Investigação e percepções de coordenadores dapartamentais de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruno Joel de Jesus
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8981
Resumo: Estudos recentes referem um reduzido impacte da Investigação em Didáctica das Ciências (IDC) nas práticas lectivas dos professores de Ciências. A complexidade desta problemática implica a compreensão de contextos específicos, de forma a melhor se poder fundamentar propostas no sentido de potenciar a articulação referida. No intuito de contribuirmos para o estudo desta problemática procurámos compreender as percepções dos Coordenadores dos Departamentos de Ciências sobre: i) o contributo do cargo que desempenham para o trabalho desenvolvido no âmbito do da preparação e da implementação do Trabalho Prático (TP); ii) a relevância de indicadores da Investigação em Didáctica das Ciências para o TP desenvolvido. O Trabalho Prático, conceito que engloba Trabalho Laboratorial (TL), Trabalho Experimental (TE) e Trabalho de Campo (TC), tem desempenhado um papel central no Ensino das Ciências, todavia, a sua implementação, segundo estudos recentes, não tem sido coerente com perspectivas actuais de Educação em Ciências. Procurámos determinar as potencialidades do Cargo de Coordenação de Departamento de Ciências para o desenvolvimento de uma atitude de actualização dos professores, promovendo a articulação entre a Investigação em Didáctica das Ciências e o TP desenvolvido. Não conhecemos estudos realizados com este grupo de professores, apesar da especificidade das atribuições que o cargo de Coordenação encerra. Para o efeito construiu-se uma entrevista que foi administrada a um Coordenador, num estudo piloto. Posteriormente, administrou-se a entrevista a oito Coordenadores de Departamento de Ciências, previamente seleccionados para o estudo principal. Os resultados obtidos apontam no sentido de os Coordenadores de Departamento de Ciências constituírem um grupo relevante de professores que pode contribuir para a articulação entre a IDC e o TP desenvolvido. Os Coordenadores revelaram algum conhecimento de linhas da investigação da Didáctica das Ciências; reconhecem a relevância de indicadores da IDC para as práticas lectivas (apesar de nem todos implementarem TP do tipo investigativo) e potencialidades do TP segundo as recentes orientações curriculares. Outro aspecto relevante é a relação, que emanou deste estudo, entre o Perfil do Coordenador de Departamento de Ciências e o empenho dos professores de Ciências. Deste estudo emergem algumas implicações para a organização dos Departamentos de Ciências e para a Formação de Coordenadores e de professores de Ciências e recomendações para optimizar a articulação entre a IDC e as práticas lectivas.
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O Trabalho Prático, conceito que engloba Trabalho Laboratorial (TL), Trabalho Experimental (TE) e Trabalho de Campo (TC), tem desempenhado um papel central no Ensino das Ciências, todavia, a sua implementação, segundo estudos recentes, não tem sido coerente com perspectivas actuais de Educação em Ciências. Procurámos determinar as potencialidades do Cargo de Coordenação de Departamento de Ciências para o desenvolvimento de uma atitude de actualização dos professores, promovendo a articulação entre a Investigação em Didáctica das Ciências e o TP desenvolvido. Não conhecemos estudos realizados com este grupo de professores, apesar da especificidade das atribuições que o cargo de Coordenação encerra. Para o efeito construiu-se uma entrevista que foi administrada a um Coordenador, num estudo piloto. Posteriormente, administrou-se a entrevista a oito Coordenadores de Departamento de Ciências, previamente seleccionados para o estudo principal. Os resultados obtidos apontam no sentido de os Coordenadores de Departamento de Ciências constituírem um grupo relevante de professores que pode contribuir para a articulação entre a IDC e o TP desenvolvido. Os Coordenadores revelaram algum conhecimento de linhas da investigação da Didáctica das Ciências; reconhecem a relevância de indicadores da IDC para as práticas lectivas (apesar de nem todos implementarem TP do tipo investigativo) e potencialidades do TP segundo as recentes orientações curriculares. Outro aspecto relevante é a relação, que emanou deste estudo, entre o Perfil do Coordenador de Departamento de Ciências e o empenho dos professores de Ciências. Deste estudo emergem algumas implicações para a organização dos Departamentos de Ciências e para a Formação de Coordenadores e de professores de Ciências e recomendações para optimizar a articulação entre a IDC e as práticas lectivas.Recent studies have shown a diminutive impact of Science Education Research (Sc. Ed. Re.) into teaching practices. The complexity of this issue implies the comprehension of specific contexts in order to overcome the mentioned gap. To make a contribution to the study of this issue it seemed important to understand the perceptions of the Directors of Science Department about: i) their contribution to the work developed concerning the preparation and implementation of Practical Work; ii) the Science Education Research importance to the Practical Work developed by Science teachers. Practical Work (concept that refers to Laboratory Work, Experimental Work and Field Work) has taken a central place in Science Education. However, the results achieved through the use of such resource are not satisfying. We tried to establish the potential of the Directors of Science Department in the promotion of science teacher’s professional development and in contributing to bridge the gap between Research and Practice concerning Practical Work. So far, to our knowledge, there are no studies carried out with Directors of Science Department, despite of their attributions and specific functions. To attain the objectives of this study an interview was prepared. We made an initial study with a Director of Science Department. Subsequently, height Directors were carefully selected an interviewed, in the main study. The results obtained seem to point out the importance of Directors of Science Department as a prominent group of teachers that can contribute to bridge the gap between Research and teaching practices. They seem to be aware of major guidelines of Science Education Research and recognize its importance (although not all of them implemented investigative work in their practices) as well as the potential of Practical Work in the present National Science Curriculum. Another relevant aspect is the relation between the profile of the Directors of Science Department and the dedication of science teachers. Some implications resulted from this study regarding the organization of Science Departments and the Professional Development of Directors of Science Department and Science teachers as well as suggestions to improve the relation between Research and teaching practices.Universidade de Aveiro2012-09-07T16:53:14Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8981porFerreira, Bruno Joel de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:15:18Zoai:ria.ua.pt:10773/8981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:56.666345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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