Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Alexandra Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1687
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas) é um trabalho de investigação desenvolvido na área de Português que teve como objetivo principal promover a compreensão inferencial nos alunos e a formação de leitores competentes. Segue um design de estudo baseado no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (PLFL) aplicado à obra de literatura infantil, “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw, procurando i) verificar a pertinência do PLFL para desenvolver estratégias de compreensão inferencial e ii) perceber de que forma o PLFL contribui para a formação de leitores. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes 25 crianças, 12 raparigas e 13 rapazes, com 6 e 7 anos de idade, de um 1.º ano de escolaridade. Os resultados deixam perceber que o PLFL desenvolve a compreensão inferencial, pois permite aos alunos o contacto direto com várias estratégias e modos de ler, abordar e compreender o texto. Além disso orienta os leitores para um conhecimento mais profundo do texto, desenvolvendo a sua competência leitora. É evidente a necessidade de apostar mais na formação dos professores no sentido de complementarem as abordagens de texto literário que fazem com os princípios do PLFL e planificarem atividades em conformidade; é também crucial envolver as famílias e bibliotecas, enquanto mediadores secundários. De uma forma geral, tanto a PES como este estudo de investigação permitiu melhorar a minha prática em vários aspetos, ajudando-me a evoluir quer pessoalmente, quer profissionalmente, e de uma forma gradual e equilibrada.
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