Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9783 |
Resumo: | Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais. |
id |
RCAP_72dfd5509b6042be03b4f2b92c38ab45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9783 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digitalNarrative research and knowledge curation in digital cultureMetodologia de pesquisa em educaçãoCultura digitalHabitusCuradoria de conhecimentosNarrativas docentesResearch methodology in educationDigital cultureKnowledge curationTeaching narrativesODS::04:Educação de QualidadeNovos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais.New artifacts or pedagogical elements and new educational practices require diverse New technological artifacts, emerging pedagogical elements and new educational practices require diversified teacher training so that the context of digital culture is reflected and constructed in a transversal way. For research in the area of education aimed at teacher training, we have drawn methodological paths that dialogue with the changes and inconstances of contemporary culture. Our proposal brings the teacher as a knowledge curator in a constant search for the valorization of his pedagogical practices, above all, in the problematization of how technological artifacts are inserted in this teaching practice integrated with research. Therefore, in order to research the educational context, technological artifacts and how teaching practices are constituted, it is necessary that the researcher adopt analysis tools and methods aligned with the digital culture, reflected can transform the teacher's habitat and, consequently, the practices mediated by digital technologies.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCamas, Nuria Pons VilardellFofonca, EduardoHardagh, Cláudia Coelho2020-06-16T10:57:59Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9783porCamas, Nuria Pons Vilardell; Fofonca, Eduardo; Hardagh, Cláudia Coelho - Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 115-1302182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.201info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.433558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital Narrative research and knowledge curation in digital culture |
title |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital |
spellingShingle |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital Camas, Nuria Pons Vilardell Metodologia de pesquisa em educação Cultura digital Habitus Curadoria de conhecimentos Narrativas docentes Research methodology in education Digital culture Knowledge curation Teaching narratives ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital |
title_full |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital |
title_fullStr |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital |
title_full_unstemmed |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital |
title_sort |
Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital |
author |
Camas, Nuria Pons Vilardell |
author_facet |
Camas, Nuria Pons Vilardell Fofonca, Eduardo Hardagh, Cláudia Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Fofonca, Eduardo Hardagh, Cláudia Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camas, Nuria Pons Vilardell Fofonca, Eduardo Hardagh, Cláudia Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de pesquisa em educação Cultura digital Habitus Curadoria de conhecimentos Narrativas docentes Research methodology in education Digital culture Knowledge curation Teaching narratives ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Metodologia de pesquisa em educação Cultura digital Habitus Curadoria de conhecimentos Narrativas docentes Research methodology in education Digital culture Knowledge curation Teaching narratives ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16T10:57:59Z 2020-04 2020-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9783 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Camas, Nuria Pons Vilardell; Fofonca, Eduardo; Hardagh, Cláudia Coelho - Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 115-130 2182-4967 https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135080237498368 |