"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96665 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_7179d1486752d363032e0d27a30b6aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96665 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020""Pedagogical Internship Report Developed at the Secondary School of Lousã, with the 9th Class D, in the Academic Year 2019/2020"Estágio PedagógicoEducação FísicaObesidadeAptidão FísicaInternship’s ReportPhysical EducationObesityPhysical FitnessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaA realização do presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio inserida no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O estágio pedagógico decorreu ao longo do ano letivo 2019/2020, na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 9º D.Neste documento são relatadas de uma forma critica as vivências, tarefas desenvolvidas em diferentes âmbitos e o progresso realizado ao longo do ano. Inicialmente é feita a análise reflexiva relativamente à prática pedagógica tanto a nível do planeamento como da realização. Para finalizar, é feita a apresentação do aprofundamento do tema-problema, procurando-se perceber quais as relações entre a aptidão física e os indicadores de obesidade em alunos do 3º ciclo do ensino básico.A amostra deste estudo foi constituída por 67 participantes de ambos os sexos (33 rapazes e 34 raparigas), com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. Como indicadores de obesidade, foram avaliados o índice de massa corporal (IMC) e a massa gorda (%MG) calculada pelo modelo proposto por Slaughter (1988), utilizando os valores das pregas cutâneas tricipital e geminal. Para a avaliação das componentes da aptidão física, foram aplicados os testes recomendados pela bateria FITescola. Para a cálculo do VO2max foi utilizado a equação proposta Léger e Lambert (1982). Verificou-se que: a) A maioria dos alunos encontra-se no nível de magreza leve, sendo o valor médio do IMC de 22,2 estando este valor entre os valores considerados para o peso normal (18,5 < 24,9); b) Os rapazes apresentam maior força resistente abdominal, maior força resistente dos membros superiores, maior força potente dos membros inferiores, mais velocidade, mais agilidade e menos %MG; c) A aptidão cardiorrespiratória está inversamente relacionada com o IMC, com a %MG e com a Circunferência da cintura (CC); d) A força abdominal está inversamente relacionada com %MG e com CC, mas não com o IMC; e) A potência inferior está inversamente relacionada com a %MG, mas não com o IMC nem com a CC.This report is inserted in the curricular unit of “Teacher Training” of 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in and Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from University of Coimbra.The internship was comprehended between the year of 2019/20 at Escola Secundária da Lousã, with the nineth graders, class D.In this document, experiences, tasks developed in different areas and progress made throughout the year are critically reported. Initially, a reflective analysis is made regarding the pedagogical practice, both in terms of planning and implementation. To conclude, the presentation of the deepening of the problem-theme is made, trying to understand the relationship between physical fitness and obesity indicators in students of the 3rd cycle of basic education.The sample of this study consisted of 67 participants of both sexes (33 boys and 34 girls), aged between 15 and 17 years old. As indicators of obesity, body mass index (BMI) and fat mass (% MG) were calculated using the model proposed by Slaughter (1988), using the values of the tricipital and geminal skin folds. For the evaluation of the components of physical fitness, the tests recommended by the FITescola battery were applied. For the calculation of VO2max, the proposed equation Léger and Lambert (1982) was used.It was found that: a) Most students are at the level of light thinness, with an average BMI value of 22.2, this value being among the values considered for normal weight (18.5 <24.9) ; b) Boys have greater abdominal strength, greater upper limb strength, greater potent lower limb strength, more speed, more agility and less% MG; c) Cardiorespiratory fitness is inversely related to BMI,% MG and waist circumference (WC); d) Abdominal strength is inversely related to% MG and WC, but not to BMI; e) The lower power is inversely related to% MG, but not to BMI or WC.2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96665http://hdl.handle.net/10316/96665TID:202808599porSantos, Miguel Ângelo Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:42:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.479036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" "Pedagogical Internship Report Developed at the Secondary School of Lousã, with the 9th Class D, in the Academic Year 2019/2020" |
title |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" |
spellingShingle |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" Santos, Miguel Ângelo Brito Estágio Pedagógico Educação Física Obesidade Aptidão Física Internship’s Report Physical Education Obesity Physical Fitness |
title_short |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" |
title_full |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" |
title_fullStr |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" |
title_full_unstemmed |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" |
title_sort |
"Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020" |
author |
Santos, Miguel Ângelo Brito |
author_facet |
Santos, Miguel Ângelo Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Miguel Ângelo Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Obesidade Aptidão Física Internship’s Report Physical Education Obesity Physical Fitness |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Obesidade Aptidão Física Internship’s Report Physical Education Obesity Physical Fitness |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96665 http://hdl.handle.net/10316/96665 TID:202808599 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96665 |
identifier_str_mv |
TID:202808599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134046580637696 |