Respostas emocionais e comportamentais do pai à ansiedade dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luiz Paulo Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9043
Resumo: Devido à sua elevada prevalência, impacto e cronicidade, as perturbações de ansiedade na infânciatêm sido alvo de uma vasta atençãoda literatura nas últimas décadas. Porém, poucos estudos têm o papel do pai no contexto das relações pais e criança ansiosa, nem tampouco têm dado enfoque às emoções e ao comportamento parental em situações potencialmente ansiogénicas para os filhos.Deste modo, este estudo tem como objetivoexplorar as emoções parentais e o comportamento dos pais de crianças com perturbação da ansiedade (PA), assim como as cognições associadas aos mesmos, a partir de duas situações hipotéticas.Este estudo tem um caráter exploratório, qualitativo e transversal, tendo recorrido à análise de conteúdo de entrevistas aplicadas aos pais. Participaram no estudo23 pais do sexo masculinode crianças com PA, entre os 9 e os 12 anos. Foram aplicadas aos pais umaficha de dados sociodemográficose uma entrevista semiestruturada dirigida a pais e cuidadores de crianças com diagnóstico de PApara explorarmos as cognições, as emoções e os comportamentos dos pais face a dois cenários potencialmente geradores de ansiedade nos filhos.Nos resultados obtidos da situação hipotética de tipo físico a maioria dos pais revela que sentiria preocupação, procuraria apoio especializado e considerar-se-iam responsáveis por gerir a situação. Na situação hipotética de tipo social,os pais antecipam que não sentiriamnenhuma emoção desagradávele procurariam obter mais informações junta da criança perante esse cenário, ainda que interpretassem a situação comoameaçadora. A identificação de padrões de resposta baseados nas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais dos pais a situações neutras do dia-a-dia permite compreender melhor possíveis formas de transmissão de ansiedade intergeracional e avaliar/intervir de forma mais eficaz com as famílias de crianças com PA em contexto clínico.
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