Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Matheus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coelho, Letícia A., Alves, Gustavo R., Schlichting, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11369
Resumo: XLV Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (COBENGE2017)
id RCAP_72cdd7626985d24e22a85138a97f21e8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e SimuladoresRemote labsEngineering educationXLV Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (COBENGE2017)Os laboratórios remotos surgiram como apoio para o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem e ainda como suporte adicional a métodos já existentes. Ágeis e acessíveis aos estudantes demonstram ótimas soluções no cenário da educação, sendo econômicos e dinâmicos, pois possuem acesso mundial por plataformas criadas a partir da tecnologia da informação, disponibilizando a otimização do hardware com usuários remotamente distribuídos. Os laboratórios remotos dinamizam o aprendizado fazendo o mesmo mais eficiente. Facilitam e possibilitam a capacidade analítica pela percepção de diferentes resultados entre laboratórios virtuais (simuladores) e laboratórios reais por apresentarem resultados reais em circuitos com influências externas como térmica, elétrica, magnética ou eletromagnética e principalmente apresentam as não idealidades (capacitâncias, resistências e indutâncias intrínsecas) relacionadas aos aspectos construtivos de componentes eletrônicos (resistores, indutores, capacitores, trilhas e fios). Assim, este artigo propõe demonstrar por meio de experimentações práticas as diferenciações entre dados obtidos através do laboratório remoto VISIR e os simuladores PSIM e PROTEUS sendo possível verificar dados reais em experiências com circuitos que apresentam não idealidades.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBranco, MatheusCoelho, Letícia A.Alves, Gustavo R.Schlichting, Luis2018-04-17T15:32:26Z2017-092017-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:41.738239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
title Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
spellingShingle Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
Branco, Matheus
Remote labs
Engineering education
title_short Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
title_full Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
title_fullStr Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
title_full_unstemmed Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
title_sort Aspectos de Diferenciação entre Laboratórios Remotos e Simuladores
author Branco, Matheus
author_facet Branco, Matheus
Coelho, Letícia A.
Alves, Gustavo R.
Schlichting, Luis
author_role author
author2 Coelho, Letícia A.
Alves, Gustavo R.
Schlichting, Luis
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Matheus
Coelho, Letícia A.
Alves, Gustavo R.
Schlichting, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Remote labs
Engineering education
topic Remote labs
Engineering education
description XLV Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (COBENGE2017)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2017-09-01T00:00:00Z
2018-04-17T15:32:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11369
url http://hdl.handle.net/10400.22/11369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411798556672