Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camas, Nuria Pons Vilardell
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fofonca, Eduardo, Hardagh, Cláudia Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9783
Resumo: Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais.
id RCAP_72dfd5509b6042be03b4f2b92c38ab45
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digitalNarrative research and knowledge curation in digital cultureMetodologia de pesquisa em educaçãoCultura digitalHabitusCuradoria de conhecimentosNarrativas docentesResearch methodology in educationDigital cultureKnowledge curationTeaching narrativesODS::04:Educação de QualidadeNovos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais.New artifacts or pedagogical elements and new educational practices require diverse New technological artifacts, emerging pedagogical elements and new educational practices require diversified teacher training so that the context of digital culture is reflected and constructed in a transversal way. For research in the area of education aimed at teacher training, we have drawn methodological paths that dialogue with the changes and inconstances of contemporary culture. Our proposal brings the teacher as a knowledge curator in a constant search for the valorization of his pedagogical practices, above all, in the problematization of how technological artifacts are inserted in this teaching practice integrated with research. Therefore, in order to research the educational context, technological artifacts and how teaching practices are constituted, it is necessary that the researcher adopt analysis tools and methods aligned with the digital culture, reflected can transform the teacher's habitat and, consequently, the practices mediated by digital technologies.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCamas, Nuria Pons VilardellFofonca, EduardoHardagh, Cláudia Coelho2020-06-16T10:57:59Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9783porCamas, Nuria Pons Vilardell; Fofonca, Eduardo; Hardagh, Cláudia Coelho - Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 115-1302182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.201info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.433558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
Narrative research and knowledge curation in digital culture
title Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
spellingShingle Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
Camas, Nuria Pons Vilardell
Metodologia de pesquisa em educação
Cultura digital
Habitus
Curadoria de conhecimentos
Narrativas docentes
Research methodology in education
Digital culture
Knowledge curation
Teaching narratives
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
title_full Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
title_fullStr Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
title_full_unstemmed Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
title_sort Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital
author Camas, Nuria Pons Vilardell
author_facet Camas, Nuria Pons Vilardell
Fofonca, Eduardo
Hardagh, Cláudia Coelho
author_role author
author2 Fofonca, Eduardo
Hardagh, Cláudia Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Camas, Nuria Pons Vilardell
Fofonca, Eduardo
Hardagh, Cláudia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de pesquisa em educação
Cultura digital
Habitus
Curadoria de conhecimentos
Narrativas docentes
Research methodology in education
Digital culture
Knowledge curation
Teaching narratives
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Metodologia de pesquisa em educação
Cultura digital
Habitus
Curadoria de conhecimentos
Narrativas docentes
Research methodology in education
Digital culture
Knowledge curation
Teaching narratives
ODS::04:Educação de Qualidade
description Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T10:57:59Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9783
url http://hdl.handle.net/10400.2/9783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Camas, Nuria Pons Vilardell; Fofonca, Eduardo; Hardagh, Cláudia Coelho - Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimento na cultura digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 115-130
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135080237498368