Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/86376 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_856a9cdd1c1f2ea798ce374c257732d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/86376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018Teacher Training Report developed at Secondary School Francisco Rodrigues Lobo, with the 10th grade - B, in 2017/2018.Aptidão físicaEducação FísicaMotivaçãoSaúdePhysical FitnessPhysical EducationMotivationHealthRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Relatório de Estágio insere-se no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Antes e durante o Estágio Pedagógico, o professor estagiário tem algumas expectativas e experiencia situações únicas, que só através da prática são possíveis de acontecer. Ao longo do processo ensino-aprendizagem é demasiado importante que o professor mantenha o gosto pela pesquisa, uma vez que é um eterno investigador, com o intuito de transmitir conteúdos o mais corretamente possível aos alunos. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo de Leiria, junto da turma B do 10º ano de escolaridade. No decorrer deste documento serão faladas as expectativas iniciais, incluindo os pontos fortes e dificuldades observadas. Para além disso falar-se-á acerca do Planeamento, Realização, Avaliação, Atitude Ético-Profissional e Aprendizagens dos Alunos de forma a construir uma análise reflexiva. Para terminar é desenvolvido o tema-problema sobre “A Aptidão Física em Educação Física e a sua relação com a Saúde: A perceção dos alunos de uma turma do 10º Ano”. A aptidão física, nos últimos tempos, tem suscitado interesse em diversas investigações. Assim, este estudo tem como principal objetivo compreender a motivação que os alunos têm para a disciplina de Educação Física, a perceção dos mesmos em relação à aptidão física, bem como a consciencialização sobre a relação da aptidão física com a saúde. Os participantes do estudo selecionados foram os alunos da turma, constituída por 28 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, em que 14 alunos são do género masculino e 14 alunos do género feminino. De uma forma geral, a turma concorda parcialmente que se sente motivada para as aulas de Educação Física, dando importância ao treino de aptidão física. Para além disso, não apresenta nenhum aluno sedentário, sendo um aspeto muito positivo.The Practicum report is inserted on the 2nd year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School curricular programme in Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Before and during the Teacher training period, the professor has expectations and will experience unique situations, which are only possible due to practice. Throughout the teaching-learning process it's extremely important the teacher's will to keep research with the purpose of fostering student learning. The Teacher Training was performed at Secondary School Francisco Rodrigues Lobo in Leiria, with the class B 10th graders.Along this document will be referred the initial expectations including strengths and difficulties. After, we produce a reflection on the pedagogical practice developed throughout the practicum year. In the end there is a study about "The Physical Fitness in Physical Education and its relationship with health: the 10th graders' perception." The Physical Fitness, lately, has aroused concernment in multiple investigations. This study has as a main focus the students' motivation towards Physical education, their perception of physical fitness and the awareness of the relationship between physical fitness and health. The selected participants were the students from a class of 28, with ages between 15 and 17 and which 14 students were male and the other 14 were female. Overall, students in this class "partially agree" they feel motivated towards physical education classes, giving enfase to physical fitness training. Furthermore, there's no sedentary student in this class, which is a positive aspect.2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86376http://hdl.handle.net/10316/86376TID:202219704porPedreiras, Jessica Meirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:04:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:32.270616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 Teacher Training Report developed at Secondary School Francisco Rodrigues Lobo, with the 10th grade - B, in 2017/2018. |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 Pedreiras, Jessica Meira Aptidão física Educação Física Motivação Saúde Physical Fitness Physical Education Motivation Health |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da Turma B do 10º Ano no Ano Letivo 2017/2018 |
author |
Pedreiras, Jessica Meira |
author_facet |
Pedreiras, Jessica Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedreiras, Jessica Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidão física Educação Física Motivação Saúde Physical Fitness Physical Education Motivation Health |
topic |
Aptidão física Educação Física Motivação Saúde Physical Fitness Physical Education Motivation Health |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/86376 http://hdl.handle.net/10316/86376 TID:202219704 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/86376 |
identifier_str_mv |
TID:202219704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550624508608512 |