Business Model Canvas : uma aplicação em um estúdio de animação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battesini, Arthur Cravo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256980
Resumo: O presente trabalho estabelece um estudo quanto ao cenário para a abertura de um estúdio de outsourcing de ativos digitais para a indústria de animação, englobando o mercado de produções de filmes e desenhos, bem como de jogos digitais. Este setor está em crescimento contínuo dentro do mercado nacional, especialmente com o advento da pandemia Covid-19, onde o entretenimento digital está em ascensão. Ainda, o mercado internacional de animação, nos últimos anos, se encontra com crescimento ainda mais considerável, e a alta no câmbio favorece uma operação internacional. Com relação à metodologia, foi realizada uma revisão da literatura, em especial com relação ao Business Model Canvas. Após a revisão, foram coletados os dados secundários sobre o setor, bem como realizadas entrevistas em profundidade com gestores de empresas do ramo, e então realizada a confecção do Business Model Canvas, através de suas nove colunas, que englobam diferentes dimensões de um negócio. A partir desta análise dos dados secundários, e da realização de entrevistas de profundidade, foi possível determinar o crescimento do setor de entretenimento digital, potencializando um cenário favorável para a abertura de um estúdio especializado em outsourcing de ativos digitais para animação.
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