Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22871 |
Resumo: | Neste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores. |
id |
RCAP_71cbe622d8ca9a4782670d1f4c5dccf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em MatemáticaAnálise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em MatemáticaArtigosNeste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores.This paper reports on application of a didactical material to teach Combinatory Analysis to Degree Mathematics Teaching. The material was developed using a problem-solving methodology and according to a pedagogical proposal in which mathematical knowledge is obtained as a balance of logical and intuitive aspects. The research focused on the evaluation of the didactic and pedagogical potential of using such material. Using a qualitative research — a case study — the teaching material was used in a teaching practice course of a Brazilian public university. The experience allowed students (future teachers) to develop of content through an alternative methodology. The results showed the experience provided students with an opportunity for learning and reflecting and favored a change in attitude regarding the way they faced teaching: from a strictly technical approach to a more meaningful one, emphasizing knowledge building. We believe such experiences may reflect positively on how the students will act in their classrooms (as teachers).APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22871por2183-28380872-3915Meneghetti, RenataDutra, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.126261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
title |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática Meneghetti, Renata Artigos |
title_short |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
title_full |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
title_sort |
Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática |
author |
Meneghetti, Renata |
author_facet |
Meneghetti, Renata Dutra, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Aline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghetti, Renata Dutra, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22871 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478767243264 |