Resistência ao Impacto de Laminados com Múltiplos Furos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7817 |
Resumo: | Hoje em dia, nos mais diversos campos indústrias, os materiais compósitos estão substituindo cada vez mais os ditos materiais tradicionais, pois apresentam alta resistência e rigidez específica, bom comportamento à fadiga e boa resistência à corrosão. Neste contexto, em muitas aplicações estruturais, existe a necessidade da abertura de furos para permitir o acesso a fios elétricos, sistemas hidráulicos, montagem entre componentes e/ou devido a atividades de manutenção. Todavia, se a literatura apresenta um número considerável de estudos sobre o efeito de furos simples no comportamento mecânico destes materiais, existem poucos trabalhos que abordem o efeito de vários furos. Por outro lado, os impactos de baixa velocidade ocorrem muito frequentemente durante as atividades de serviço e/ou períodos de manutenção. Estes eventos revelam-se muito perigosos pois, para além dos danos serem muito difíceis de detetar visualmente, eles afetam significativamente o desempenho mecânico destes materiais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito de vários furos na resistência ao impacto de laminados de fibra de vidro/epóxi. Foi possível concluir que a posição geométrica e a distância entre furos revela-se mais importante em termos de resistência ao impacto do que o número de furos. Finalmente, a rigidez à flexão por impacto demonstrou ser um bom parâmetro para avaliar os danos em termos de multi-impactos. |
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Resistência ao Impacto de Laminados com Múltiplos FurosCompósitos LaminadosEfeito dos Furos Na Resistência Ao ImpactoTestes de Impacto.Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia EletromecânicaHoje em dia, nos mais diversos campos indústrias, os materiais compósitos estão substituindo cada vez mais os ditos materiais tradicionais, pois apresentam alta resistência e rigidez específica, bom comportamento à fadiga e boa resistência à corrosão. Neste contexto, em muitas aplicações estruturais, existe a necessidade da abertura de furos para permitir o acesso a fios elétricos, sistemas hidráulicos, montagem entre componentes e/ou devido a atividades de manutenção. Todavia, se a literatura apresenta um número considerável de estudos sobre o efeito de furos simples no comportamento mecânico destes materiais, existem poucos trabalhos que abordem o efeito de vários furos. Por outro lado, os impactos de baixa velocidade ocorrem muito frequentemente durante as atividades de serviço e/ou períodos de manutenção. Estes eventos revelam-se muito perigosos pois, para além dos danos serem muito difíceis de detetar visualmente, eles afetam significativamente o desempenho mecânico destes materiais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito de vários furos na resistência ao impacto de laminados de fibra de vidro/epóxi. Foi possível concluir que a posição geométrica e a distância entre furos revela-se mais importante em termos de resistência ao impacto do que o número de furos. Finalmente, a rigidez à flexão por impacto demonstrou ser um bom parâmetro para avaliar os danos em termos de multi-impactos.Nowadays, composites are replacing the traditional materials in all type of industries because they present high specific strength and stiffness, good fatigue performance and corrosion resistance. In this context, the presence of holes in many structural applications is expected to allow the access of electric wires, hydraulic pipes, assembly and/or maintenance activities. However, if the literature presents a reasonable number of studies about the effect of single holes on the mechanical performance of laminated composites, very few works can be found about the effect of multiple holes. On the other hand, impacts at low velocity occur very frequently during in-service life or maintenance activities, and they are very dangerous because they affect dramatically the performance of laminated composites and, simultaneously, the damage promoted is very difficult to detect visually. Therefore, the main goal of the present work is to analyse the effect of multiple holes on the impact strength of glass fibre/epoxy laminates. It was possible to conclude that the geometric position and the distance between holes are more important in terms of impact strength than the number of holes. Finally, the impact bending stiffness showed to be a good parameter to evaluate the damage in terms of multi-impacts.Reis, Paulo Nobre Balbis dosuBibliorumAlves, Joel Rabaço2019-12-13T16:44:26Z2016-11-282016-10-102016-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7817TID:202331415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:15.270753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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