Contributos para a iniciação da metodologia de ensino orientada para a resolução de problemas em matemática: um estudo com alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/671 |
Resumo: | De acordo com as recomendações do Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007, a resolução de problemas, um dos aspetos essenciais da atividade matemática, deve constituir-se como o principal meio para desenvolver o conhecimento matemático e fazer parte da rotina diária da aula de matemática desde o primeiro ano de escolaridade. A resolução de problemas nos primeiros anos deve envolver um leque variado de contextos e situações propícios à aprendizagem dos conceitos e procedimentos, o que justifica a importância do nosso trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a implementação de um programa de intervenção, na área da matemática, como preparação dos alunos para uma metodologia de ensino orientada para a resolução de problemas. Pretendeu-se também perceber quais os contributos desse programa para os alunos adquirirem conhecimentos de sentido espacial e para dota-los das capacidades necessárias para resolver problemas. No suporte teórico deste estudo, enquadramos o ensino da matemática numa perspetiva socio construtivista, tendo recorrido a autores como Piaget e Vygotsky, citando os mais relevantes. A investigação envolveu uma turma de 16 alunos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012, o 1º ano de escolaridade numa escola do litoral norte. Neste sentido, utilizamos uma investigação de caráter qualitativo, concretamente o estudo exploratório. Na recolha de dados recorremos à observação direta, à produção de narrativas e à análise das produções dos alunos. No tratamento da informação recolhida optamos pela análise documental e de conteúdo. A apresentação dos resultados foi efetuada de per si. Já a discussão dos mesmos organizamos numa lógica de triangulação resultante dos procedimentos de análise implementados. Os resultados obtidos neste estudo parecem-nos demonstrar que os alunos foram capazes de mobilizar conceitos de sentido espacial na resolução de problemas. Neste sentido, parecem estar preparados para a implementação de uma metodologia de ensino orientada para a resolução de problemas. According to the recommendations of “Programa de Matemática do Ensino Básico” in 2007, the problem solving, an important issue in Mathematics, is the main resource to improve the mathematic knowledge and it should be present in the classroom routine since the first year in the school. The solving problems in the first years should be about innumerous contexts and situations than can facilitate the conceptualization and procedure learning. The aim of this study is to analyze the implementation of an intervention program, in mathematics, as a student’s preparation for a methodology that is based on problem solving. Another aim of this program is to understand how it can be an important resource in the way that students can improve their spatial sense. In a theoretical perspective, we can talk about the learning of mathematics as a social constructivism with authors like Piaget and Vygotsky. Using data collected from 16 students in the first school year of 2011/ 2012 – this students were from a school in the north coast of Portugal – we did a qualitative research, more precisely, an exploratory study. At the first moment, we collected data from direct observation, we did narratives and we analyzed the students productions. The results were made de per si. The results discussion was made in a logic of triangulation, as a consequence of the analyze procedures. The results of this study show that the students were able to mobilize spatial concepts in solving problems. In this way, we can say that they are prepared to the implementation of a teaching methodology oriented to the problem solving. |
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