"A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nuno Fernando Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10610
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Educação, decorrente no ano letivo 2016/2017. O objetivo passou por investigar a importância da organização do estudo e consequentemente os seus resultados no ensino do clarinete. A organização do estudo assume-se como método fulcral ao desenvolvimento e aperfeiçoamento na prática do instrumento, assim sendo esta vertente associada ao empenho e talento irão potenciar melhores resultados aos alunos que tiverem por base estratégias previamente definidas para um estudo mais correto e rentável. Definir quais as ferramentas mais apropriadas, como gerir e organizar o tempo de estudo revelaram-se ser os pilares fundamentais à prática de um estudo que potencie melhores resultados. Para isso pretendeu-se obter informações que pudessem demonstrar e comprovar como o fazer e como fornecer aos alunos as ferramentas mais eficazes. Nesse sentido e com recurso a questionários, foram colhidas as visões de ex-alunos e atuais professores de clarinete, relativamente à organização do estudo. Os resultados desta investigação remeteram para a comprovação de que o sucesso de cada aluno depende exatamente da forma como este organiza o seu tempo de estudo, nomeadamente a elaboração de um horário onde contemple todas as suas tarefas e o uso de ferramentas que auxiliem o seu estudo. É de referir a importância do papel do professor na orientação e no percurso de cada aluno, para que possam desenvolver competências e conhecimentos para uma organização do estudo com melhores resultados. Neste trabalho está presente ainda a descrição da prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto, onde é feita uma caracterização e contextualização da escola, estando inerentes as planificações e observações das aulas bem como as reflexões de todas as etapas referentes a esta prática.
id RCAP_e439e7d7bab72ffbb74457fc58a85c29
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"OrganizaçãoEstudoClarineteOrganizationStudyClarinetEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Educação, decorrente no ano letivo 2016/2017. O objetivo passou por investigar a importância da organização do estudo e consequentemente os seus resultados no ensino do clarinete. A organização do estudo assume-se como método fulcral ao desenvolvimento e aperfeiçoamento na prática do instrumento, assim sendo esta vertente associada ao empenho e talento irão potenciar melhores resultados aos alunos que tiverem por base estratégias previamente definidas para um estudo mais correto e rentável. Definir quais as ferramentas mais apropriadas, como gerir e organizar o tempo de estudo revelaram-se ser os pilares fundamentais à prática de um estudo que potencie melhores resultados. Para isso pretendeu-se obter informações que pudessem demonstrar e comprovar como o fazer e como fornecer aos alunos as ferramentas mais eficazes. Nesse sentido e com recurso a questionários, foram colhidas as visões de ex-alunos e atuais professores de clarinete, relativamente à organização do estudo. Os resultados desta investigação remeteram para a comprovação de que o sucesso de cada aluno depende exatamente da forma como este organiza o seu tempo de estudo, nomeadamente a elaboração de um horário onde contemple todas as suas tarefas e o uso de ferramentas que auxiliem o seu estudo. É de referir a importância do papel do professor na orientação e no percurso de cada aluno, para que possam desenvolver competências e conhecimentos para uma organização do estudo com melhores resultados. Neste trabalho está presente ainda a descrição da prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto, onde é feita uma caracterização e contextualização da escola, estando inerentes as planificações e observações das aulas bem como as reflexões de todas as etapas referentes a esta prática.This work was developed under the Master's Degree in Teaching, at the Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo/Escola Superior de Educação arising in the academic year 2016/2017. The goal was to investigate the importance of the organization of the study and consequently its results in the teaching of the clarinet. The organization of the study is assumed as a key method to develop and improve the practice of the instrument, therefore this aspect associated with commitment and talent will foster better results to students who have based strategies, previously set, for a more accurate and cost-effective study. Defining which tools are most appropriate and how to manage and organize study time have proved to be the fundamental pillars to the practice of a study that leads to better results. In order to do this, I wanted to obtain information that would demonstrate and prove how to do it and how to provide students with the most effective tools. In that sense and with the use of questionnaires, the visions of former students and current clarinet teachers were collected, regarding the organization of the study. The results of this research point to the fact that the success of each student depends on the way in which he or she organizes his/her study time, namely the elaboration of a schedule where it contemplates all his/her tasks and the use of tools that help his/her study . It is important to mention the importance of the role of the teacher in the orientation and in the course of each student, so that they can develop skills and knowledge for a study organization with better results. In this work, it is also present a description of supervised pedagogical practice at the Conservatório de Música do Porto, where a characterization and contextualization of the school is made, with the planning and observations of the lessons as well as the reflections of all the stages related to this practice.Pinto, Nuno FernandesFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daAbrantes, TiagoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Nuno Fernando Soares2017-12-14T18:18:33Z2017-11-172017-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10610TID:201777592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.180922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
title "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
spellingShingle "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
Sousa, Nuno Fernando Soares
Organização
Estudo
Clarinete
Organization
Study
Clarinet
title_short "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
title_full "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
title_fullStr "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
title_full_unstemmed "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
title_sort "A importância da organização do estudo e os seus resultados no ensino do clarinete"
author Sousa, Nuno Fernando Soares
author_facet Sousa, Nuno Fernando Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Nuno Fernandes
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Abrantes, Tiago
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nuno Fernando Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Estudo
Clarinete
Organization
Study
Clarinet
topic Organização
Estudo
Clarinete
Organization
Study
Clarinet
description Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Educação, decorrente no ano letivo 2016/2017. O objetivo passou por investigar a importância da organização do estudo e consequentemente os seus resultados no ensino do clarinete. A organização do estudo assume-se como método fulcral ao desenvolvimento e aperfeiçoamento na prática do instrumento, assim sendo esta vertente associada ao empenho e talento irão potenciar melhores resultados aos alunos que tiverem por base estratégias previamente definidas para um estudo mais correto e rentável. Definir quais as ferramentas mais apropriadas, como gerir e organizar o tempo de estudo revelaram-se ser os pilares fundamentais à prática de um estudo que potencie melhores resultados. Para isso pretendeu-se obter informações que pudessem demonstrar e comprovar como o fazer e como fornecer aos alunos as ferramentas mais eficazes. Nesse sentido e com recurso a questionários, foram colhidas as visões de ex-alunos e atuais professores de clarinete, relativamente à organização do estudo. Os resultados desta investigação remeteram para a comprovação de que o sucesso de cada aluno depende exatamente da forma como este organiza o seu tempo de estudo, nomeadamente a elaboração de um horário onde contemple todas as suas tarefas e o uso de ferramentas que auxiliem o seu estudo. É de referir a importância do papel do professor na orientação e no percurso de cada aluno, para que possam desenvolver competências e conhecimentos para uma organização do estudo com melhores resultados. Neste trabalho está presente ainda a descrição da prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto, onde é feita uma caracterização e contextualização da escola, estando inerentes as planificações e observações das aulas bem como as reflexões de todas as etapas referentes a esta prática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T18:18:33Z
2017-11-17
2017-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10610
TID:201777592
url http://hdl.handle.net/10400.22/10610
identifier_str_mv TID:201777592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473381425152