Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17866
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_c43e0531380230a3d3b368558473b80e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiaisDesenvolvimento de competênciasLiteracia científicaInvestigação literáriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014Este trabalho tem como objetivo conhecer como é que o uso de tarefas de investigação sobre a temática materiais, que recorrem a uma história juvenil, promovem o desenvolvimento das competências dos alunos. Para isso, identificaram-se as dificuldades que os alunos sentiram, as estratégias que criaram para ultrapassar essas dificuldades, e a avaliação que fizeram das tarefas de investigação que recorrem a uma história juvenil para seu o envolvimento. A intervenção decorreu numa turma do 7.º ano de escolaridade, constituída por 20 alunos, dos quais 11 são rapazes e nove raparigas. A média de idades dos alunos é de 13 anos. A intervenção teve a duração de nove blocos de 60 minutos, que ocorreram alternadamente com a turma completa e em turnos, promovendo a interdisciplinaridade com as disciplinas de português e de educação visual. A recolha de dados foi realizada recorrendo a documentos escritos, entrevista em grupo focado e observação. Os resultados obtidos permitem evidenciar como é que as tarefas de investigação, que recorrem a uma história juvenil para o envolvimento dos alunos, promovem o recurso a estratégias por parte dos alunos para ultrapassarem as dificuldades encontradas, realizarem aprendizagens e desenvolverem as suas competências.The main purpose of this study is to know how the use of inquiry tasks, concerning material thematic, resorting to a juvenile history, promote students’ competences. The aim is thus to identify the difficulties felt by the students, their strategies to overcome these difficulties, and their evaluation about the inquiry tasks that use a juvenile history for involvement. The intervention took place in 7th grade class, involving 20 students, 11 males and nine females, with an average age of 13 years. During this intervention were taught nine time-blocks of 60 minutes, which occurred alternately with the full class and in turns, in articulation with the Portuguese and Visual Education disciplines. Data collection was done through the use of written documents, focus group interviews and observation. The results obtained in this work allow to highlight how the inquiry tasks, resorting to a juvenile story to student engagement, promote the development of strategies by the students to overcome the difficulties, promoting students’ learning and competences.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaSantos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-2015-04-10T12:49:49Z20142014-06-172014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17866TID:201405407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:35.971661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
title Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
spellingShingle Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-
Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Investigação literária
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
title_full Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
title_fullStr Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
title_full_unstemmed Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
title_sort Tarefas de investigação com recurso a uma história juvenil para a aprendizagem da temática materiais
author Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-
author_facet Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Tiago Isidoro Varandas dos, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Investigação literária
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Desenvolvimento de competências
Literacia científica
Investigação literária
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-17
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-10T12:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17866
TID:201405407
url http://hdl.handle.net/10451/17866
identifier_str_mv TID:201405407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134273873117184