Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30659 https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4] |
Resumo: | O dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos. |
id |
RCAP_7266a52b1772619fd097a4d13998cbd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30659 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplosEscritaLeituraEscolaO dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos.Poiésis2022-01-07T22:12:48Z2022-01-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30659https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4]http://hdl.handle.net/10174/30659por2179-2534apb@uevora.ptndplc@uevora.pt229https:/10.24310/isl.vi16.13486Balça, ÂngelaDomingues, ChirleyCosta, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:05.136969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
title |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
spellingShingle |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos Balça, Ângela Escrita Leitura Escola |
title_short |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
title_full |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
title_fullStr |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
title_full_unstemmed |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
title_sort |
Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos |
author |
Balça, Ângela |
author_facet |
Balça, Ângela Domingues, Chirley Costa, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Chirley Costa, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balça, Ângela Domingues, Chirley Costa, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Leitura Escola |
topic |
Escrita Leitura Escola |
description |
O dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-07T22:12:48Z 2022-01-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30659 https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4] http://hdl.handle.net/10174/30659 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30659 https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4] |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2179-2534 apb@uevora.pt nd plc@uevora.pt 229 https:/10.24310/isl.vi16.13486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Poiésis |
publisher.none.fl_str_mv |
Poiésis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136682308534272 |