Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38723 |
Resumo: | O consumidor está cada vez mais consciente dos seus atos, estes passam a prestar mais atenção no que consomem e procuram produtos e marcas que tenham uma preocupação do seu impacto no meio ambiente. O consumo consciente tem-se tornado uma tendência em crescimento em todo o mundo, também o movimento cruelty-free tem vindo a trabalhar na luta a favor dos direitos dos animais. Cruelty-Free, traduzido à letra significa livre de crueldade, esta é uma expressão que é utilizada para descrever produtos que não testados em animais. O consumidor demonstra uma preocupação por o bem-estar animal, os seus comportamentos mudaram e as exigências face às marcas também. Este tem um maior conhecimento sobre o impacto das suas decisões de compra. Diante disso, o principal objetivo da presente dissertação é compreender as motivações de compra dos consumidores de produtos de cosmética cruelty-free. Para dar resposta aos objetivos, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura com incidência nos temas sustentabilidade, consumo sustentável, motivações de compra para o consumo socialmente sustentável, indústria cosmética, motivações de compra de produtos de cosmética sustentável e por fim motivações de compra do atributo cruelty-free. Esta investigação teve uma abordagem qualitativa com recurso à técnica de entrevista. Assim, através deste método foi possível concluir que as preocupações com o bem-estar animal usufrui de um papel cada vez mais importante no que diz respeito às motivações de compra dos consumidores. Foi possível constatar que existe uma crescente preocupação com a sustentabilidade, estando presente uma culpa social e uma consciência ética nas motivações de compra do consumidor. Relativamente ao fator preço este não demonstrou ser um fator limitador, ainda assim é demonstrado pelos consumidores que a sua situação financeira em nada pode afetar as suas motivações de compra e trair os seus valores éticos, indo contra a própria motivação. |
id |
RCAP_71c77a043eeae727057e8a440e3ce3ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- FreeCruelty-FreeSustentabilidadeConsumo SustentávelConsumidor Socialmente ResponsávelMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO consumidor está cada vez mais consciente dos seus atos, estes passam a prestar mais atenção no que consomem e procuram produtos e marcas que tenham uma preocupação do seu impacto no meio ambiente. O consumo consciente tem-se tornado uma tendência em crescimento em todo o mundo, também o movimento cruelty-free tem vindo a trabalhar na luta a favor dos direitos dos animais. Cruelty-Free, traduzido à letra significa livre de crueldade, esta é uma expressão que é utilizada para descrever produtos que não testados em animais. O consumidor demonstra uma preocupação por o bem-estar animal, os seus comportamentos mudaram e as exigências face às marcas também. Este tem um maior conhecimento sobre o impacto das suas decisões de compra. Diante disso, o principal objetivo da presente dissertação é compreender as motivações de compra dos consumidores de produtos de cosmética cruelty-free. Para dar resposta aos objetivos, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura com incidência nos temas sustentabilidade, consumo sustentável, motivações de compra para o consumo socialmente sustentável, indústria cosmética, motivações de compra de produtos de cosmética sustentável e por fim motivações de compra do atributo cruelty-free. Esta investigação teve uma abordagem qualitativa com recurso à técnica de entrevista. Assim, através deste método foi possível concluir que as preocupações com o bem-estar animal usufrui de um papel cada vez mais importante no que diz respeito às motivações de compra dos consumidores. Foi possível constatar que existe uma crescente preocupação com a sustentabilidade, estando presente uma culpa social e uma consciência ética nas motivações de compra do consumidor. Relativamente ao fator preço este não demonstrou ser um fator limitador, ainda assim é demonstrado pelos consumidores que a sua situação financeira em nada pode afetar as suas motivações de compra e trair os seus valores éticos, indo contra a própria motivação.Gomes, SandraRepositório ComumBranco, Andreia Filipa Ferreira2022-01-07T15:19:38Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38723202838013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:42.948650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
title |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
spellingShingle |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free Branco, Andreia Filipa Ferreira Cruelty-Free Sustentabilidade Consumo Sustentável Consumidor Socialmente Responsável Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
title_full |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
title_fullStr |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
title_full_unstemmed |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
title_sort |
Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free |
author |
Branco, Andreia Filipa Ferreira |
author_facet |
Branco, Andreia Filipa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Andreia Filipa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cruelty-Free Sustentabilidade Consumo Sustentável Consumidor Socialmente Responsável Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Cruelty-Free Sustentabilidade Consumo Sustentável Consumidor Socialmente Responsável Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O consumidor está cada vez mais consciente dos seus atos, estes passam a prestar mais atenção no que consomem e procuram produtos e marcas que tenham uma preocupação do seu impacto no meio ambiente. O consumo consciente tem-se tornado uma tendência em crescimento em todo o mundo, também o movimento cruelty-free tem vindo a trabalhar na luta a favor dos direitos dos animais. Cruelty-Free, traduzido à letra significa livre de crueldade, esta é uma expressão que é utilizada para descrever produtos que não testados em animais. O consumidor demonstra uma preocupação por o bem-estar animal, os seus comportamentos mudaram e as exigências face às marcas também. Este tem um maior conhecimento sobre o impacto das suas decisões de compra. Diante disso, o principal objetivo da presente dissertação é compreender as motivações de compra dos consumidores de produtos de cosmética cruelty-free. Para dar resposta aos objetivos, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura com incidência nos temas sustentabilidade, consumo sustentável, motivações de compra para o consumo socialmente sustentável, indústria cosmética, motivações de compra de produtos de cosmética sustentável e por fim motivações de compra do atributo cruelty-free. Esta investigação teve uma abordagem qualitativa com recurso à técnica de entrevista. Assim, através deste método foi possível concluir que as preocupações com o bem-estar animal usufrui de um papel cada vez mais importante no que diz respeito às motivações de compra dos consumidores. Foi possível constatar que existe uma crescente preocupação com a sustentabilidade, estando presente uma culpa social e uma consciência ética nas motivações de compra do consumidor. Relativamente ao fator preço este não demonstrou ser um fator limitador, ainda assim é demonstrado pelos consumidores que a sua situação financeira em nada pode afetar as suas motivações de compra e trair os seus valores éticos, indo contra a própria motivação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-28T00:00:00Z 2021-07-28T00:00:00Z 2022-01-07T15:19:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38723 202838013 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38723 |
identifier_str_mv |
202838013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130012860809216 |