Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Pedro Miguel Costa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15663
Resumo: A presente dissertação de mestrado é resultante de um estágio realizado na Caetano Formula, situada no sector um da zona industrial da Maia, inserida no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica – Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no estudo e otimização dos processos produtivos do departamento de chapa e pintura da Caetano Formula, sendo imprescindível a análise do desperdício incrementada nos processos produtivos dos seus colaboradores, otimização do layout e principalmente implementação de melhorias nos processos realizados pelos colaboradores com foco no desperdício. Uma grande adversidade do dia-a-dia das empresas, é não conseguirem acompanhar o crescimento da competitividade que existe no ramo em que se inserem, sendo que, por vezes, existe a necessidade de redefinição do plano estratégico recorrendo a novas técnicas e filosofias, eliminando o desperdício inerente ao processo. Quando o Grupo Salvador Caetano adquiriu as instalações da antiga Autogarme, sensibilizou a remodelação das infraestruturas, sendo que o departamento de colisão não ficou esquecido, também restruturou a oficina de recondicionamento que se encontrava na freguesia de Ermesinde para as suas novas instalações na Maia, sendo que o layout se manteve sem qualquer tipo de alteração. Hoje, a Caetano Formula é destingida pela Renault pelos seus elevados padrões de qualidade, sendo dos melhores concessionários a atuar no mercado Português, em conjunto com o Renault Retail Group. Com o mercado de retalho automóvel cada vez mais competitivo, o Grupo Salvador Caetano define objetivos para as várias secções de produtividade (mecânica, chaparia e pintura), embora os indicadores encontram-se distantes do objetivo proposto pelo grupo, tendo por base os serviços relacionados com os indicadores. Assim sendo, encontrar-seão apresentados ao longo da presente dissertação respostas às questões mais pertinentes relativamente a todos os procedimentos que darão seguimento às implementações de melhorias num sistema bastante difícil e competitivo, prestação de serviços, sendo o objetivo a qualidade do produto e fidelização dos clientes.
id RCAP_71cd8d01afcaf431c68f687cc1a8bace
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15663
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão autoMelhoria contínuaIndicadoresProdutividadeEficiênciaOcupaçãoConcessionárioColisãoSinistrosLayoutServiço de reparação automóvelClientesOtimização de processosContinuous improvementIndicatorsProductivityEfficiencyOccupationDealerCollisionClaimsAuto repair serviceCustomersProcess optimizationA presente dissertação de mestrado é resultante de um estágio realizado na Caetano Formula, situada no sector um da zona industrial da Maia, inserida no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica – Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no estudo e otimização dos processos produtivos do departamento de chapa e pintura da Caetano Formula, sendo imprescindível a análise do desperdício incrementada nos processos produtivos dos seus colaboradores, otimização do layout e principalmente implementação de melhorias nos processos realizados pelos colaboradores com foco no desperdício. Uma grande adversidade do dia-a-dia das empresas, é não conseguirem acompanhar o crescimento da competitividade que existe no ramo em que se inserem, sendo que, por vezes, existe a necessidade de redefinição do plano estratégico recorrendo a novas técnicas e filosofias, eliminando o desperdício inerente ao processo. Quando o Grupo Salvador Caetano adquiriu as instalações da antiga Autogarme, sensibilizou a remodelação das infraestruturas, sendo que o departamento de colisão não ficou esquecido, também restruturou a oficina de recondicionamento que se encontrava na freguesia de Ermesinde para as suas novas instalações na Maia, sendo que o layout se manteve sem qualquer tipo de alteração. Hoje, a Caetano Formula é destingida pela Renault pelos seus elevados padrões de qualidade, sendo dos melhores concessionários a atuar no mercado Português, em conjunto com o Renault Retail Group. Com o mercado de retalho automóvel cada vez mais competitivo, o Grupo Salvador Caetano define objetivos para as várias secções de produtividade (mecânica, chaparia e pintura), embora os indicadores encontram-se distantes do objetivo proposto pelo grupo, tendo por base os serviços relacionados com os indicadores. Assim sendo, encontrar-seão apresentados ao longo da presente dissertação respostas às questões mais pertinentes relativamente a todos os procedimentos que darão seguimento às implementações de melhorias num sistema bastante difícil e competitivo, prestação de serviços, sendo o objetivo a qualidade do produto e fidelização dos clientes.This dissertation is the result of an internship at Caetano Formula, located in sector one of the industrial zones of Maia, within the scope of the master’s degree course in Mechanical Engineering - Industrial Management of the Higher Institute of Engineering of Porto. The internship consisted of the study and optimization of the production processes of Caetano Formula's plate and paint department. It is essential to analyze the increased waste in the production processes of its employees, layout optimization and especially the implementation of process improvements made by employees focusing on waste. A great adversity in the daily life of companies, is not being able to keep up with the growth of competitiveness