A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10177
Resumo: O trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.
id RCAP_72a501ae6e7b1024865d270638c29120
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A oficina-atelier de criação artística multidisciplinarCriação artísticaOficina-AtelierExpressão plásticaArtes visuaisEducação não formalEnsino básicoEnsino secundárioInvestigação açãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesODS::04:Educação de QualidadeO trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.The project work presented here exposes the creation and implementation of a Workshop-Atelier for Multidisciplinary Artistic Creation, in an intermediate (third cycle) and secondary school, in a context of non-formal education. The empirical study is globally based on the approach to the model of Pedagogical Relations (PR) by Renald Legendre (2005), in the experiences of Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) and Peter Jenny (2012). The problem and object of study of the research are focused on the valorization of visual arts, with emphasis on plastic expression, in contexts of non-formal learning of young people attending intermediate and secondary schools. From the recruitment of participants, to the availability of physical space, there have been several steps taken in a project that is considered in constant progress and there were also several constraints felt throughout its development. The methodology of qualitative analysis was developed through an investigation-action with the implementation of a Multidisciplinary Artistic Creation Workshop where we explored techniques and materials to develop curiosity, creativity, flexibility, originality and critical spirit by overcoming artistic challenges that resulted in visual products of quality. The interpretation of the data collected through questionnaires and direct observation showed different benefits that, as a whole, contributed to promote the integral development of intermediate (third cycle) and secondary students.Saldanha, ÂngelaRepositório AbertoFigueiredo, Ana Lúcia Caetano de2023-10-21T00:30:20Z2020-10-212023-11-172020-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10177TID:202541053porFigueiredo, Ana Lúcia Caetano de - A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar [Em linha]. Ponta Delgada: [s.n.], 2020. 129 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:49.552697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
title A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
spellingShingle A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de
Criação artística
Oficina-Atelier
Expressão plástica
Artes visuais
Educação não formal
Ensino básico
Ensino secundário
Investigação ação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
title_full A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
title_fullStr A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
title_full_unstemmed A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
title_sort A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar
author Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de
author_facet Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saldanha, Ângela
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Oficina-Atelier
Expressão plástica
Artes visuais
Educação não formal
Ensino básico
Ensino secundário
Investigação ação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Criação artística
Oficina-Atelier
Expressão plástica
Artes visuais
Educação não formal
Ensino básico
Ensino secundário
Investigação ação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
ODS::04:Educação de Qualidade
description O trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21
2020-10-21T00:00:00Z
2023-10-21T00:30:20Z
2023-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10177
TID:202541053
url http://hdl.handle.net/10400.2/10177
identifier_str_mv TID:202541053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de - A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar [Em linha]. Ponta Delgada: [s.n.], 2020. 129 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135083654807552