Os 5 sentidos associados a Portugal na perspectiva dos turistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20660 |
Resumo: | Considerando a importância dos cinco sentidos para o marketing turístico, procurou-se conhecer as sensações experienciadas e recordadas pelos turistas estrangeiros que visitam Portugal de forma a responder às seguintes questões: Como é que os turistas de diversos países experienciam Portugal? Como é caraterizado Portugal a nível sensorial pelos turistas? Quais os sentidos a enfatizar nas estratégias de comunicação do turismo português para cada região/mercado? Foi utilizada uma metodologia mista através da combinação de uma análise qualitativa netnográfica com uma análise quantitativa de conteúdo. Concluiu-se, que Portugal é caraterizado a nível visual pela sua arquitetura e como um país colorido; a nível auditivo é associado ao Fado; a nível gustativo os turistas valorizaram essencialmente o peixe e, incluído neste, mencionam especificamente o bacalhau; quanto ao olfato, os turistas mencionaram o cheiro a comida, dando especial relevância ao peixe; relativamente ao tato o país é associado pelos turistas à areia e ao calor. |
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Os 5 sentidos associados a Portugal na perspectiva dos turistasThe 5 senses associated with Portugal in the tourist perspectiveMarketing sensorialMarketing turísticoGeomarketingConsiderando a importância dos cinco sentidos para o marketing turístico, procurou-se conhecer as sensações experienciadas e recordadas pelos turistas estrangeiros que visitam Portugal de forma a responder às seguintes questões: Como é que os turistas de diversos países experienciam Portugal? Como é caraterizado Portugal a nível sensorial pelos turistas? Quais os sentidos a enfatizar nas estratégias de comunicação do turismo português para cada região/mercado? Foi utilizada uma metodologia mista através da combinação de uma análise qualitativa netnográfica com uma análise quantitativa de conteúdo. Concluiu-se, que Portugal é caraterizado a nível visual pela sua arquitetura e como um país colorido; a nível auditivo é associado ao Fado; a nível gustativo os turistas valorizaram essencialmente o peixe e, incluído neste, mencionam especificamente o bacalhau; quanto ao olfato, os turistas mencionaram o cheiro a comida, dando especial relevância ao peixe; relativamente ao tato o país é associado pelos turistas à areia e ao calor.Considering the relevance of the five senses for tourism marketing, the present work focuses on the sensations experienced and remembered by foreign tourists visiting Portugal in order to answer the following questions: How do tourists from different countries experience Portugal? How do tourists characterize Portugal at sensory level? What are the meanings to emphasize in the Portuguese tourism communication strategies for each region/market? A mixed methodology was used combining a qualitative netnographic analysis with a quantitative content analysis. It was concluded that according to the tourists, Portugal is visually characterized by its architecture and as a colourful country; at the hearing level is associated with Fado; on a taste basis, tourists have valued fish in particular and specifically mention cod; As for scent, tourists mentioned the scent of food, giving particular importance to fish; With regard to touch, the country is associated by tourists with sand and heat.AISTI – Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoBiblioteca Digital do IPBFranco, AnaCorreia, RicardoMeneses, Raquel2020-02-21T17:18:03Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20660porFranco, Ana; Correia, Ricardo; Meneses, Raquel (2019). Os 5 sentidos associados a Portugal na perspectiva dos turistas = The 5 senses associated with Portugal in the tourist perspective. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. 24, p. 272-2861646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:31.937587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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