Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Renata
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dutra, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22871
Resumo: Neste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores.
id RCAP_71cbe622d8ca9a4782670d1f4c5dccf4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em MatemáticaAnálise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em MatemáticaArtigosNeste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores.This paper reports on application of a didactical material to teach Combinatory Analysis to Degree Mathematics Teaching. The material was developed using a problem-solving methodology and according to a pedagogical proposal in which mathematical knowledge is obtained as a balance of logical and intuitive aspects. The research focused on the evaluation of the didactic and pedagogical potential of using such material. Using a qualitative research — a case study — the teaching material was used in a teaching practice course of a Brazilian public university. The experience allowed students (future teachers) to develop of content through an alternative methodology. The results showed the experience provided students with an opportunity for learning and reflecting and favored a change in attitude regarding the way they faced teaching: from a strictly technical approach to a more meaningful one, emphasizing knowledge building. We believe such experiences may reflect positively on how the students will act in their classrooms (as teachers).APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22871por2183-28380872-3915Meneghetti, RenataDutra, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.126261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
title Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
spellingShingle Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
Meneghetti, Renata
Artigos
title_short Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
title_full Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
title_fullStr Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
title_sort Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
author Meneghetti, Renata
author_facet Meneghetti, Renata
Dutra, Aline
author_role author
author2 Dutra, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghetti, Renata
Dutra, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22871
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478767243264