O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alexandra da Luz Maio Bettencourt
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16185
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f0e20f83c7d1fed24ef4cde5f32054af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de InfânciaRiscoEspaço exteriorPapel do/a adulto/aDesenvolvimentoPrática profissional supervisionadaRiskOutdoor spaceRole of the adultDevelopmentSupervised professional practiceRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II, incluída no currículo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, e tem como finalidade apresentar, de forma crítica e reflexiva, o processo de intervenção desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante um período de quatro meses, com um grupo constituído por 24 crianças com três anos de idade. Apresenta ainda a investigação de natureza qualitativa realizada na modalidade de estudo de caso, que surgiu de um processo reflexivo sobre a minha própria intervenção em situações de envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior. Neste sentido procurei compreender quais as conceções da educadora cooperante e das crianças relativamente ao risco no espaço exterior e de que forma a ualidade deste espaço e a ação do/a adulto/a influencia o envolvimento das crianças com o risco. A recolha de dados envolveu diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente a observação direta e indireta, registos escritos, registos fotográficos, entrevistas semiestruturadas e o instrumento “The Children’s Physical Environments Rating Scale”, tendo recorrido à análise de conteúdo para analisar os dados recolhidos. Com o presente estudo depreende-se que o envolvimento das crianças com o risco tem um papel essencial no seu desenvolvimento e aprendizagens, destacando-se o papel do/a adulto/a e a qualidade do espaço como aspetos fulcrais, na medida em que podem condicionar ou promover esse envolvimento. Evidenciam-se ainda algumas preocupações por parte dos/as adultos/as que interferem no comportamento das crianças, servindo o presente estudo também como incentivo à reflexão sobre o risco de não permitirmos que as crianças corram riscos. No presente relatório é referido, ainda, o impacto que a formação inicial e todo o percurso de PPS (desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância) tiveram na construção da minha identidade profissional.ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II course, included in the curriculum of the Master's Degree in Pre-School Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. Its purpose is to present, in a critical and reflective way, the intervention process developed in a kindergarten context over a period of four months, with a group of 24 three-year-old children. It also presents the qualitative research carried out in the form of a case study, which arose from a reflective process on my own intervention in situations involving children with risk in the outdoor space. In this sense, I sought to understand the conceptions of the cooperating educator and the children regarding risk in the outdoor space, and how the quality of the outdoor space and the action of the adult influence children's involvement with risk. Data collection involved different techniques and instruments, including direct and indirect observation, written records, photographic records, semi-structured interviews, and "The Children's Physical Environments Rating Scale" instrument, and content analysis was used to analyze the collected data. The present study suggests that children's involvement with risk plays an essential role in their development and learning, highlighting the role of the adult and the quality of the space as crucial aspects, as they can condition or promote such involvement. There are also some concerns on the part of adults that interfere with children's behavior, and this study also serves as an incentive for reflection on the risk of not allowing children to take risks. The report also refers to the impact that initial training and the entire PPS journey (developed in the context of daycare and kindergarten) had on the construction of my professional identity.Nunes, ClarisseLuz, CarlosRCIPLAlves, Alexandra da Luz Maio Bettencourt2023-05-31T09:21:27Z2023-05-032023-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16185TID:203308751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:46.189335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
title O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
spellingShingle O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
Alves, Alexandra da Luz Maio Bettencourt
Risco
Espaço exterior
Papel do/a adulto/a
Desenvolvimento
Prática profissional supervisionada
Risk
Outdoor space
Role of the adult
Development
Supervised professional practice
title_short O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
title_full O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
title_fullStr O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
title_full_unstemmed O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
title_sort O risco de (não) correr riscos: Envolvimento das crianças com o risco no espaço exterior: Conceções e práticas numa sala de Jardim de Infância
author Alves, Alexandra da Luz Maio Bettencourt
author_facet Alves, Alexandra da Luz Maio Bettencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Clarisse
Luz, Carlos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alexandra da Luz Maio Bettencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Risco
Espaço exterior
Papel do/a adulto/a
Desenvolvimento
Prática profissional supervisionada
Risk
Outdoor space
Role of the adult
Development
Supervised professional practice
topic Risco
Espaço exterior
Papel do/a adulto/a
Desenvolvimento
Prática profissional supervisionada
Risk
Outdoor space
Role of the adult
Development
Supervised professional practice
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31T09:21:27Z
2023-05-03
2023-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16185
TID:203308751
url http://hdl.handle.net/10400.21/16185
identifier_str_mv TID:203308751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133510432194560