RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Nuno Miguel de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84250
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e4b4f2bc4da27064cc8bd78b767373b2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão FísicaTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE HIGH SCHOOL OF LOUSÃ, NEXT TO THE 9th GRADE, IN THE YEAR 2016/2017 - Quality of Learning in Physical Education - Practical Contents and Levels of Physical FitnessEducação FísicaEstágio PedagógicoQualidade das AprendizagensAptidão FísicaPhysical EducationTeacher TrainingQuality of LearningPhysical FitnessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO caminho por nós realizado ao longo do Estágio Pedagógico originou uma análise e reflexão crítica que se encontra espelhada no presente documento. O processo ensino-aprendizagem exige dos professores estagiários um trabalho constante de retrospeção e adaptação às diversidades encontradas na realidade escolar onde se inserem.O presente relatório analisa os conhecimentos e experiências adquiridas durante o Estágio Pedagógico com a turma A do 9º ano, na Escola Secundária da Lousã, no ano letivo 2016/2017.Inicialmente realizamos a contextualização da prática desenvolvida (ou reconhecimento da expedição à montanha), que consiste na descrição dos elementos factuais do relatório, que servem de suporte para a reflexão da prática. De seguida analisamos reflexivamente a prática pedagógica (ou ascensão ao cume da montanha), onde sustentamos as posições tomadas no decorrer do Estágio Pedagógico. No capítulo seguinte, realizamos o aprofundamento do tema/problema “Qualidade das aprendizagens de Educação Física- conteúdos práticos e níveis de aptidão física”. Onde foi possível concluir que relativamente à matéria observada a maioria dos alunos apresenta um nível satisfatório que lhes permite integrar e realizar um jogo de andebol. Quanto aos níveis de aptidão física concluímos que estes se encontram muito abaixo do expectável, com a maioria dos alunos fora da zona saudável de aptidão física. Para finalizar realizamos uma conclusão relativa ao percurso realizado, onde enunciamos as competências e aprendizagens adquiridas e realizamos um breve conclusão relativa ao estudo efectuado.The path taken by us during the Teacher Training has led to a critical analysis and reflection that is mirrored in this document. The teaching-learning process requires the trainee teachers to constantly work on retrospection and adaptation to the diversities found in the school reality where they are inserted.This report analyzes the knowledge and experiences acquired during the Teacher Trainning with the class A of the 9th grade, in “Escola Secundária da Lousã”, in the 2016/2017 school year.Initially we contextualize the developed practice (or recognition of the expedition to the mountain), describing the factual elements of the report, which serve as a support for the reflection. We then analyze reflexively the pedagogical practice (or ascension to the top of the mountain), where we sustain the positions taken during the Teacher Trainning. To conclude, we deepen the theme / problem "Qualities of learning Physical Education - mastery of practical contents and levels of physical fitness". We conclude that in relation to the observed matter the majority of the students presents a satisfactory level that allows them to integrate and to realize a game of handball. As for the levels of physical fitness we found that these are far below the expected level, since the majority of students is outside the healthy zone of physical fitness. To conclude we make a conclusion about the path taken, where we state the competences and learning acquired and make a brief conclusion about the study carried out.2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84250http://hdl.handle.net/10316/84250TID:202146057porMaia, Nuno Miguel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:51.698908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE HIGH SCHOOL OF LOUSÃ, NEXT TO THE 9th GRADE, IN THE YEAR 2016/2017 - Quality of Learning in Physical Education - Practical Contents and Levels of Physical Fitness
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
Maia, Nuno Miguel de Sousa
Educação Física
Estágio Pedagógico
Qualidade das Aprendizagens
Aptidão Física
Physical Education
Teacher Training
Quality of Learning
Physical Fitness
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9.ºA, NO ANO LETIVO DE 2016/2017 - Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Conteúdos Práticos e Níveis de Aptidão Física
author Maia, Nuno Miguel de Sousa
author_facet Maia, Nuno Miguel de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Nuno Miguel de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Qualidade das Aprendizagens
Aptidão Física
Physical Education
Teacher Training
Quality of Learning
Physical Fitness
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Qualidade das Aprendizagens
Aptidão Física
Physical Education
Teacher Training
Quality of Learning
Physical Fitness
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84250
http://hdl.handle.net/10316/84250
TID:202146057
url http://hdl.handle.net/10316/84250
identifier_str_mv TID:202146057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949858938880