A internet e as redes sociais como recursos motivadores para a prática da expressão escrita em ELE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10333 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 |
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A internet e as redes sociais como recursos motivadores para a prática da expressão escrita em ELETecnologias da informação e da comunicaçãoRedes sociaisEnsino da língua espanholaExpressão escritaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013Neste relatório apresentamos o trabalho levado a cabo no Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos, onde tivemos oportunidade de pôr em prática uma unidade didática numa turma de 7º ano de escolaridade de Espanhol de nível A.1, no âmbito da prática de ensino supervisionada. Como alvo de intervenção didáctica, centrámos o nosso trabalho em torno do tema “Mi mundo”, privilegiando a motivação para a destreza relacionada com a expressão escrita, ainda que a um nível bastante básico. Para esse efeito, tentámos refletir um pouco sobre uma das questões que se levantam na hora de implementar o processo de escrita em contexto de sala de aula, nomeadamente, se não se deveria incorporar de imediato no ensino da composição as novas tecnologias (computadores, telemóveis, Internet), dado que parece carecer de sentido empreender tal atividade hoje em dia sem recorrer ao uso das mesmas. Pensamos que esta questão é tão mais importante na medida em que a maior parte dos professores se debate com grandes dificuldades para levar os seus alunos a escrever. Assim, procuraremos abordar esta questão no sentido de sugerir que, como instrumentos motivadores da prática da escrita, a utilização das novas tecnologias, para além de serem ferramentas tecnológicas que proporcionam novos interfaces de trabalho que não meramente a caneta e a folha de papel, também podem propiciar contextos comunicativos reais que não estão restringidos ao ambiente de sala de aula, o que pode resultar numa maior motivação para alunos que são hoje reconhecidamente nativos digitais. Para esse fim, estruturamos a unidade através de micro-tarefas finais para cada uma das aulas, em que os alunos tinham de compor pequenos textos escritos e cujo processo incluía a aplicação de recursos que podem ser usados como meios para fomentar a prática da expressão escrita. Como corolário, planificamos uma tarefa final de maior fôlego que permitia a integração das aprendizagens. No final, procurámos efetuar uma reflexão crítica baseada nos trabalhos realizados pelos alunos, mas os resultados foram inconclusivos tendo em conta as nossas expetativas iniciais.En este informe se presenta el trabajo llevado a cabo en el Agrupamento de Escolas de Josefa de Óbidos, donde hemos tenido la oportunidad de poner en práctica una unidad didáctica de nivel A.1 en un grupo de 7º año de la asignatura de Español, como colofón de la formación prevista en el máster en enseñanza de la Universidad de Lisboa. Como objeto de nuestra intervención didáctica, hemos enfocado nuestro trabajo en torno al tema “Mi mundo”, privilegiando la motivación de la expresión/interacción escrita. En ese sentido, hemos intentado indagar un poco sobre una de las cuestiones que se plantean a la hora de poner en marcha el proceso de escritura en el aula, es decir, si no se deberían introducir desde el primer momento las nuevas tecnologías (ordenadores, móviles, Internet) en el proceso de enseñanza de la composición, puesto que consideramos carece de sentido desarrollar dicha actividad sin recurrir a esas herramientas de uso tan cotidiano por parte de alumnos y, en la mayoría de los casos, también de docentes. Pensamos que se trata de una cuestión importante, ya que la mayoría de los profesores tiene bastantes dificultades para hacer que sus alumnos escriban. Las nuevas tecnologías, además de servir como herramientas, propician contextos de comunicación reales que no están limitados por el ambiente del aula, lo que puede resultar en un aumento de la motivación de alumnos que, hoy por hoy, pueden ser considerados nativos digitales. El objetivo central de nuestra unidad didáctica ha sido, pues, el de motivar la práctica de la producción escrita a través del uso de las nuevas tecnologías. Al final, hemos intentado hacer una reflexión crítica basada en los trabajos realizados por los alumnos, pero los resultados han sido inconclusivos teniendo en cuenta nuestras expectativas iniciales.Léon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaMendonça, Rui Miguel de Almeida Guerreiro, 1975-2014-01-28T18:17:33Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10333TID:201432463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:23.525477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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