“Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Eunice Jerónimo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10269
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_72a783576e5862dd96664177a7c9c073
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exteriorBrincadeiras no espaço exteriorBrinquedosEquipamentosPapel do adultoPrática profissional supervisionadaIdentidade profissionalRecursosOuter space playsToysEquipment and resourcesAdult roleSupervised professional practiceProfessional identityRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Módulo II) desenvolvida em contexto de jardim-de-infância (JI) com crianças de três anos de idade, durante um período de quatro meses, e tem como principal finalidade a realização de uma análise crítica e reflexiva do processo desenvolvido durante essa prática, bem como a descrição da investigação aí realizada. Relativamente à temática da investigação, ainda que as práticas pedagógicas em educação de infância pareçam centrar-se, essencialmente, naquilo que acontece dentro do espaço da sala de atividades, no contexto educativo onde se realizou a PPS as crianças usufruíam, também, do espaço exterior, pelo que nos interessou compreender as características das brincadeiras desenvolvidas pelas crianças da sala 1 no espaço exterior. Assim, quanto ao processo investigativo, este relatório relata a investigação realizada ao longo da intervenção educativa, a qual se inscreve no paradigma qualitativo e interpretativo, concebida com base num estudo de caso etnográfico. Para esta investigação definiram-se os seguintes objetivos: (i) identificar as características físicas e potencialidades educativas dos espaços exteriores existentes na organização socioeducativa; (ii) compreender quanto tempo diário as crianças da sala 1 dispõem para brincar no espaço exterior; (iii) caracterizar o papel do adulto nas brincadeiras realizadas por essas crianças nesse espaço e (iv) configurar os comportamentos de brincadeira das crianças da sala 1 do JI no espaço exterior. Participaram no estudo 24 crianças (12 meninos e 12 meninas), com idades compreendidas entre os três anos e zero meses e os três anos e nove meses, e, ainda, a educadora cooperante. A recolha de dados envolveu o recurso às seguintes técnicas: a observação, o questionário com questões abertas realizado à educadora cooperante e a pesquisa documental (fotografias retiradas pelas crianças aos equipamentos/recursos preferidos). Os dados recolhidos foram analisados tendo por base a análise de conteúdo, permitindo-nos identificar as modalidades de brincadeira das crianças e o tipo de brinquedos/recursos preferidos. Os resultados evidenciam que as crianças preferem equipamentos estruturados promotores do desenvolvimento motor e equipamentos facilitadores do jogo simbólico, com os quais desenvolvem, essencialmente, brincadeiras em grupo e solitárias, dependendo do contexto em que se encontram. Realizam, ainda, brincadeiras de natureza simbólica e funcional. Relativamente ao papel do adulto, os resultados ilustram que este desempenha, sobretudo, uma função de supervisão. Em suma, este estudo permitiu confirmar a importância que o espaço exterior assume no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças desde idades muito pequenas. No presente relatório é referido, ainda, o impacto que a formação inicial e que os períodos de PPS (desenvolvidos em contexto de creche e jardim de infância) tiveram na construção da minha identidade profissional.ABSTRACT This report emerges from the Supervised Professional Practice (SPP) (Module II) developed in a kindergarten (JI) context with three-year-old children over a period of four months. The main purpose here is to build a critical and reflective analysis of the process developed during this practice, as well as the description of the research carried out there. Regarding the research theme, although the pedagogical practices in childhood education seem to focus essentially on what happens inside the activity room (space), in the educational context where the SPP took place, the children also enjoyed the outer space. Due to that we were interested in understanding the children’s room 1 play behavior in outer space. In terms of the investigative process, this report sets out the research carried out throughout the educational intervention, which is part of the qualitative and interpretative paradigm, based on an ethnographic case study. For this research the following objectives were defined: (i) to identify the physical characteristics and educational potential of the external spaces existing in the socio-educational organization; (ii) understand how much time the children in room 1 are able to play in outer space; (iii) characterize the adult’s role in the games played by these children in this space and (iv) configure the children’s room 1 play behavior in outer space. Twenty-four children (12 boys and 12 girls), aged between three years and zero months and three years and nine months and the children’s educator participated in the study. The data collection involved the following techniques: observation, the questionnaire with open questions to the children’s educator and the documentary research (photographs taken by children to the preferred equipment/ resources). The collected data were analyzed based on content analysis. That allowed to identify the children’s play patterns and the type of toys/ favorite resources. The results show that children prefer structured equipment that promotes motor development and facilitates symbolic play with which they develop group and solitary games depending on the context. They also play games of a symbolic and functional nature. Regarding adult’s role, results show that it plays a supervisory role. In short, this study confirmed the importance of outer space in the development and learning of children from very young ages. This report also refers the impact that the initial training and the periods of SPP (developed in nursery and kindergarten context) had in the construction of my professional identity.Nunes, ClarisseRCIPLGomes, Eunice Jerónimo2019-07-08T09:34:41Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10269TID:202248992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:43.562896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
title “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
spellingShingle “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
Gomes, Eunice Jerónimo
Brincadeiras no espaço exterior
Brinquedos
Equipamentos
Papel do adulto
Prática profissional supervisionada
Identidade profissional
Recursos
Outer space plays
Toys
Equipment and resources
Adult role
Supervised professional practice
Professional identity
title_short “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
title_full “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
title_fullStr “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
title_full_unstemmed “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
title_sort “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
author Gomes, Eunice Jerónimo
author_facet Gomes, Eunice Jerónimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Clarisse
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Eunice Jerónimo
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras no espaço exterior
Brinquedos
Equipamentos
Papel do adulto
Prática profissional supervisionada
Identidade profissional
Recursos
Outer space plays
Toys
Equipment and resources
Adult role
Supervised professional practice
Professional identity
topic Brincadeiras no espaço exterior
Brinquedos
Equipamentos
Papel do adulto
Prática profissional supervisionada
Identidade profissional
Recursos
Outer space plays
Toys
Equipment and resources
Adult role
Supervised professional practice
Professional identity
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08T09:34:41Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10269
TID:202248992
url http://hdl.handle.net/10400.21/10269
identifier_str_mv TID:202248992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133452082085888