Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Guilherme Cristiano Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104177
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_79d687fde27b331b4e4c40b2f57bdf3c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learningComprometimento afetivo e desempenho em equipas de trabalho: o papel mediador da aprendizagem de grupoComprometimento afetivo grupalAprendizagem grupalDesempenho grupalTeam learningTeam affective commitmentTeam performanceDissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoOs efeitos positivos do comprometimento afetivo grupal nos resultados de grupo, nomeadamente no seu desempenho estão relatados na literatura, sugerindo que facilita os processos grupais, como a aprendizagem grupal. Como vários estudos demonstram as relações positivas entre a aprendizagem grupal e o desempenho grupal, o presente estudo visa ampliar a literatura sobre o funcionamento de grupo analisando as relações diretas e indiretas entre o comprometimento afetivo grupal e o desempenho grupal, considerando a aprendizagem grupal como uma variável interveniente. Assim, com uma amostra composta por 124 equipas de trabalho de 82 organizações portuguesas, utilizando o inquérito por questionário para recolher os dados, foi utilizado um modelo de mediação simples que inclui o comprometimento afetivo grupal como input, o desempenho grupal como output, e a aprendizagem grupal como variável mediadora. A análise de regressão da mediação revelou uma mediação parcial da aprendizagem grupal na relação entre o comprometimento afetivo grupal e o desempenho grupal. Estes resultados corroboram as hipóteses formuladas com base no modelo IMOI, apresentando evidencias empíricas para a importância do comprometimento afetivo grupal e da aprendizagem grupal para o desempenho grupal, destacando a associação direta, e indireta do comprometimento afetivo grupal com o desempenho grupal, via aprendizagem grupal. Portanto, o nosso estudo contribui para a literatura sobre o funcionamento de grupo e traz implicações práticas relevantes sobre a gestão de equipas nas organizações.The positive effects of team affective commitment in team’s results, namely its performance are reported in literature, which also suggests that it facilitates team processes, such as team learning. Moreover, several research studies have shown positive relationships between team learning and team performance. Considering these relationships, the present study aims to expand the literature on group functioning analyzing the direct and indirect relationships between team affective commitment and team performance, considering team learning as an intervening variable. Therefore, in a sample composed of 124 work teams from 82 portuguese organizations, using the data questionnaire survey to collect the data, a mediation model including group affective commitment as the input variable, team performance as the output variable and team learning as mediating variable was tested. The mediation regression analysis revealed a partial mediation of team learning in the relationship between team affective commitment and team performance. These results support the hypotheses formulated based on the IMOI model, presenting empirical evidence for the importance of team commitment and team learning on team performance, highlighting that team commitment is associated directly to team performance and also indirectly, via team learning. Therefore, our study contributes to the literature on group functioning and brings relevant practical implications regarding managing teams in organizations to leaders and human resources managers.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104177http://hdl.handle.net/10316/104177TID:203129164engPinto, Guilherme Cristiano Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:42:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:54.114093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
Comprometimento afetivo e desempenho em equipas de trabalho: o papel mediador da aprendizagem de grupo
title Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
spellingShingle Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
Pinto, Guilherme Cristiano Soares
Comprometimento afetivo grupal
Aprendizagem grupal
Desempenho grupal
Team learning
Team affective commitment
Team performance
title_short Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
title_full Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
title_fullStr Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
title_full_unstemmed Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
title_sort Affective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learning
author Pinto, Guilherme Cristiano Soares
author_facet Pinto, Guilherme Cristiano Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Guilherme Cristiano Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento afetivo grupal
Aprendizagem grupal
Desempenho grupal
Team learning
Team affective commitment
Team performance
topic Comprometimento afetivo grupal
Aprendizagem grupal
Desempenho grupal
Team learning
Team affective commitment
Team performance
description Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104177
http://hdl.handle.net/10316/104177
TID:203129164
url http://hdl.handle.net/10316/104177
identifier_str_mv TID:203129164
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134100570767360