Metodologias e estratégias de estudo para uma melhor prática instrumental do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana Filipa Jorge
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12579
Resumo: O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas na Academia de Música de Costa Cabral, no ano letivo 2017/2018, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Clarinete. A Intervenção Pedagógica teve como objetivo fundamental uma abordagem aos métodos e estratégias de estudo diário dos alunos de clarinete. Primeiramente, ao longo de um período de observação, procedeu-se à identificação das características individuais dos alunos, tendo sido utilizados instrumentos de recolha de dados, como as grelhas de observação não participante, modelo de observação que se revelou essencial para mim, pois permitiu-me organizar devidamente e trabalhar de forma mais eficiente. Assim, ao recorrer a grelhas de observação não participante, durante a observação de aulas, encontrei uma forma concreta e objetiva de congregar as informações mais pertinentes recolhidas, o que se revelou de grande utilidade chegada a hora de trabalhar essas mesmas informações, no sentido de se obterem resultados positivos e melhorias na performance dos alunos de clarinete. Posteriormente, após detetar, quer as lacunas, quer as qualidades patenteadas pelos alunos, procedi no sentido de desenvolver neles a capacidade para melhor se analisarem. Desse modo, estava encontrado o ponto de partida para organizarem o seu estudo de forma eficiente, recorrendo às estratégias e metodologias mais indicadas a cada caso, no sentido de aprimorarem a sua capacidade de execução e de conquistarem a tão essencial segurança e confiança para uma boa prática instrumental do clarinete.
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