Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1687 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas) é um trabalho de investigação desenvolvido na área de Português que teve como objetivo principal promover a compreensão inferencial nos alunos e a formação de leitores competentes. Segue um design de estudo baseado no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (PLFL) aplicado à obra de literatura infantil, “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw, procurando i) verificar a pertinência do PLFL para desenvolver estratégias de compreensão inferencial e ii) perceber de que forma o PLFL contribui para a formação de leitores. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes 25 crianças, 12 raparigas e 13 rapazes, com 6 e 7 anos de idade, de um 1.º ano de escolaridade. Os resultados deixam perceber que o PLFL desenvolve a compreensão inferencial, pois permite aos alunos o contacto direto com várias estratégias e modos de ler, abordar e compreender o texto. Além disso orienta os leitores para um conhecimento mais profundo do texto, desenvolvendo a sua competência leitora. É evidente a necessidade de apostar mais na formação dos professores no sentido de complementarem as abordagens de texto literário que fazem com os princípios do PLFL e planificarem atividades em conformidade; é também crucial envolver as famílias e bibliotecas, enquanto mediadores secundários. De uma forma geral, tanto a PES como este estudo de investigação permitiu melhorar a minha prática em vários aspetos, ajudando-me a evoluir quer pessoalmente, quer profissionalmente, e de uma forma gradual e equilibrada. |
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Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas)LeituraLiteratura infantilPrograma de literatura fundamentado na literaturaCompreensão inferencialAtividades de leitura orientadaReadingChildren's literatureLiterature-based reading programInferential comprehensionGuided reading activitiesO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas) é um trabalho de investigação desenvolvido na área de Português que teve como objetivo principal promover a compreensão inferencial nos alunos e a formação de leitores competentes. Segue um design de estudo baseado no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (PLFL) aplicado à obra de literatura infantil, “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw, procurando i) verificar a pertinência do PLFL para desenvolver estratégias de compreensão inferencial e ii) perceber de que forma o PLFL contribui para a formação de leitores. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes 25 crianças, 12 raparigas e 13 rapazes, com 6 e 7 anos de idade, de um 1.º ano de escolaridade. Os resultados deixam perceber que o PLFL desenvolve a compreensão inferencial, pois permite aos alunos o contacto direto com várias estratégias e modos de ler, abordar e compreender o texto. Além disso orienta os leitores para um conhecimento mais profundo do texto, desenvolvendo a sua competência leitora. É evidente a necessidade de apostar mais na formação dos professores no sentido de complementarem as abordagens de texto literário que fazem com os princípios do PLFL e planificarem atividades em conformidade; é também crucial envolver as famílias e bibliotecas, enquanto mediadores secundários. De uma forma geral, tanto a PES como este estudo de investigação permitiu melhorar a minha prática em vários aspetos, ajudando-me a evoluir quer pessoalmente, quer profissionalmente, e de uma forma gradual e equilibrada.The present study was carried out in the context of curricular unit (CU) of Supervised Teaching Practice II (STP II), of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education (CBE). Read more and better = understand more (between and beyond the lines) is a research work developed in the area of Portuguese that had as main objective to promote inferential comprehension in students and the training of competent readers. Follows a study design according to the Literature-Based Reading Program (LBRP) applied to the work of children's literature, "The Black Sheep" of Elizabeth Shaw, looking to i) verify the relevance of the LBRP to develop and inferential comprehension strategies ii) understand how the LBRP contributes to the formation of readers. The study followed a qualitative research methodology and participants 25 children, 12 girls and 13 boys, with 6 and 7 years of age, of a 1st grade level. The results let suggest that the LBRP develops the inferential comprehension, because it allows students to contact directly with various strategies and ways of read, discuss and understand the text. Also guides readers to a deeper understanding of the text, by developing their competence reader. It is evident the need to invest more in the training of teachers in order to complement the approaches of the literary text that make the principles of LBRP and plan activities accordingly; it is also crucial to involve families and libraries, while secondary mediators. Generally speaking, both the STP as this research study allowed me to improve my practice in various aspects, helping me to evolve either personally or professionally, in a gradual and balanced way.2016-12-29T11:09:23Z2015-01-29T00:00:00Z2015-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1687TID:201509229porFerreira, Patrícia Alexandra Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:55Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:04.328716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas) é um trabalho de investigação desenvolvido na área de Português que teve como objetivo principal promover a compreensão inferencial nos alunos e a formação de leitores competentes. Segue um design de estudo baseado no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (PLFL) aplicado à obra de literatura infantil, “A Ovelhinha Preta” de Elizabeth Shaw, procurando i) verificar a pertinência do PLFL para desenvolver estratégias de compreensão inferencial e ii) perceber de que forma o PLFL contribui para a formação de leitores. O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e teve como participantes 25 crianças, 12 raparigas e 13 rapazes, com 6 e 7 anos de idade, de um 1.º ano de escolaridade. Os resultados deixam perceber que o PLFL desenvolve a compreensão inferencial, pois permite aos alunos o contacto direto com várias estratégias e modos de ler, abordar e compreender o texto. Além disso orienta os leitores para um conhecimento mais profundo do texto, desenvolvendo a sua competência leitora. É evidente a necessidade de apostar mais na formação dos professores no sentido de complementarem as abordagens de texto literário que fazem com os princípios do PLFL e planificarem atividades em conformidade; é também crucial envolver as famílias e bibliotecas, enquanto mediadores secundários. De uma forma geral, tanto a PES como este estudo de investigação permitiu melhorar a minha prática em vários aspetos, ajudando-me a evoluir quer pessoalmente, quer profissionalmente, e de uma forma gradual e equilibrada. |
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