Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Cezar Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lemos, Jiddu Bastos, Araújo Júnior, Adenilson Targino de, Saavedra, Francisco José Felix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.27715
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.
id RCAP_71ae22a2e8f708311fba84debec898d5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarPrática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militarOriginal ArticleO presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.The present work aimed to investigate whether the playful practice is an auxiliary tool in teaching jiu-jitsu in a military environment. It was a qualitative case study, as it followed the action research model. Thirteen Jiu-Jitsu teachers with at least five years of experience teaching Jiu-Jitsu in military environments were interviewed. After applying a semi-structured questionnaire, which was analysed according to the technique of Bardin, it was possible to conclude that playful practice is a helpful tool in teaching jiu-jitsu in a military environment, as it promotes an environment of positive and integrative well-being, establishing a more direct and closer communication between teacher and student during class.Edições Sílabas Didáticas2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.27715por2182-29721646-107XSilva, Bruno Cezar BarbosaLemos, Jiddu BastosAraújo Júnior, Adenilson Targino deSaavedra, Francisco José Felixinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-08T13:45:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:21.260321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
spellingShingle Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
Silva, Bruno Cezar Barbosa
Original Article
title_short Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_full Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_fullStr Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_full_unstemmed Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
title_sort Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
author Silva, Bruno Cezar Barbosa
author_facet Silva, Bruno Cezar Barbosa
Lemos, Jiddu Bastos
Araújo Júnior, Adenilson Targino de
Saavedra, Francisco José Felix
author_role author
author2 Lemos, Jiddu Bastos
Araújo Júnior, Adenilson Targino de
Saavedra, Francisco José Felix
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Cezar Barbosa
Lemos, Jiddu Bastos
Araújo Júnior, Adenilson Targino de
Saavedra, Francisco José Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.27715
url https://doi.org/10.6063/motricidade.27715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170708197376