Business Model Canvas : uma aplicação em um estúdio de animação digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256980 |
Resumo: | O presente trabalho estabelece um estudo quanto ao cenário para a abertura de um estúdio de outsourcing de ativos digitais para a indústria de animação, englobando o mercado de produções de filmes e desenhos, bem como de jogos digitais. Este setor está em crescimento contínuo dentro do mercado nacional, especialmente com o advento da pandemia Covid-19, onde o entretenimento digital está em ascensão. Ainda, o mercado internacional de animação, nos últimos anos, se encontra com crescimento ainda mais considerável, e a alta no câmbio favorece uma operação internacional. Com relação à metodologia, foi realizada uma revisão da literatura, em especial com relação ao Business Model Canvas. Após a revisão, foram coletados os dados secundários sobre o setor, bem como realizadas entrevistas em profundidade com gestores de empresas do ramo, e então realizada a confecção do Business Model Canvas, através de suas nove colunas, que englobam diferentes dimensões de um negócio. A partir desta análise dos dados secundários, e da realização de entrevistas de profundidade, foi possível determinar o crescimento do setor de entretenimento digital, potencializando um cenário favorável para a abertura de um estúdio especializado em outsourcing de ativos digitais para animação. |
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Battesini, Arthur CravoReichert, Fernanda Maciel2023-04-12T03:28:31Z2022http://hdl.handle.net/10183/256980001164507O presente trabalho estabelece um estudo quanto ao cenário para a abertura de um estúdio de outsourcing de ativos digitais para a indústria de animação, englobando o mercado de produções de filmes e desenhos, bem como de jogos digitais. Este setor está em crescimento contínuo dentro do mercado nacional, especialmente com o advento da pandemia Covid-19, onde o entretenimento digital está em ascensão. Ainda, o mercado internacional de animação, nos últimos anos, se encontra com crescimento ainda mais considerável, e a alta no câmbio favorece uma operação internacional. Com relação à metodologia, foi realizada uma revisão da literatura, em especial com relação ao Business Model Canvas. Após a revisão, foram coletados os dados secundários sobre o setor, bem como realizadas entrevistas em profundidade com gestores de empresas do ramo, e então realizada a confecção do Business Model Canvas, através de suas nove colunas, que englobam diferentes dimensões de um negócio. A partir desta análise dos dados secundários, e da realização de entrevistas de profundidade, foi possível determinar o crescimento do setor de entretenimento digital, potencializando um cenário favorável para a abertura de um estúdio especializado em outsourcing de ativos digitais para animação.This work presents a Business Model Canvas proposition about the opening of an animation outsourcing studio, both for movies, cartoons and videogames. The Brazilian entertainment market has grown in the past few years, especially due to the Covid-19 pandemic, where digital entertainment is in rise. The foreign market has also grown considerably, and foreign exchange currency value is very favorable right now. Methodologically, a literature revision was done, especially about the Business Model Canvas. Afterwards, a research about the market was conducted, and some key workers at animation studios were interviewed, to gather as much information as possible for the canvas. Afterwards, the Business Model Canvas was created, encompassing the nine columns, which represent every faucet of the business. After the market data analysis, and the interviews, it was possible to determinate a considerable growth in the digital entertainment industry, strengthening the scenario for opening a digital asset outsourcing studio for animation.application/pdfporEmpreendedorismoModelo de negócioAdministração de empresasEntrepreneurshipBusiness modelBusiness Model CanvasAnimationIllustrationDigital artBusiness Model Canvas : uma aplicação em um estúdio de animação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164507.pdf.txt001164507.pdf.txtExtracted Texttext/plain91044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256980/2/001164507.pdf.txt2b92cb63eb8154dc2d1d7b49dba4aa36MD52ORIGINAL001164507.pdfTexto completoapplication/pdf578090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256980/1/001164507.pdfc40ed7abe240d9f9bfa6f2bd63daea83MD5110183/2569802023-04-13 03:26:31.212496oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256980Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:26:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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