Motivações de compra do consumidor de produtos de cosmética Cruelty- Free

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Andreia Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38723
Resumo: O consumidor está cada vez mais consciente dos seus atos, estes passam a prestar mais atenção no que consomem e procuram produtos e marcas que tenham uma preocupação do seu impacto no meio ambiente. O consumo consciente tem-se tornado uma tendência em crescimento em todo o mundo, também o movimento cruelty-free tem vindo a trabalhar na luta a favor dos direitos dos animais. Cruelty-Free, traduzido à letra significa livre de crueldade, esta é uma expressão que é utilizada para descrever produtos que não testados em animais. O consumidor demonstra uma preocupação por o bem-estar animal, os seus comportamentos mudaram e as exigências face às marcas também. Este tem um maior conhecimento sobre o impacto das suas decisões de compra. Diante disso, o principal objetivo da presente dissertação é compreender as motivações de compra dos consumidores de produtos de cosmética cruelty-free. Para dar resposta aos objetivos, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura com incidência nos temas sustentabilidade, consumo sustentável, motivações de compra para o consumo socialmente sustentável, indústria cosmética, motivações de compra de produtos de cosmética sustentável e por fim motivações de compra do atributo cruelty-free. Esta investigação teve uma abordagem qualitativa com recurso à técnica de entrevista. Assim, através deste método foi possível concluir que as preocupações com o bem-estar animal usufrui de um papel cada vez mais importante no que diz respeito às motivações de compra dos consumidores. Foi possível constatar que existe uma crescente preocupação com a sustentabilidade, estando presente uma culpa social e uma consciência ética nas motivações de compra do consumidor. Relativamente ao fator preço este não demonstrou ser um fator limitador, ainda assim é demonstrado pelos consumidores que a sua situação financeira em nada pode afetar as suas motivações de compra e trair os seus valores éticos, indo contra a própria motivação.
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