Aquisição de competências técnico-procedimentais, impacto na (re)-criação de imagens, em oficina de artes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1456 |
Resumo: | O propósito deste Relatório de Estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola Secundária Campos Melo, ao longo do ano letivo de 2011/2012, nas disciplinas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva (10º ano), pertencentes ao Curso científico-humanístico de Artes Visuais. A investigação, intitulada “Aquisição de competências técnico-procedimentais - Impacto na (re-)criação de imagens, em Oficina de Artes (12ºano)”, tem como objetivo principal constatar, averiguar, testar e conhecer as competências adquiridas nos anos anteriores e sua aplicação na disciplina de Oficina de Artes. Trata-se de uma investigação-ação em que a metodologia consiste na (re)criação de uma imagem, em três atividades distintas. Devem ser utilizados os elementos estruturantes da linguagem plástica (ponto, linha e textura). Os alunos, autonomamente, recorrem, demonstram e aplicam os conhecimentos adquiridos anteriormente, aperfeiçoando-os. O papel do professor estagiário consistiu em proporcionar e sugerir aos alunos, a diversificação tanto dos recursos como da aplicação de técnicas de expressão, perseguindo a novidade (entropia vs. enigma) e explorando o desconhecido (sintaxe e semântica). O autor deste relatório realizou uma pesquisa das competências que os alunos deveriam adquirir, analisando o funcionamento do currículo nacional e programas das disciplinas específicas do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais por se tratar de um ano terminal (12ºano) e para garantir a interdisciplinaridade. Esta análise constará na sua totalidade em apêndice. A observação realizada ao longo da evolução e execução das atividades, bem como a avaliação final, concluirão este capítulo. Esta investigação contém, ainda, uma breve pesquisa teórica de alguns conceitos considerados pertinentes para a prática da atividade programada no ensino das artes visuais, focados na perspetiva de ensino aprendizagem. Deste modo foi analisada a arte, o professor, a criatividade e a imagem no ensino, [capítulo II]. No terceiro capítulo, apresenta-se uma breve caracterização do meio, da escola, da turma com o qual foi desenvolvido o processo de investigação e de algumas atividades extracurriculares realizadas. No capítulo IV, é descrita a prática pedagógica desenvolvida e as metodologias usadas na procura das respostas às questões que originaram o motivo e interesse desta investigação. É ainda feita uma análise crítica das aulas desenvolvidas, da prestação do autor deste relatório durante as aulas assistidas e são apresentados também os recursos e técnicas de expressão utilizados pelos alunos. |
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Aquisição de competências técnico-procedimentais, impacto na (re)-criação de imagens, em oficina de artesPrática de ensino supervisionada, geometria descritiva A 10º ano, oficina de artes 12º anoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadaArtes visuais - Técnicas de expressãoArtes visuais - Estágio pedagógicoGeometria descritiva - Artes visuaisOficina de artesEducação artística - Relação pedagógicaEducação artística - Educação estéticaO propósito deste Relatório de Estágio corresponde à Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola Secundária Campos Melo, ao longo do ano letivo de 2011/2012, nas disciplinas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva (10º ano), pertencentes ao Curso científico-humanístico de Artes Visuais. A investigação, intitulada “Aquisição de competências técnico-procedimentais - Impacto na (re-)criação de imagens, em Oficina de Artes (12ºano)”, tem como objetivo principal constatar, averiguar, testar e conhecer as competências adquiridas nos anos anteriores e sua aplicação na disciplina de Oficina de Artes. Trata-se de uma investigação-ação em que a metodologia consiste na (re)criação de uma imagem, em três atividades distintas. Devem ser utilizados os elementos estruturantes da linguagem plástica (ponto, linha e textura). Os alunos, autonomamente, recorrem, demonstram e aplicam os conhecimentos adquiridos anteriormente, aperfeiçoando-os. O papel do professor estagiário consistiu em proporcionar e sugerir aos alunos, a diversificação tanto dos recursos como da aplicação de técnicas de expressão, perseguindo a novidade (entropia vs. enigma) e explorando o desconhecido (sintaxe e semântica). O autor deste relatório realizou uma pesquisa das competências que os alunos deveriam adquirir, analisando o funcionamento do currículo nacional e programas das disciplinas específicas do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais por se tratar de um ano terminal (12ºano) e para garantir a interdisciplinaridade. Esta análise constará na sua totalidade em apêndice. A observação realizada ao longo da evolução e execução das atividades, bem como a avaliação final, concluirão este capítulo. Esta investigação contém, ainda, uma breve pesquisa teórica de alguns conceitos considerados pertinentes para a prática da atividade programada no ensino das artes visuais, focados na perspetiva de ensino aprendizagem. Deste modo foi analisada a arte, o professor, a criatividade e a imagem no ensino, [capítulo II]. No terceiro capítulo, apresenta-se uma breve caracterização do meio, da escola, da turma com o qual foi desenvolvido o processo de investigação e de algumas atividades extracurriculares realizadas. No capítulo IV, é descrita a prática pedagógica desenvolvida e as metodologias usadas na procura das respostas às questões que originaram o motivo e interesse desta investigação. É ainda feita uma análise crítica das aulas desenvolvidas, da prestação do autor deste relatório durante as aulas assistidas e são apresentados também os recursos e técnicas de expressão utilizados pelos alunos.The purpose of this Internship Report corresponds to the Supervised Teaching Practice, developed at the Campos Melo High School, over the academic year 2011/2012, in the subjects of Workshop of Arts (12th grade) and Geometry (10th grade), belonging to the Scientific and Humanistic Course of Visual Arts. This research, entitled "Acquisition of technical-procedural skills - impact on the (re)creation of images, in the Workshop of Arts (12th grade)", has as main goal to find, check, test and know the skills acquired in previous years and its application in the subject of Workshop of Arts. This is an investigation-action in which the methodology consists in the (re)creation of an image in three distinct activities. Structuring elements of the plastic language (point, line and texture) should be used. Students, independently, use, demonstrate and apply the knowledge acquired previously, improving them. The role of the teacher intern consisted of providing and suggesting the students, the diversification of resources such as the application of techniques of expression, chasing the novelty (entropy vs. puzzle) and exploring the unknown (syntax and semantics). The author of this report conducted a survey of skills students should acquire, by analyzing the functioning of the national curriculum and programs in specific subjects of the Scientific and Humanistic Course of Visual Arts, because it’s a terminal year (12th grade) and to ensure interdisciplinarity. This analysis will be included in full in Appendix. The note held along the evolution and implementation of activities, as well as the final assessment, will conclude this chapter. This investigation includes a brief theoretical research of some concepts considered relevant to the practice of scheduled activity in Visual arts education, focused on teaching and learning perspective. In this way, the art, the teacher, the creativity and the image in teaching were analysed [Chapter II]. The third chapter presents a brief characterization of the social environment, of the school, of the class in which the research process was developed and some extracurricular activities. Chapter IV describes the developed educational practice and methodologies used in seeking answers to the questions that led to the motive and interest of this research. It makes a critical analysis of the developed lessons, the provision of the author of this report during assisted class and it presents the resources and techniques of expression used by students.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraFidalgo, Ana Cristina Matos LopesuBibliorumOliveira, David Pires2013-10-29T16:20:37Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:01Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:16.218513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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