Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.27715 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula. |
id |
RCAP_71ae22a2e8f708311fba84debec898d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarPrática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarOriginal ArticleO presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.The present work aimed to investigate whether the playful practice is an auxiliary tool in teaching jiu-jitsu in a military environment. It was a qualitative case study, as it followed the action research model. Thirteen Jiu-Jitsu teachers with at least five years of experience teaching Jiu-Jitsu in military environments were interviewed. After applying a semi-structured questionnaire, which was analysed according to the technique of Bardin, it was possible to conclude that playful practice is a helpful tool in teaching jiu-jitsu in a military environment, as it promotes an environment of positive and integrative well-being, establishing a more direct and closer communication between teacher and student during class.Edições Sílabas Didáticas2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.27715por2182-29721646-107XSilva, Bruno Cezar BarbosaLemos, Jiddu BastosAraújo Júnior, Adenilson Targino deSaavedra, Francisco José Felixinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-08T13:45:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:21.260321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
spellingShingle |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar Silva, Bruno Cezar Barbosa Original Article |
title_short |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_full |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_fullStr |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_full_unstemmed |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
title_sort |
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar |
author |
Silva, Bruno Cezar Barbosa |
author_facet |
Silva, Bruno Cezar Barbosa Lemos, Jiddu Bastos Araújo Júnior, Adenilson Targino de Saavedra, Francisco José Felix |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Jiddu Bastos Araújo Júnior, Adenilson Targino de Saavedra, Francisco José Felix |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Cezar Barbosa Lemos, Jiddu Bastos Araújo Júnior, Adenilson Targino de Saavedra, Francisco José Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.27715 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.27715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170708197376 |