that exists in the field in which they operate, and sometimes there is a need to redefine the strategic plan using new techniques and philosophies, eliminating the waste inherent in the process. When the Salvador Caetano Group acquired the facilities of the former Autogarme, it sensitized the remodeling of the infrastructures, and the collision department was not forgotten. that the layout remained unchanged. Today, Caetano Formula is distinguished by Renault for its high quality standards, being one of the best dealers operating in the Portuguese market, together with the Renault Retail Group. With the increasingly competitive automotive retail market, the Salvador Caetano Group sets goals for the various productivity sections (mechanical, sheet metal and paint), although the indicators are far from the group's proposed objective, based on related services. with the indicators. Therefore, answers will be presented throughout this dissertation to the most pertinent questions regarding all procedures that will follow the implementation of improvements in a very difficult and competitive system, service delivery, with the objective being product quality and customer loyaltySilva, António Pedro Meixedo SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Pedro Miguel Costa da2020-11-14T01:30:23Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15663TID:202343570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:22.589213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
title Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
spellingShingle Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
Cruz, Pedro Miguel Costa da
Melhoria contínua
Indicadores
Produtividade
Eficiência
Ocupação
Concessionário
Colisão
Sinistros
Layout
Serviço de reparação automóvel
Clientes
Otimização de processos
Continuous improvement
Indicators
Productivity
Efficiency
Occupation
Dealer
Collision
Claims
Auto repair service
Customers
Process optimization
title_short Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
title_full Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
title_fullStr Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
title_full_unstemmed Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
title_sort Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão auto
author Cruz, Pedro Miguel Costa da
author_facet Cruz, Pedro Miguel Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Pedro Meixedo Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Pedro Miguel Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria contínua
Indicadores
Produtividade
Eficiência
Ocupação
Concessionário
Colisão
Sinistros
Layout
Serviço de reparação automóvel
Clientes
Otimização de processos
Continuous improvement
Indicators
Productivity
Efficiency
Occupation
Dealer
Collision
Claims
Auto repair service
Customers
Process optimization
topic Melhoria contínua
Indicadores
Produtividade
Eficiência
Ocupação
Concessionário
Colisão
Sinistros
Layout
Serviço de reparação automóvel
Clientes
Otimização de processos
Continuous improvement
Indicators
Productivity
Efficiency
Occupation
Dealer
Collision
Claims
Auto repair service
Customers
Process optimization
description A presente dissertação de mestrado é resultante de um estágio realizado na Caetano Formula, situada no sector um da zona industrial da Maia, inserida no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica – Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no estudo e otimização dos processos produtivos do departamento de chapa e pintura da Caetano Formula, sendo imprescindível a análise do desperdício incrementada nos processos produtivos dos seus colaboradores, otimização do layout e principalmente implementação de melhorias nos processos realizados pelos colaboradores com foco no desperdício. Uma grande adversidade do dia-a-dia das empresas, é não conseguirem acompanhar o crescimento da competitividade que existe no ramo em que se inserem, sendo que, por vezes, existe a necessidade de redefinição do plano estratégico recorrendo a novas técnicas e filosofias, eliminando o desperdício inerente ao processo. Quando o Grupo Salvador Caetano adquiriu as instalações da antiga Autogarme, sensibilizou a remodelação das infraestruturas, sendo que o departamento de colisão não ficou esquecido, também restruturou a oficina de recondicionamento que se encontrava na freguesia de Ermesinde para as suas novas instalações na Maia, sendo que o layout se manteve sem qualquer tipo de alteração. Hoje, a Caetano Formula é destingida pela Renault pelos seus elevados padrões de qualidade, sendo dos melhores concessionários a atuar no mercado Português, em conjunto com o Renault Retail Group. Com o mercado de retalho automóvel cada vez mais competitivo, o Grupo Salvador Caetano define objetivos para as várias secções de produtividade (mecânica, chaparia e pintura), embora os indicadores encontram-se distantes do objetivo proposto pelo grupo, tendo por base os serviços relacionados com os indicadores. Assim sendo, encontrar-seão apresentados ao longo da presente dissertação respostas às questões mais pertinentes relativamente a todos os procedimentos que darão seguimento às implementações de melhorias num sistema bastante difícil e competitivo, prestação de serviços, sendo o objetivo a qualidade do produto e fidelização dos clientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-11-14T01:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15663
TID:202343570
url http://hdl.handle.net/10400.22/15663
identifier_str_mv TID:202343570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131445307899904