Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Domingues, Chirley, Costa, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30659
https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4]
Resumo: O dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos.
id RCAP_7266a52b1772619fd097a4d13998cbd6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplosEscritaLeituraEscolaO dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos.Poiésis2022-01-07T22:12:48Z2022-01-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30659https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4]http://hdl.handle.net/10174/30659por2179-2534apb@uevora.ptndplc@uevora.pt229https:/10.24310/isl.vi16.13486Balça, ÂngelaDomingues, ChirleyCosta, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:05.136969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
title Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
spellingShingle Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
Balça, Ângela
Escrita
Leitura
Escola
title_short Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
title_full Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
title_fullStr Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
title_full_unstemmed Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
title_sort Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos
author Balça, Ângela
author_facet Balça, Ângela
Domingues, Chirley
Costa, Paulo
author_role author
author2 Domingues, Chirley
Costa, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela
Domingues, Chirley
Costa, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Leitura
Escola
topic Escrita
Leitura
Escola
description O dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-07T22:12:48Z
2022-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30659
https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4]
http://hdl.handle.net/10174/30659
url http://hdl.handle.net/10174/30659
https://doi.org/Balça, A., Domingues, C. & Costa, P. L. (2021). Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos. Poiésis, 15(27). 2-4. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e2720212-4]
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2179-2534
apb@uevora.pt
nd
plc@uevora.pt
229
https:/10.24310/isl.vi16.13486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Poiésis
publisher.none.fl_str_mv Poiésis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136682308534272