Ariston
Santos, Adilson
Barros, Daniela Melaré Vieira
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de uso do espaço virtual
Estratégias pedagógicas
Virtual environment usage styles
Pedagogical strategies
topic Estilos de uso do espaço virtual
Estratégias pedagógicas
Virtual environment usage styles
Pedagogical strategies
description Neste artigo analisamos o perfil de uso do espaço virtual dos estudantes como estratégia pedagógica para a práxis educativa nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica do perfil de uso do espaço virtual pressupõe quatro estilos básicos: 1) participativo; 2) de busca e pesquisa; 3) de estruturação e planejamento; e 4) de ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do questionário de identificação desse perfil com 159 estudantes em um curso de pós-gra- duação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo do estilo predominante e avançando pelos de- mais estilos menos desenvolvidos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso do espaço virtual para a práxis educativa online, recomendando a sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2023-02-10T12:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13365
url http://hdl.handle.net/10400.2/13365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SANTO, Eniel do Espírito; CARDOSO, Ariston, SANTOS, Adilson; BARROS, Daniela, MOREIRA, J. António (2019). Perfil de Uso do Espaço Virtual como Estratégia Pedagógica para a Práxis Educativa Online. Revista EaD em Foco, 9(1), 781-790.
2177-8310
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i781
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116697534464